Está aqui

“Um tipo todo torto que insiste em ter uma vida normal”

por Norberto Sousa

A pensão social de invalidez destina-se a quem tem rendimentos inferiores a 167,69 euros. Se for casado, 251,53 euros. João Sousa e Silva, com 30 anos, perdeu o direito à sua quando se casou.

Ela pediu-lhe que se casassem. Pensou muitíssimo antes de lhe fazer o pedido. Ouvira tantas vezes as pessoas mais importantes da sua vida, os seus pais, dizerem que aquela relação tinha tudo para correr mal. Onde já se vira uma rapariga saudável unir-se a um rapaz com um grau de incapacidade de 98%?!

— Então e se eu ficar surdo? — perguntou ele, que já mal vê, só dá pequenos passos, apoiado em alguém.

— Já pensei nisso tudo.

Pensara. Pensara em todos os cenários imagináveis. Pensara, sobretudo, no pior possível: ele, numa cama, incapaz de falar com ela, incapaz de a ouvir, capaz apenas de reagir ao seu toque. Por vezes, na brincadeira, punha-se a escrever palavras simples nas costas dele e ele punha-se a adivinhá-las. O nome dele: “João.” O nome dela: “Sofia.” A palavra que tantas vezes lhes vem à boca: “Amo-te.”

Ele também tinha medo. Ainda tem. “Tenho medo que se concretize o que ela teme. Eu sou um tipo todo torto que insiste em ter uma vida normal, o mais normal possível, num país que não está feito para isso. Nem posso sair à rua sozinho! Tenho calçada portuguesa à porta de casa. A maior parte está maltratada, mas, quando se fala em alterá-la, as pessoas vão aos arames. Pronto, querem os velhinhos e os deficientes dentro de casa. E assim conseguem, assim conseguem!”

A avaliar pelos últimos censos, 17,4% das pessoas entre os 15 e os 64 anos têm dificuldade em fazer pelo menos uma destas coisas: ver, mesmo com óculos; ouvir, mesmo com prótese auditiva; andar, descer ou subir degraus; sentar-se ou levantar-se, dobrar-se, esticar-se, levantar ou transportar, agarrar, segurar ou rodar algo; memorizar ou concentrar-se; comunicar, compreender ou fazer-se compreender. E tudo se agrava com a idade. Ultrapassa os 50% entre os maiores de 70 anos.

Estamos na sala de casa da mãe dele, que é a casa deles desde que, há quase um ano, se tornaram um casal com papel passado. Ele está sentado numa poltrona. E ela está bem junto a ele, sentada no braço da poltrona, um pouco torta, a sorrir. De vez em quando, solta uma pequena gargalhada.

Talvez esteja tudo naquele sorriso. Ele fá-la rir desde o princípio. Ela podia dizer-lhe qualquer coisa banal, como: “Ó João, vês isto aqui?” E rir-se ao ouvi-lo retorquir: “Ver! Tu sabes bem que eu não posso ver!” Ele brinca tanto com a sua situação que ela depressa aprendeu a fazer o mesmo.

Logo no início, não estava Sofia habituada ao desequilíbrio que João tem no andar, ele segurou-se no braço dela e ela olhou para um lado e para o outro e comentou: “As pessoas que olharem para nós hão-de pensar que apanhámos uma piela desgraçada.” E ele, divertido, contou-lhe que, certa ocasião, fora com uma amiga comprar cinco litros de vinho e ela lhe pedira que levasse a carga. Também aí ele se perguntou, como ela se perguntava naquele momento, o que diria quem olhasse para ele, “todo desengonçado, com uma box de cinco litros numa mão”. E a amiga pôs-se a imaginar: “Olha aquele, acabou-se-lhe o vinho e foi comprar mais!” Risos.

João e Sofia casaram-se na Igreja de Santo Agostinho Cortesia do casal

João Sousa e Silva sentia-se “casado” sem notário e padre, mas Sofia Casal e Silva queria ter firmeza nos passos e acreditava que essa firmeza seria maior se houvesse reconhecimento de humanos e bênção de Deus. Nunca pensaram que, casando, ele perderia direito à pensão social de invalidez.

A pensão destina-se a quem tem rendimentos inferiores a 167,69 euros. Se for casado, 251,53 euros. “Um político pode acumular até dois mil euros. Um deficiente pode acumular até 251,53. Isto é imoral”, insurgiu-se ele. Lembraram-lhe que nunca descontou para a Segurança Social. “É claro que não descontei! Não descontei porque não me deram oportunidade. Estou desertinho por descontar.” Os estudos disponíveis são esparsos, mas apontam para taxas de desemprego entre pessoas com deficiência e incapacidade duas vezes e meia superiores à média.

A voz do jovem, de 30 anos, altera-se ao falar neste assunto, que também afecta a mulher, quatro anos mais nova:

— O Estado decidiu que, casando, ou eu e a minha mulher viveríamos na miséria ou a minha mulher ganharia muito bem, o que não é o caso, e teria de me sustentar. Teria de ser um fardo. Não teria direito a ter qualquer dinheiro no bolso a não ser por caridade da minha mulher.

— Nunca seria por caridade! — atalha ela.

— É uma situação altamente indigna.

— É uma pensão não contributiva. Acaba o Estado por apenas garantir que a pessoa está…

— Ligada à máquina!

Escreveu para a Provedoria de Justiça a protestar. Explicaram-lhe, por escrito, que tal pensão “assenta na solidariedade de toda a comunidade, sendo as despesas inerentes às mesmas custeadas pelo Orçamento do Estado e, isto é, pela generalidade dos contribuintes”. “Perante tal circunstância, o Estado condicionou o acesso a estas prestações sociais aos rendimentos dos beneficiários e dos respectivos agregados familiares, apenas a elas podendo aceder os requerentes cujos proventos económicos próprios e dos respectivos agregados familiares sejam inexistentes ou mínimos.”

Na opinião de Fernando Fontes, da Universidade de Coimbra, que fez tese de doutoramento sobre o movimento de pessoas com deficiência em Portugal e está a fazer pós-doutoramento sobre violência e crimes de ódio, tudo isto combina bem com a ideia dominante de deficiente dependente de familiares. “A questão é que tem consequências terríveis”, salienta o especialista. Reforça a dependência, o cansaço, o desgaste da relação conjugal. Havendo violência, a vítima pode sentir-se tão destituída, tão dependente, que nem pede ajuda.

Em casa, a preparar o jantar

A luta pela vida independente, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, só agora desponta em Portugal. É reivindicada por novos movimentos, como o (D)Eficientes Indignados. E por activistas como Eduardo Jorge, tetraplégico que a 23 de Setembro iniciou uma viagem de 180 quilómetros em cadeira de rodas — de sua casa, em Abrantes, até ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, em Lisboa. Já no ano passado, fez greve de fome junto à Assembleia da República até o Governo prometer avançar com legislação destinada a promover a vida independente dos cidadãos com deficiência. No mês passado, o Governo anunciou os primeiros projectos-piloto de formação de assistentes pessoais.

A busca pela normalidade é permanente. João veste calças de ganga rotas no joelho e T-shirt preta, como qualquer pessoa da sua idade, mas sente que tem mais necessidades e menos oportunidades, apesar de antes de ele nascer a Organização das Nações Unidas ter estipulado que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos e as mesmas responsabilidades que as outras.

— Uma pessoa como eu precisa de mais dinheiro, não de menos dinheiro. Não posso comprar um telemóvel de 20 euros, tenho de comprar uma coisa como deve ser.

— O telemóvel básico não está adaptado a ele.

— Preciso de calçado caro e não é luxo, é necessidade. Tenho de usar calçado seguro, que não me caia dos pés. Ainda há pouco saía sozinho, ia ao café ter com alguém, ia levar o lixo, ia ao banco pagar o condomínio, agora já não posso fazer isto. Não saio sozinho. Não posso apanhar o autocarro para ir à Acapo [Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal], preciso de apanhar boleia ou táxi.

Qualquer actividade corriqueira, como gozar uns dias de praia no Verão, implica cuidados. Nada de parque de campismo ou hostel. Só lugares com acessibilidade. A acessibilidade determina até a escolha da praia. E, neste primeiro ano, escolheram a do Paraíso, na Costa da Caparica.

— Eu detesto praia! Fui por causa da Sofia. Quis que tivesse um bocadinho de praia antes de eu ser operado, se não coitadinha…. E lá está, sai caríssimo.

— Não gostaste da praia? — pergunta ela.

— Gostei de andar à beira-mar contigo! A parte da areia é que… alcatroava aquilo tudo!

— Eu sei que é muito difícil para ti andar na areia, mas aquela praia é fantástica. Tem uma rampa espectacular e logo a seguir barraquinhas.

— Preciso de uma barraquinha. Não tenho agilidade para fugir do sol. Nem pele para estar ao sol, mas até fiz surf.

— Nem se via!

— Ia deitadinho na prancha.

Conheceram-se em 2012, no picadeiro, na Quinta do Pinheiro Manso, na periferia de Leiria. João tinha sessões de hipoterapia, abordagem que recorre ao passo, ao trote, ao galope de cavalo para melhorar a percepção do movimento humano. E Sofia, fisioterapeuta, ia lá levar um rapaz que estava a acompanhar.

Nada nele chamava a atenção dela. “Eu sou um estupor”, brinca ele. “Ela via-me, trombudo, num canto, a fumar como uma chaminé.” Poucas palavras trocavam. Um dia, puseram-se a conversar. Ela interessa-se muito por terapias alternativas. E ele tem neurofibromatose tipo 2, doença genética que afecta o sistema nervoso central e se caracteriza pela ocorrência de tumores.

Sofia acabara de aprender terapia sacro-craniana, técnica baseada no toque de suavidade extrema. Não se sentia ainda capaz de o ajudar. Contactaria os professores. Tantas vezes os ouvira dizer que podiam ajudar a resolver problemas que se pensavam sem solução. Eles não lhe responderam.

João, que descobriu a sua doença quando tinha 11 anos, todos os dias tem de fazer uma caminhada e para tal precisa de ser acompanhado

Esgotou-se o Verão. Ia o ano em Setembro quando tornaram a cruzar-se. Ela estava a entrar e ele estava a sair da Unidade de Cuidados Continuados Dr. Manuel de Aguiar, no centro de Leiria. A mãe dele, que sofre da mesma doença, estava nos cuidados continuados e ele, o cuidador, fora vê-la.

— Olá!

— Olá!

— Pois é! Desculpa! Nunca mais te disse nada. Os meus professores nunca mais me responderam e eu acabei por me esquecer.

“Foi um encontro espectacular”, goza ele. “Eu estava inchadíssimo, a tremer, por causa dos corticóides. Tinha feito mais uma cirurgia.” Ela lembra-se do que pensou ao vê-lo: “Ó, meu Deus!” Tinha de o ajudar. Ele telefonou-lhe volvido um só dia. Encontraram-se para conversar, com vagar. O quadro clínico dele parecia-lhe tão bicudo. Ela achava que não tinha arte para tamanha complicação, mas não queria deixá-lo sem resposta. Foi para casa pensar e escreveu-lhe: “Vou dar o meu melhor.” E ele dispôs-se a aceitar o melhor dela, fosse qual fosse o melhor dela.

João descobriu a doença aos 11 anos. “Foi-me levando coisas de que eu gostava de fazer. Apesar de ver mal, andava de bicicleta. Andar de bicicleta era a minha maior alegria. Ia comprar peças quando notei que alguma coisa estava mal. Não conseguia levantar bem os pés.”

Os médicos perceberam logo. A opacidade subocular pode ser o primeiro sinal da doença. Ele sempre vira mal. E neurofibromatose tipo 2 fora diagnosticada à mãe dele aos 29 anos, ia ele nos oito. Teve de ser operado. Uns tumores comprimiam-lhe a medula. “A minha estrutura óssea ficou comprometida.”

Durante meses, usou uma ortótese da cintura ao queixo. Parecia a pintora Frida Kahlo. Um dia, fartou-se de tanto desconforto: tirou aquilo. “É pá, não preciso assim tanto de andar com a coluna tão direitinha! Prefiro ficar um bocado marreco e sentir-me um bocado bem no dia-a-dia.”

Naquela altura, não tinha grande noção do que lhe estava a acontecer. Entristecia-o não poder andar de bicicleta, mas tinha alternativa: os videojogos. Passava horas agarrado às consolas. Apareceram-lhe outros tumores. Regressou à mesa de operações. “Fiquei com a mão esquerda muito afectada. Deixei de poder jogar com consolas. Virei-me para o computador.”

Não é que não perca a paciência, não pragueje, não solte palavrões. “Palavrões, digo um, dois, 20, 30, 50. Sou um malcriado de primeira. A questão é que não posso desistir. Desisto e depois? Como é que faço? Não tenho feitio para isso! Felizmente, sou bastante plástico. Vamos ver até quando…”

Sofia gaba-lhe a resiliência — aquela mistura de optimismo, confiança, capacidade de manter a calma perante a adversidade, habilidade para analisar o ambiente, posicionar-se no melhor ponto. “Ele quer andar para a frente”, diz ela. Ainda há pouco, com uma lupa digital, conseguia ver as letras no teclado, escrever depressa. “De há dois meses para cá, a perda de visão agravou-se. Ainda se revoltou, mas já consegue escrever outra vez”, prossegue ela. O teclado tem sinais que o ajudam a orientar-se.

Usa tecnologias de assistência. Fala com o telemóvel e com o computador e o telemóvel e o computador “falam” com ele. Não em todos os programas. É nisso que está a trabalhar. Tem uma utopia: “Se não todas, pôr pelo menos a maior parte das aplicações a funcionar com suporte de leitor de ecrã”, isto é, com resposta sonora.

Não se limita a imaginar. Fez licenciatura e mestrado em Informática no Instituto Politécnico de Leiria. “Teve 19 valores na tese de mestrado”, orgulha-se ela. Registou a patente de um método para aumentar a acessibilidade e interacção em transportes públicos. Está a fazer doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O seu objectivo é introduzir etapas de acessibilidade no desenvolvimento de software — projectos Web e aplicações móveis.

Não vai à universidade. “Vou lá nas avaliações e vamos ver até quando.” Ao ouvi-lo, Sofia dá-lhe uma palmadinha no ombro. E ele percebe naquele gesto um modo de lhe pedir que não diga tal coisa, mas continua: “Não tenho bolsa, não tenho apoios, não tenho dinheiro. E as propinas têm de se pagar.”

“As minhas idiossincrasias apontam para investigação”, resume. “É o que sei fazer. É o que posso fazer. E dá-me muito prazer. Gosto de estar em frente ao computador, de ler, de pensar, de escrever. Gosto de tecnologia, de saber o que existe, de desenvolver novas soluções, de optimizar.”

Por duas vezes candidatou-se a bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. “Faço o projecto e na avaliação aparecem críticas a dizer que há coisas que não estão esclarecidas e as coisas estão ultra-esclarecidas. Com o meu jogo de cintura, precisava de uma coisa mais previsível.”

Com a perda de visão, agora a urgência é salvar a sua audição e estão a pensar num tratamento em Manchester para o qual ainda não têm orçamento

A experiência diz-lhe o quão necessário seria avançar na acessibilidade digital. E não está a pensar só nos deficientes, como ele. “Queremos pessoas activas aos 70 anos? Essas pessoas vão ver mal, ter menos destreza, ter problemas de audição, precisar de condições de acessibilidade.”

Arranjou uma empresa disposta a acolhê-lo na modalidade estágio de inserção para pessoas com deficiência ou incapacidade. Temeu que o recusasse. O Sistema de Verificação de Incapacidades atribuiu-lhe 98% e no Instituto de Emprego e Formação Profissional disseram-lhe que os manuais não contemplam casos de incapacidade acima de 90%. “Não sei por que me deram 98 e não 95 ou 90%, por exemplo. Sou uma cenoura que por acaso escreve uns artigos científicos!”

Um dia depois desta conversa receberia notícias: “A questão dos ‘mais de 90% de incapacidade’ existe, mas a pessoa venceu, ou seja, a informática não foi chamada. A pessoa responsável disse-me para não me preocupar, se houver problema, é com ela! Agora, preparo-me para fazer o melhor na empresa.” Começou no passado dia 14. Pela primeira vez nos seus 30 anos de vida, entrou numa empresa como trabalhador, a GAIP Consultores, em Gândara dos Olivais. Tem um ano pela frente.

Dia feliz, aquele. Mesmo assim, não tanto como o do casamento de ambos, na Igreja de Santo Agostinho. Ele gostou da ideia de se casar na igreja do santo cientista. E ela gostou da ideia de se casar numa igreja luminosa e sem degraus. Muito perto da unidade de cuidados continuados onde, por acaso, se reencontraram, ela a entrar com um paciente, ele a sair para apanhar um táxi.

Tanto riso nas fotografias de casamento. Dele, dela, mas também dos pais de Sofia, que tão mal reagiram quando souberam que a filha gostaria de passar mais tempo com João. Não era só por causa da doença, era também a religião. Ele é ateu. Ela faz parte do Caminho Neocatecumenal, um itinerário de formação católica. Ela ia buscá-lo para sessões de terapia sacro-craniana. Conversavam durante a meia dúzia de quilómetros que separam a casa dele, na Guimarota, da casa dela, em Marrazes. As conversas alongavam-se, depois, via Internet. Falavam de livros, de música, mas também da saúde e da doença, da vida e da morte, da amizade e do amor. Ela toca saxofone. Um dia, convidou-o para ir com ela e alguns amigos a um concerto da Orquestra de Jazz de Leiria. Era 21 de Dezembro de 2012. Pelas previsões dos maias, o mundo deixaria de existir, pelo menos, tal como o conhecíamos, nesse dia. E foi isso mesmo que aconteceu ao mundo deles. Quando João apareceu, Sofia correu para ele: “Estava desertinha de te ver!” Mal acabou de dizer aquilo, pensou: “Ai meu Deus, o que é que eu disse!” Ficou baralhada. Ficou até zangada. Aquela ânsia não era profissional. Como acontecera aquilo? Não era suposto sentir aquilo por um paciente. Apaixonara-se ao fazer terapia?

— Nunca me tinha acontecido e já tinha tratado outros rapazes bem bonitos — diz ela, agora.

— Não tanto como eu!

— É verdade.

Dias depois, no fim de uma sessão de terapia sacro-craniana, foram sozinhos até à margem do rio Lis. Sentaram-se num banco de madeira. Declararam-se. Beijaram-se. Quando ela tornou a casa, os pais estavam com os cabelos em pé. O pai ordenou-lhe que deixasse de falar com João. E ela chegou a telefonar-lhe a dizer que não se podiam voltar a ver, mas tudo aquilo lhe parecia tão absurdo que pouco depois voltou atrás. Para os pais, aquela relação não tinha sentido; para eles, tinha.

“Apesar das divergências de crenças, os valores são os mesmos”, acredita a rapariga. “E vi que nutria por ele um sentimento muito grande, muito genuíno de o querer ver bem, de o querer ver feliz e, pronto, tenho aquela mentalidade de que Deus providenciará, faço tudo o que estiver ao meu alcance e a partir daí acredito que há mais ajudas — de pessoas, de Deus.” Pôs todos os pontos em todos os is, não fosse o diabo tecê-las: “Não queria brincar. Tinha de ser uma coisa séria. Não ia deixar de ser crente. Não exigiria que ele fosse.”

Pensou tanto no que lhes estava a acontecer: “Queria perceber muito bem se não estava a iniciar uma relação para salvá-lo, se não estava a agir como uma madre Teresa de Calcutá. Fui percebendo que não era nada disso.” As pressões extremas prosseguiam — pais, amigos dos pais, familiares, amigos. “Diziam tantas coisas. Tinham medo. O que trouxe o medo? Evitamento. Quando começaram a ter contacto com o João, perceberam o que eu vi nele: uma pessoa fantástica.”

Primeiro foi a mãe dela. João precisa de caminhar. Caminha todos os dias, devagar, junto ao Lis. Antes de ir para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em Julho de 2013, Sofia pediu à mãe que o acompanhasse. Ela começou por dizer-lhe que não, mas fê-lo. Durante três semanas, todos os dias foi buscá-lo. “Conversávamos imenso”, recorda ele. A reformada professora do ensino básico ficou rendida e contagiou o marido, responsável pelos transportes de uma empresa.

Já casada, Sofia apanhou um grande susto. Há semanas, João regressou ao bloco operatório dos Hospitais da Universidade de Coimbra. “Foi angustiante. Fiquei cinco horas sem saber dele. Deixaram-me vê-lo a seguir à operação. Quando o vi acordado, com aqueles bracitos no ar, foi maravilhoso. Ele falava, dizia piadas.” Passou as noites num hostel e os dias no hospital, a ajudá-lo. “Desejava estar lá. Tinha de estar lá e acabou. E senti um grande prazer em vê-lo a recuperar.”

Têm falado muito em ter filhos. Foram a uma consulta de genética ver se podem. Há 50% de probabilidade de passarem a doença ao bebé. Para garantir que tal não acontece, têm de recorrer à procriação medicamente assistida. Podem fazer um diagnóstico genético pré-implantatório.

— Não estou disponível para gerar uma criança com esta doença. Sei o que isto custa, não sou inconsciente.

— Dada a minha crença, estava disponível para aceitar uma criança doente. Acredito que podia ser feliz, mas eu nunca passei por lá.

— Eu sou contra. Não quero correr o risco de gerar alguém que tenha de viver na ansiedade em que eu vivo, na perspectiva de ficar surdo com uma mulher saxofonista. Como é que isto é possível?!

É o novo desafio: salvar a audição de João. Encontrar forma de fazer um tratamento quimioterapêutico que está disponível em Manchester, no Reino Unido. “Salvar a audição é uma coisa importante para toda a gente, mas torna-se premente quando a pessoa já é cega, não é? Ainda nem tivemos acesso ao orçamento. A primeira consulta são 500 libras.” Resta saber se o Estado comparticipa. “Há gente, muito humana, a tentar fazer com que isso aconteça. Depois, há a parte economicista que não se importa que eu fique surdo, cego, incontactável com o mundo.”

Fonte:
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/um-tipo-todo-torto-que-insiste-e...

Comentários

Olá!

Quero felicitar o casal e fico a fazer figas para que realizem os seus sonhos!

Fiquei muito feliz por terem lutado juntos contra tudo e contra todos! Quando o amor é incondicional supera qualquer barreira.

Fizeram muitíssimo bem em não dar ouvidos a pessoas preconceituosas e sem garra de lutar por uma vida com dignidade. Porque todo o ser humano sonha construir uma família, ter independência e acima de tudo amor.

Realmente é humilhante termos de nos sujeitar à caridade ou dependência dos outros! Não acho justo retirarem a pensão de invalidez a quem não tem oportunidade de ter um emprego por falta de condições e acima de tudo por precomceito social...

Há uma coisa de que ninguém pode fugir: todos podemos contrair uma deficiência. Porque no meu caso e do João nós nascemos saudáveis, embora eu tenha ficado surdocego vítima de um atropelamento e ele por ter herdado da mãe a doença degenerativa.

O importante é que nós não desistimos de viver, e ele tenha encontrado o amor e a razão da sua vida que o completa e torna mais suportável as limitações da sua doença.

A sua mulher não foi uma heroína ao casar-se com um rapaz que precisava mais dela do que ela dele, porque o amor puro não olha a aparências, a classes sociais, religiões, etc. É um sentimento espontâneo que não se controla, que com o tempo vai aumentando de intensidade e que nos faz ver a vida com mais energia e otimismo.

Só espero que se mantenham firmes no seu amor e que estejam ao lado um do outro quando mais precisarem. Isso para mim é o amor mais verdadeiro, porque não é quando estamos bem que reconhecemos os sentimentos de quem nos ama, é quando atravessamos momentos difíceis e amargos.

Terão todo o meu apoio e força aí!

Olá querido maninho !

Desejo tb a esse casal toda a felicidade do mundo, e que tenham coragem para ultrapassar as adversidades ... ! loool

Todo o homem sonha um dia encontrar a parceira para sua vida, casar ou juntar-se, constituir família ... ! loool

Mas a realidade nua e crua, é que cada vez é mais dificil, as pessoas são cada vez mais individualistas ou mesmo interesseiras, e muito poucas são as q realmente nos amam de corpo e alma, tal como somos ... !
E mesmo assim, por vezes ao fim de algum tempo, a relação desgasta-se e acaba por terminar ... !
Tirando claro o facto das pessoas ditas normais nos rotularem logo à partida como "este não serve" ... enfim ... !

Mas de facto quando esse amor é verdadeiro e correspondido, tudo supera, desde barreiras, dificuldades, ... dispostos a lutar contra tudo e todos ... ! loool
São raros esses casos, mas quando assim é, é lutar sem cessar loool

Olha o facto é q somos todos deficientes, mesmo os ditos normais, não há ninguém q seja perfeito senão Deus loool

Com o tempo aprendi que o amor tem uma capacidade de transformação enorme e incalculável, e q o amor nãp escolhe idades nem sequer as pessoas pelo seu aspecto físico, não interessa se somos ou não deficientes, porque quem ama de verdade ama por aquilo q a pessoa é, e não pelas suas limitações ou mesmo por pena .... !

Amo-te muito maninho, nesse amor incondicional que jamais se acabará loool
Grande abraço

Olá maninho! Como estás?

Fico triste, mas na maioria dos casos é verdade o que dizes... E olha que isso não acontece apenas connosco, mas também com pessoas sem qualquer tipo de deficiência...

Uma coisa é que não podemos desanimar, porque nem todas as pessoas são individualistas e só olham para o nosso exterior. Um dia hás de encontrar alguém que se apaixone pela tua pessoa e pelo teu coração, que te aceite como és e que, acima de tudo, goste de ti não por pena, admiração ou interesse, mas pela tua beleza interior.

Ah, pois! O desgaste físico e psicológico de uma relação... Mas quem ama incondicionalmente não se cansa do outro, por muitas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas que ele ou ela tenham. Porque o que nos faz verdadeiramente felizes é que tudo o que façamos com amor e vontade pela pessoa amada a faça muito feliz ao nosso lado! Se ela não compreender nem valorizar o que fazemos por ela, ou ela ser daquelas pessoas que nunca estão satisfeitas com o que têm, então todo o nosso amor, toda a nossa energia e toda a nossa dedicação não terão servido para nada...

Também espero que este casal tenha coragem para enfrentar as adversidades juntos, porque, acredito, a cada vitória juntos, o seu amor ficará mais forte e verdadeiro. Espero que não cedam às pessoas preconceituosas e de mente limitada, porque o que importa é a sua felicidade e que se amem mutuamente, se apoiem um no outro nos momentos difíceis e, acima de tudo, que se respeitem!

Também te amo muito, maninho! Não estás sozinho e tens quem te queira bem e preencha o teu vazio.

Grande abraço e sê feliz!

Olá querido maninho !
Tou bem loool e tu ?

Claro q não podemos desanimar ... ! lool
Não sei mano, já estive mais convicto disso, mas se queres q te diga nem penso nisso, fico soltero, e se um dia aparecer apareceu senão aparecer azar ... !

Claro mano, quem ama condicionalmente não se cansa do outro, aceita-o tal e qual ele é ... e nesse contexto tudo o q fazemos com amor fazemos bem feito e com a convição de fazer essa pessoa feliz, e com isso tb somos felizes loool
Mas se essa pessoa não nos merecer nem der valor ao q fazemos por ela, não vale a pena lutar continuar a lutar por ela ... !

Ya, acredito q o dito casal, que juntos conseguirão ultrapassar todos os obstáculos, partilhando e saboreando juntos cada pequena victória, porque quando o amor é de facto verdadeiro, nada nem ninguém o conseguirá separar ...

Tb te amo muitissimo maninho loool
Tu já fazes-me mto feliz loool
Grande abraço

Olá amigão!

Tem dias em que estou mais em baixo e ontem foi um deles quando respondi a esta notícia... Não foi por não ter ficado contente, mas sim porque mulheres como a deste rapaz são cada vez mais raras...

Repara como ele tem limitações mais incapacitantes do que nós: não anda direito e sozinho, é surdo, está a perder a visão, tem uma doença crónica e foi várias vezes internado de urgência... E, mesmo assim, uma mulher jovem e saudável, com formação superior, inteligente e com um futuro pela frente, apaixonou-se pela sua pessoa.

Por isso, não penses que serás um azarado se não encontrares a mulher que te complete, porque tu, eu e muitos outros estamos no mesmo barco e nem por isso deixamos de curtir a amizade e o carinho dos que nos querem. E a vida tem outros encantos, como o canto dos passarinhos que nos saudam alegremente quando acordamos, uma surpresa inesperada de um amigo, um abraço que damos espontaneamente a quem está triste, e um monte de coisas que podemos fazer para nossa e alegria dos que nos rodeiam.

Porque estamos habituados a esperar o amor dos outros em vez de darmos o nosso amor a quem dele mais precisa. E quem hoje está disposto a partilhar o seu amor com os outros? Vivemos numa sociedade individualista que procura a satisfação e o sucesso pessoal, o prazer imediato e fácil e que vive das aparências...

O mais difícil neste mundo é o amor a dois, porque podemos fazer amigos e partilharmos o nosso carinho fraterno com os nossos irmãos, mas mantermos uma relação amorosa tranquila e duradoura é um grande desafio e teste aos nossos sentimentos mútuos.

E talvez por ser difícil mantermos uma relação harmoniosa apesar das nossas diferenças que muitos casais optam por decisões drásticas por incapacidade de resolverem os desafios ou porque o seu amor não é assim tão belo e grandioso como tentam convencer-se de que o é.

Se queres que te diga, não sei se este casal irá lutar até ao fim, porque depois do entusiasmo inicial, do fascínio um pelo outro, dos arrebatamentos da paixão, estarão ou não em condições de assumir uma relação madura.

Tudo irá depender deste casal e é mais provável que seja ela a terminar o relacionamento do que ele, porque para ela, que não tem qualquer deficiência e que é jovem e inteligente, não será difícil recomeçar a sua vida. No caso dele, que é mais dependente, será muito mais difícil suportar uma rejeição...

E depois há a família dela que não aceitou bem a relação... Podem conhecê-lo melhor, mas isso não significa que o aceitem, porque para aceitarmos alguém temos de despojar-nos de todos os nossos preconceitos e isso requer tempo e, acima de tudo, vontade. Porque, infelizmente, a maioria das pessoas não se quer libertar dos preconceitos que são verdades absolutas...

E ficam algumas interrogações: será que ela sabendo que não poderá ter filhos saudáveis com ele irá desanimar e desistir? Será que ela irá passados uns tempos chegar à conclusão de que confundiu amizade profunda com amor? Será que ela se irá sentir desgastada física e psicologicamente ao ponto de se arrepender de se ter casado com uma pessoa que representa uma desvantagem social? Será que ela quererá continuar ao seu lado quando ele estiver acamado e não poder falar com ela? E, por último, será que ela vai ceder às pressões da família, dos amigos e da sociedade hipócrita que dizser muito inclusiva e moderna?

Sei que estou a ser duro, mas intimamente sabemos que não estou a mentir. A vossa experiência vos dirá.

Ainda bem que te faço feliz e sabes que não o digo só por dizer, mas porque sinto um grande respeito, admiração e estima por ti.

Grande abraço

Olá maninho adorado,

Oh mano é verdade que mulheres assim são cada vez mais raras infelizmente, mas anima-te tens-me a mim, as tuas irmãs de sangue, e tantas coisas boas looool

Pois eu reparei que ele tem mto mais limitações e mesmo assim a jovem inteligente apaixonou-se por ele, sabes mano o amor quando é de facto verdadeiro não olha a limitações nem a idades, simplesmente ama-se loool

Eu sei q mta gente tá no mesmo barco, e não me sinto um azarado mas sim um sortudo por te ter a ti, à mana, amigos verdadeiros, família ... enfim, há tantas coisas boas que nos preenchem e nos fazem felizes ...! loool

Pois eu de há uns tempos pra cá, penso exactamente o contrário, a quem de facto precisa e merece não me importo de dar o meu amor, em ofereçer o meu ombro amigo ... é naquela base de dar sem tar à espera de receber ... mas acabamos sempre por receber bastante loool
Porém sei q a sociedade em geral tá cada vez mais individualista e só pensa em si própria ... !

Pois manter uma relação a 2 saudável, harmoniosa ... é bem dificil, mas quando o amor é verdadeiro e correspondido a relação pode perdurar ao longo dos tempos, encarando os desafios de frente e não fujindo a eles .... !

Agora claro quando se confundirem amor com amizade ou fascínio, se fujirem as desafios ... a relação não pode dar certo ... !
Sabes mano, pela experiência que temos, depois de passar a fase tão linda e bela da paixão em q nos sentimos nas nuvens, quando aterramos na terra ou vêm os primeiros sinais q a relação vai dar torto, ou é daqueles casos raros em q ficou o amor intenso q sentem um pelo outro e nesses casos a relação perdurará ... !

Mano eu entendo todas as interrogações q fizeste e é bom q eles reflitam e nós outros também, mas por agora não vamos agoeirar mas deixar ver no q dá, até poderá dar certo ou não, o Futuro a Deus pertence loool

Mas apenas queriar levantar duas pequenas reflexões: sobre a hipótese de 2) não ter filhos ou 1) mesmo de não os ter saudáveis.

1. Mano, eu, tu e muita gente mascemos assim deficientes certo, e não é por isso q somos menos nem mais q os restantes, os nossos pais nunca desistiram, e nós cá tamos vencendo na vida pessoal, profissional ... e fazendo ver a muita gente, que por vezes somos mais capazes do q as pessoas ditas normais ... !

2. Quanto à hipótese de não ter filhos, o q não falta hoje em dia são tratamentos de fertilidade, mas mesmo q mesmo assim não resulte, há tantas crianças que necessitam de uma família e q poderiam ser adoptadas, por isso o facto de não ter filhos não é o fim ...

Claro q me fazes feliz, e sei q o sentes de verdade, eu tb sinto um grande respeito, admiração e estima por ti loool
Grande abraço

Olá maninho! Que tal o teu fim de semana?

Eu sei que tenho muita sorte em ter um grande mano e umas irmãs maravilhosas e sou feliz por vos ter, sobretudo nas horas difíceis e amargas. E a minha mãe, que está com Deus, está muito orgulhosa de mim, por eu nunca desistir de lutar e por estar a dar o meu melhor no curso de massagista.

Mano, tens razão quando dizes que apesar de ser difícil manter uma relação amorosa não é impossível quando os dois assim o querem e lutam por vencer as barreiras e o ceticismo de algumas pessoas que lhes colocam entraves.

Eu estava a falar no geral e não a pôr em dúvida os sentimentos deste casal. Bem sabes que as coisas para quem tem uma deficiência são sempre difíceis, sobretudo quando temos mais do que uma limitação. Mas é verdade o que disseste: muitas vezes esforçamo-nos o dobro dos outros que desistiriam se estivessem no nosso lugar. Eu não naci surdocego, podes chamar de Destino ao que me aconteceu, mas estou aqui e bem vivinho! eheheheh

Nunca ire desistir dos meus sonhos, custe o que custar! Tenho-me aplicado de alma e coração ao meu futuro e ao meu talento de escritor. Porque sou muito dinâmico e, apesar das amarguras da vida, não deixei de ter fé e de sorrir. Apenas perdi um bocadinho a ingenuidade com as pessoas, porque já sofri muito por ser ingénuo... E foi também por isso que disse que a felicidade e o amor verdadeiro dependem principalmente do casal e do que sentem verdadeiramente. E o amor deixa de ter sentido quando só um deles está apaixonado.

Claro que há a possibilidade de este casal ter um filho, mas tem de se planear bem as coisas e ter condições para que a criança tenha um desenvolvimento saudável. E há ainda a possibilidade de adotarem uma criança que, mesmo não sendo do próprio sangue, precisa é de uma família que a ame. Porque o mais importante para o seu desenvolvimento feliz não é ter pais que cuidem das suas necessidades básicas, mas sim que lhe transmitam segurança, conforto e amor.

Para mim, o amor só cresce verdadeiro se o casal quiser superar as crises e os desafios em vez de fugirem dos problemas ou desistirem depois de tudo. Mas o ser humano tem mais tendência para a destruição do que para a construção...

Quando li esta notícia fiquei deveras feliz com a decisão deste casal jovem que não cedeu às pressões nem ao ceticismo das famílias e da sociedade. Só espero que não desistam, porque se for sincero o amor que sentem e ele for mais forte do que as adversidades, então o seu amor pode dizer-se eterno e puro e valer mais do que mil palavras ou promessas que não se cumprem!

Grande abraço e boa semana

Olá querido maninho !
O fim de semana foi bom, já lá vai lool
E o teu foi bom ?

Olha que eu tenho apreciado as tuas irmãs, e ouvi a tua mais nova por instantes no dom, e tou a gostar imenso de as conhecer, e pelo que dizes devem ser umas jóias de manas, não me têm poupado elogios loool
A tua mãe estará certamente orgulhosa, a ver-te lutar pelo teu futuro com garra, e tará a torçer por ti ... !
E depois tens aqui o teu maninho, que te dá todo apoio, coragem, força para lutares pela tua realização profissional, agora no curso e mais tarde no emprego, que te admira e digo com toda a certeza q tens imenso talento prá escrita, e q gosta de te ver feliz, pq te amo muitissimo loool

Sim manter uma relação amorosa estável é dificil porém não impossível , principalmente ambos estão dispostos a lutar contra tudo e todos, em nome do amor q sentem um pelo outro, se fôr de facto verdadeiro, intenso ... !

Eu sei mano, pra nós as oportunidades são mto mais raras, e quando surgem agarramos-las com unhas e dentes... e mesmo assim nem sempre resulta ... !
Mano, eu até entendo q possas tar conformado com a situação actual, mas quando menos esperares surgirá uma pessoa que fique fascinada ao descobrir-te por dentro, e te ame de verdade ... acredita esse dia irá chegar quando menos esperares loool

Claro mano, desistir dos sonhos nunca ... e fico mto feliz que tenhas reagido bem, e estejas a lutar pelo teu futuro loool
Acordaste para a realidade, isso é normal, quem já não sofreu mto ? até eu sofri ... !
Mas o sofrimento torna-nos mais fortes ... !

O facto de haver filhos ou não, de sangue ou não, perfeitos ou não, deve primeiro passar por um bom planeamento do casal em relação a isso, dialogando abertamente, e vendo a vontade de 1 e de outro, mas cada coisa a seu tempo ... !

Nunca se deve fugir ao amor, é deixar o coração falar, e se fôr verdadeiro, vai crescendo e solidificando loool

Grande abraço e boa semana

Olá maninho!

O meu fim de semana foi muito atribulado mas já estou melhor.

Quem é que não gosta de uma pessoa cativante, porreira e lutadora como tu! E já dizia o ditado: "Amigo do meu amigo meu amigo é."

Não tenho outro remédio se não conformar-me com a realidade e pensar na minha autonomia financeira. E estou a dar o meu máximo!

Não estou muito preocupado com o amor, porque a primeira coisa que nós devemos ter é amor-próprio e termos a nossa própria autonomia.

Pensamento positivo é o que falta a muita gente! Mas em excesso também não! LOOOL!

Vamos ver se consigo o meu primeiro emprego, mas vamos passo a passo, porque ainda falta-me acabar a formação e fazer um estágio profissional. E, como as coisas estão, acho prudente não ter muitas expectativas. Isto também se pode aplicar ao amor, pois as pessoas estão cada vez mais egoístas e individualistas e amores como o deste casal são cada vez mais raros...

Grande abraço

Amigos Filipe, Céu e restantes:

Este tema tem muito pano para mangas! eheheh

Amores perfeitos não existem, assim como não existem pessoas perfeitas!

O Filipe disse uma grande verdade: todas as pessoas têm uma ou várias deficiências, um facto real e sem argumentos. Porque a deficiência é uma falta ou uma incapacidade específica que pode ou não ser superada com a utilização de ajudas técnicas ou de alternativas adaptativas.

No entanto, a pior das deficiências não são as do corpo, mas as do espírito. Porque uma pessoa ignorante, sem princípios éticos, mesquinha, com olhos só para o seu umbigo, cheia de vícios, arrogante, etc, é mil vezes mais deficiente do que uma pessoa cega, surda ou com deficiência mental.

Alguém disse que não sabia se seria capaz de viver com um companheiro com tantas limitações como as do João desta notícia que deve ter deixado as pessoas de boca aberta e a se perguntarem: como é possível?

E eu respondo-lhes: nada é impossível para quem conhece o verdadeiro significado da palavra amor.

É verdade que não deve ser fácil para uma mulher dita normal viver constantemente preocupada com a saúde delicada do marido e ser muito desgastante para ela ter de ajudá-lo em imensa coisa simples, como por exemplo, a caminhar.

A maioria das pessoas quando fica mais focada nas limitações da outra pessoa não vê o quanto aprende de gratificante com ela e o quanto o seu amor espontâneo é retribuído com alegria, apreço e reconhecimento. E essa mesma pessoa se estivesse no seu lugar faria o mesmo, porque o amor é um dar e receber sinceros.

É normal que muita gente se tenha esquecido deste pormenor importantíssimo.

Céu, imagina que tinhas um companheiro sem qualquer tipo de limitações que tem um acidente de viação e fica tretaplégico, surdocego ou com uma deficiência mental profunda. Continuarias a amá-lo ou cansar-te-ias do papel de enfermeira?

Ou imagina que, sem o saberes, uma doença hereditária ou um vírus qualquer te deixa num estado físico deplorável e que o teu companheiro, que jurou no altar amar-te na saúde e na doença, te abandona porque se sente incapaz ou porque se importa mais com o que os outros pensam do que com o que tu pensas e sentes.

Para mim antes de duas pessoas começarem uma relação amorosa há uma pergunta importante que deveriam fazer uma à outra:

Se eu um dia ficar com limitações continuarás a amar-me e estarás disposta a ficar ao meu lado mesmo que eu só te possa responder apertando-te a mão?

Outra pergunta seria:

Agora que te contei quais são as minhas limitações, tens a certeza que é comigo que queres namorar e casar?

Uma terceira pergunta que acho que fazia todo o sentido:

Mesmo que os teus pais sejam reticentes à nossa relação e te estejam a desencorajar direta ou indiretamente, tens a certeza de que irás manter a tua decisão até ao fim mesmo que eles e o mundo não a aprovem?

Isto porque, depois de terem uma conversa sincera e analisarem o que sentem um pelo outro, acho que estarão dispostos a assumir uma relação séria e duradoura.

O Filipe mais uma vez tem razão quando continua a afirmar que o amor para crescer estável e verdadeiro tem de ser sincero e forte, porque sem isso não vai para a frente.

E a Céu disse uma coisa que me deixou a pensar: o amor verdadeiro supera os limites. Será isso um amor incondicional e ilimitado? Tirando os nossos filhos, pais e irmãos, quantas pessoas são capazes de uma entrega total a outra? Quantas pessoas dão sem exigir nada em troca? Quantas pessoas estão dispostas a pôr as mãos no fogo por outra? E quantas pessoas sabem perdoar?

Perdoei todas as pessoas e foi com elas que aprendi a dar mais valor a mim. Não lhes guardo ressentimento mas gratidão, porque hoje reconheço o quanto foram valiosas as coisas que aprendi com elas. E não foi por acaso que nos cruzámos nesta vida.

Sinto-me capaz de amar incondicionalmente uma mulher tanto saudável como com muitas limitações, porque o que importa é que o nosso amor seja sincero e nos sintamos completos.

Nem a doença, a distância geográfica, a incredulidade dos outros e dos que nos são próximos, nem nada deste mundo me fariam desistir dela!

O simples facto de estar junto dela, de mãos dadas e em silêncio já fariam de mim um homem muito feliz. O acordar com ela ao meu lado também seria a melhor coisa que o dia me podia dar.

Eis o amor, que está nos pequenos gestos e nas coisas mais simples que se tornam as mais belas da nossa vida. Não custa nada e é como o Filipe diz: deixa o teu coração falar.

Pensem nisto.

Abreijos

Ó Marco, no início é tudo muito lindo e tudo parece muito fácil! Mas com o passar do tempo as coisas mudam. Os sentimento que pareciam sincero, verdadeiros desmoronam porque deixa-se de ter tempo para nós mesmos. Vivemos em função dessa pessoa, que nos ama mas que depende de nós até para as coisas mais simples do dia a dia! Tu és cego e ouves com a ajuda do implante coclear, mas consegues ter uma vida normal, sem dependeres dos outros para as coisas mais simples do dia a dia. Mas há pessoas que não têm a mesma sorte que tu, ou eu... dependem totalmente de terceiros. é claro que se o meu companheiro fosse dito normal e sofresse um acidente que o tornasse "inválido", eu jamais o abandonaria, mesmo que com o passar do tempo os meus sentimentos por ele se alterassem! Mas a situação desta mulher é diferente, ela sabia da doença do marido quando se casou com ele... ! Eu admiro a sua atitude, mas será que ela não se precipitou? Será que ela ainda o vê como homem por quem se apaixonou, ou como um ente querido que tem de cuidar? Sei lá... são perguntas que quem está do lado de fora coloca sempre!

Quanto à questão que puseste: Se eu ficasse "inválida" por qualquer razão, nãoaceitaria que o meu companheiro ficasse comigo, gostaria que seguisse a sua vida e não se sacrificasse por mim! Ficaria triste, mas faria tudo para vê-lo bem e feliz! Por isso o melhor seria a separação. Jamais iria prendê-lo por causa das minhas limitações! Ou achas que ele devia ficar comigo por pena, por sacrifício, ou porque prometeu no altar"...juntos na saúde e na doença..."etc? Nem pensar! Não quero limitar a vida de ninguém e se precisar de ajuda, arranjo uma enfermeira, certo?
Eu sei que vou ser severamente criticada pelas minhas palavras duras, mas realistas. É apenas a minha opinião, certo? A vida não pára, os anos passam...

Olá Céu!

Vou ser breve mas frontal.

Não te acho realista, mas sim muito pessimista. Desculpa mas é essa a impressão com que fico ao ler o que me escreveste.

Porque pareces importar-te mais com as dificuldades e desvantagens de ter um companheiro com uma deficiência muito incapacitante.

Se amasses realmente essa pessoa, não por compaixão ou admiração da sua coragem, não te importarias tanto com as suas limitações e farias tudo o que estivesse ao teu alcance para a fazeres feliz.

Mas parece-me que só vês problemas e desvantagens em ter um companheiro com tantas limitações…

É nessa altura que se prova os nossos verdadeiros sentimentos! E esqueces-te de que só vemos as limitações nos outros e nunca em nós.

Um dia, quando menos esperarmos, vamos ter as limitações que só víamos nos outros e os que duvidámos de que poderiam ter uma vida perfeitamente normal. Normal no sentido de não nos fazermos de coitadinhos e de irmos à luta.

É claro que este rapaz tem muitas mais dificuldades em realizar tarefas simples e que dependa quase totalmente de terceiros. Mas desde quando é que somos totalmente independentes dos outros?

Não podes generalizar e pensar que toda a gente é igual. Algumas importam-se muito com as desvantagens de ter um companheiro com imensas dificuldades, mas outras sentem-se felizes em fazê-lo feliz. Olha para a Sofia desta notícia: ela é fisioterapeuta e deve sentir-se muito feliz ao poder aliviar o sofrimento físico do marido. E quis aprender mais sobre massagem sacro craniana e está interessada em desenvolver um software para ajudar pessoas como o marido e com outras limitações.

E não o faz por sacrifício ou por pena, mas sim porque se sente sensibilizada e pretende proporcionar ao João e a outras pessoas com deficiência uma melhor autonomia e qualidade de vida.

Agora diz-me: é compaixão e sacrifício?

Seria sacrifício se ela se sentisse obrigada e infeliz ao seu lado.

Achas bonito depois de uns anos juntos uma das partes dizer à outra que afinal já não é amor o que sentia e dar-lhe um pontapé no rabo? Só se nunca sentiu amor verdadeiro por ela mas outra coisa como fascínio, pena, sei lá!

E uma coisa não impede a outra. Se amamos de facto alguém e não queremos que ele se sacrifique por nós, não temos de ser radicais e terminar com a relação. A pessoa pode seguir o seu caminho na boa e amar-nos ao mesmo tempo. E já dizia o ditado: é nas adeversidades que se conhecem os verdadeiros amigos.

É verdade, os nossos sentimentos mudam: tanto podem fortalecer-se como enfraquecer. E isso acontece, como bem disseste, quando o casal investe muito pouco na relação e pensa principalmente no seu próprio bem-estar no que dos dois...

E desde quando é que pessoas que vivem com outra com tantas limitações não têm tempo para si e para fazerem o que gostam? Até essa mesma pessoa com deficiências complicadas esforça-se para a ajudar, procurando ser o máximo de autónoma e retribuindo-lhe como pode.

Eu não descarto a hipótese de poder vir a ficar tão limitado ao ponto de já não conseguir realizar tarefas tão simples como andar sem apoio. e isso poderá acontecer-nos na velhice e será nessa altura que ficaremos a saber o que é o amor incondicional.

Eu nunca fiz por sacrifício ou por pena, mas sim por amor e prazer de ver os outros felizes. Conheces-me o suficiente para saberes que me preocupo muito com os outros e que nunca voltei as costas a quem me magoou.

Bjs

Essa é a tua opinião. Eu sou realista e tu sonhas demais, pões o amor num pedestal. Mas tu esqueces-te que nem todos são sonhadores como tu e excessivamente românticos como tu! Eu também pensava que o amor superava todas as limitações e quera a base de tudo na vida! Mas cresci e cheguei á conclusão que estava errada...amor não basta...não alimenta...não te dá o sustento... não resolve todos os problemas... etc. Vives num mundo de ilusão, de fantasias! E mete na cabeça que o amor de que falas só se tem por um filho ou por um pai. O amor incondicional, sem limites entre um casal só existe na cabeça dos poetas sonhadores. Por isso sofrem tanto, porque procuram o que nunca vão encontrar! Às vezes a vida é cruel, por isso temos de andar sempre com os pés bem assentes no chão...viver e ser feliz e amar o companheiro (a), mas sempre ciente de que esse amor um dia terá um fim, nunca devemos dar tudo de nós a essa pessoa se ela não nos der tudo de si!

Tu és uma pessoa fantástica, mas também és muito ingénuo, leal e sonhador! são boas qualidades, mas nesta vida nem sempre são bem vistas. Tu sofres, tens desilusões, porque este mundo não é um mundo de ilusões e sim o mundo real em que tens de estar sempre à alerta. Não quero que te ofendas, mas os verdadeiros amigos também são aqueles que nos alertam para as maldades da vida.

E acredita que as pessoas calculistas, racionalistas, também são felizes, porque não sofrem com tanta intensidade por uma relação que não deu certo, simplesmente seguem em frente, sempre de cabeça erguida, sem receio do que possa vir. Também vivem e amam, mas duma forma realista e menos romântica. Demonstram o seu amor com atitudes, acções e não com palavras bonitas. Eu sou racionalista e acredito que as relações a dois não são duradouras, mas vale a pena vivê-la enquanto durar, sem excessos, sem grandes promessas…um dia de cada vez!

Olá Céu!

A tua sinceridade não me ofendeu nada, antes fez-me entender que para ti o amor incondicional só existe por um filho e pelos pais. Essa é a tua opinião e não tens de me pedir que meta na cabeça o que é para ti uma realidade muito relativa. Eu tenho outra maneira de ver as coisas, o que é válido e não significa que seja irrealista como queres dar a entender.

Só para teres um exemplo, não sinto amor incondicional pelos meus, mas um amor muito especial e fraterno. Não tenho a mesma intimidade com as minhas irmãs que tenho com os meus amigos leais e que dão também muito de si. E sabes que já amei incondicionalmente uma pessoa , mas que, ao contrário das suas palavras muito bonitas, não era o que parecia ser. Eu pelo menos mantive-me fiel à minha palavra até ao fim, apesar de ter sido tão ingénuo e acreditado em tudo o que ela me dizia... Pelo menos não fui eu a destroçar o coração e por mim ainda hoje estaríamos juntos. Mas ela quis seguir o seu caminho que nunca a impedi do que quer que fosse. Perdoei-a duas vezes e dei-lhe uma segunda oportunidade.

Posso ser excessivamente romântico, sonhador e ingénuo mas pelo menos amei essa pessoa fielmente, não a traí com outra, defendia-a com dentes e unhas, tratei-a como uma princesa, e estava a lutar para ter um emprego e ajudá-la mais financeiramente...

Mas com ela não resultou e não guardo ressentimento ou ódio, porque se fosse rancoroso não lhe teria perdoado e recusava dirigir-lhe a palavra.

Isto para veres que apesar de eu ser sonhador e viver na ilusão de que o amor incondicional por outra pessoa é para ti fantasia, eu amei esa pessoa com todo o meu ser.

É verdade que o amor não mata a fome do corpo, mas alimenta o espírito, dá-lhe asas, força para continuar, entusiasmo de viver e torna-nos pessoas melhores, mais humanas e carinhosas. E não foi por acaso que Jesus nos ensinou a máxima cristâ: "Ama o teu próximo como a ti mesmo."

E, como gostas de desafios, faço-te um desafio: experimenta ir para o meio de um campo de guerra onde só há ódio dos dois lados inimigos. Ou experimenta ser filha de uma mãe fria e apenas funcional que cuida do teu sustento, mas não te dá segurança, conforto e amor. Ninguém vive sem o amor e ele motiva-nos a procurar o outro, a cuidar da nossa vida e a dos que amamos, etc.

Estou a falar do amor geral e não apenas a dois, e um dia hás de perceber que o amor é a base de tudo e que muitas das doenças psiquiátricas têm origem numa base psicoafectiva e relacional.

Sou teu amigo apesar de muito sincero. Admiro-te por seres uma mulher bonita, inteligente, frontal no bom sentido, culta, dedicada aos teus, amiga verdadeira, e por seres uma pessoa muito determinada mesmo que isso magoe às vezes os outros.
Bjs e bom domingo!

Olá Marco! E o teu domingo foi bom? Espero que sim.
Não precisas de falar "dela" na terceira pessoa. Aqui toda a gente sabes que te referes a mim.

Por um filho, a gente faz tudo, até largar tudo por ele! Um dia vais saber o que é o amor de e por um filho. Fi-lo primeiro por ela, e depois por nós. E hoje sei que foi o melhor que fiz, porque a Jéssica está bem, tu estás a fazer o curso que pretendias e sei que estás a fazer novos amigos e a passar por novas experiências. Eu sinto-me bem e feliz assim, sozinha. Não sinto falta do amor a dois. Tenho tempo bastante para mim e estar ao lado da minha filha que é tudo para mim. A vida a dois é complicada e mais ainda quando há um filho pelo meio de uma das partes.

Não me arrependo de eu ter posto um ponto final na nossa relação, só me arrependo de ter-me deitado de cabeça no início desta relação. Fui muito precipitada, devia ter dado tempo ao tempo, não devia ter dado tanta importância a uma relação que toda a gente dizia que não ia dar certo, só eu é que não via, estava cega! Mas é com os erros que a gente aprende, não é verdade? Tu não tens culpa da minha irresponsabilidade daquela altura, eu é que fui infantil ao entrar nesta aventura!

Uma vez a tua irmã Rute disse-me que a filha era tudo para ela e que nada era mais importante. Hoje dou-lhe a total razão. Não escolhi a opção de estar sozinha só pela minha filha, mas também por mim, pela minha liberdade.

A vida é assim, cheia de escolhas. Esta é a vida que eu escolhi e tu um dia vais escolher a tua, com ou sem alguém que a partilhe contigo! O mais importante neste momento é fazeres o curso para te dar mais autonomia financeira, o resto logo se verá. Mas olha que se viveres sozinho também não estás mal, pois não tens que dar satisfações a ninguém...kkk!

Tens o direito de amar e ser amado, mas não te precipites, pensa bem antes de assumir qualquer relação. Ouve o coração mas não abandones a razão. Às vezes, se dermos ouvidos à razão, sofremos menos depois. A vida está cheia de maravilhas, mas também de ratoeiras, que tu tens de te afastares com racionalidade. Muitas vezes o coração leva-nos para caminhos que nós não queríamos e depois é difícil superá-los! São apenas conselhos de uma amiga que apesar de te ter magoado, quer-te ver bem e feliz!

Felicidades!!!!

Olá Céu e Marco !

Bom, eu acho q tenho q fazer um desenho, pq ainda não chegaram lá hehehe
O que quer dizer Incondicional ? Como o próprio nome diz é sem condições ou sem cobrar nada, ao contrário condicional impõe condições ...
Exemplos: se me deres um beijo eu dou-te um robuçado é condicional, mas eu dou-te um beijo é incondicional pq não tás a pedir nada em troca ... perceberam ?

Marco, será q não sentes amor incondicional pelos teus ? será ?
Repara q o amor incondicional não tem a mesma intensidade pra todos, prós teus ele é mais especial e fraterno e pra mim tb, mas não deixa de ser incondicional, por exemplo não me tás exigir oh Filipe só sou teu amigo, se publicares os artigos na página de fãs loool
Eu amo-te incondicionalmente, pq mesmo sem me pedires nada, eu faço-o com todo o gosto e sem te cobrar nada de nada, apenas o facto de tares feliz me basta entendes ?

Céu, eu respeito a tua posição q só amas incondicionalmente a tua filha, apesar de tudo amo-te incondicionalmente, és e foste uma das minhas primeiras amigas verdadeiras no lerparaver loool

O fim de uma relação a 2 é sempre doloroso para ambas as partes, embora superem melhor do q outros ... !

E é nas dificuldades q podem acontecer de duas uma: ou nos abandonam, ou não, e neste segundo caso, o laço existente torna-se ainda mais forte, pq superou mais uma provação loool
Prova disso, e que a amizade q eu o Marco tinhamos cresceu exponencialmente loool

Maninho, não olhes para trás, segue em frente, tás a tirar um curso de massagista com altas notas, tens uma vida maravilhosa pela frente e a mim claro loool

É verdade o amor não põe directamnente comida na mesa, mas alimente e muito o espírito e torna-nos mais humanos e pessoas melhores ... !
O amor fraterno é a base de tudo, do nosso dia a dia, do q fazemos com amor, das amizades verdadeiras, das relações a 2 .... !

Termino com a frase da bíblia, exemplo de amor incondicional: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"

Fiquem bem !
Abreijos

Ó Filipe! Sabes, faz-me confusão quando dizes que amas um amigo... Não achas uma expressão muito forte? Por exemplo, dizes que me amas incondicionalmente, quando na verdade não me conheces... só estiveste comigo uma única vez, mal falamos...etc, etc!

Não achas um exagero o que dizes? Amigos que se veem diariamente, que se conhecem desde a infância, esses sim, são amigos verdadeiros que estão em contacto permanente e, que estão connosco em carne e osso e não só em contacto no skype, ou telefone! Se eu precisar de ti não vais estar aqui para me apoiar, nem eu, porque estamos longe! O contacto físico tem mais valor. Tu és um amigo distante, que de vez em quando está presente, mas não fisicamente. As palavras de um amigo não chegam para ajudar a curar nossa dor, mas sim a sua presença física. Tenho amigos do meu coração que lhes dou a minha amizade verdadeira e eles fazem o mesmo, porque estão presentes, secam minhas lágrimas se for preciso. Tu apenas me podes consolar com palavras e nada mais! Isso não chega. Por isso nunca podia te considerar uma amigo verdadeiro.

Não te conheço o suficiente para te dizer que te amo incondicionalmente!. És mais um amigo, mas os meus verdadeiros amigos estão aqui...perto de mim...onde posso sempre encontra-los!

Eu gosto de ti e admiro-te, mas seria um exagero se dissesse que te amo. Nem a um companheiro eu gosto de pronunciar essa palavra...o Marco que o diga; quantas vezes eu lhe disse no passado que o amava? Muito poucas, porque é uma palavra muito forte e que raramente está no meu dicionário!

Não quero que vocês me levem a mal, mas quando leio no lerparaver vocês dizerem que se amam incondicionalmente... amam muitíssimo...etc, etc, faz-me confusão! Até a Jéssica já fez esse reparo. Eu sei que são grandes amigos, mas as pessoas podem interpretar isso de outra maneira. Percebes o que estou a dizer? Eu nunca disse a um amigo que o amo e até posso gostar muito dele!

A vossa amizade é linda, mas não acham que estão a exagerar, até porque só se encontraram uma vez? Contacto pelo skype, facebook ou pelo telefone não é o suficiente para tornar as pessoas amigas intimas, falta o essencial, convívio diário, conhecimento dos defeitos e qualidades de um e do outro, que só se veem à medida que se vão conhecendo e pessoalmente, não virtualmente... percebes? Conheces as qualidades do Marco... e os seus defeitos, conheces? O mesmo digo dele... ele conhece o teu lado bom e ruim?

Eheheheh.... qualquer dia o Daniel Serra expulsa-me do lerparaver por causa da minha frontalidade. Desculpem se estou a ser rude nas minhas palavras...

Olá Céu !

Olha, eu pensei que tivesses uma mentalidade mais aberta, mas de facto fazes-me lembrar os meus pais q dizem que as amizades pela net não valem nada, e só as amizades presenciais é q contas ... é triste q penses assim, mas ok é a tua opinião q respeito ! :-(

Olha eu quando digo q amo, amo mesmo, não costumo misturar ou confundir com outras coisas, para mim é bem claro !
E se queres q te diga é uma coisa perfeitamente normal, afinal o q seria deste mundo se não houvesse amor incondicional ?
E quando digo q amo muito o Marco, é de facto o que eu sinto, não tou a camuflar absolutamente nada nem sequer confundir ... !

Céu depende de ti quereres tar cmg mais vezes, e se falasses por chat era bem mais simples, mas tantas vezes te ligo para o telemóvel e tás incontactável ... portanto se não tamos tão em contacto um com o outro é pq não queres, já para não falar q tiveste um tempo totalmente incontactável q não se faz aos amigos, mas pronto eu não guardo ressentimentos, mas se de facto não contacto tanto é pq tb não o queres, e acima de tu respeito-te !

Olha tenho tantas amizades que vou alimentando pela net, aliás os meus melhores manos não tão na minha terra ... !
E sobretudo com uma mana, contacto com ela todos os dias, vejo como ela tá, dou-lhe apoio, ofereço-lhe o meu cólinho quando tá mais em baixo, ela dá-me conselhos espetaculares, temos uma relação mto intima assim como o mano Marco loool

Discordo totalmente do teu ponto de vista, e por me conheçeres há bué, foste das primeiras amigas no lerparaver lembras-te ?
Sempre contaste comigo pra tudo, e afinal não passo de um mero conhecido, sim pq amigo pra mim é um conhecido, nem sequer me consideras amigo verdadeiro, é triste saber q pensas isso de mim, pq eu sempre te considerei uma amiga verdadeira :-(

As pessoas podem interpretar do modo q entenderem, eu não vivo em função dos outros, mal era ... !
Não amiga, não é nada exagero mas sim apenas o q sentimos um pelo outro, um amor puro e incondicional, sentido e não artificial !
Olha eu já conheço o Marco há bué esqueces-te disso, e ele nunca deixou de tar em contacto comigo, quando eu queria falar com vós quem é q atendia ? o Marco. Conheço perfeitamente as qualidades e defeitos dele e vice versa, já nos conheçemos há anos amiga !

Fico de facto triste, por até mesmo na nossa amizade seres demasiado fria e racional, enfim é a vida :-(
Beijinhos

Olá Filipe! esse é o meu ponto de vista. Tu és um amigo especial, mas gosto de ter os meus amigos perto de mim... de tocá-los, abraçá-los quando me apetecer e até de secar-lhes as lágrimas quando estão infelizes. Os verdadeiros amigos conhecem-se bem: os defeitos e qualidades, os bons e os maus feitios... etc. Tu não me conheces, praticamente só pelas redes sociais, não sabes dos meus defeitos, mau feitio...etc. Como posso ser tua amiga verdadeira? Os amigos verdadeiros conhecem-se como a eles próprios. Tu conheces todos os teus amigos? Ou são meros conhecidos? Já pensaste que só conheces o lado bom deles, porque é o que eles mostram nas redes sociais?

Não exageres, não conheces o mau feitio do Marco, nem ele o teu, porque não convives diariamente com ele... só pelo face, skype... etc. Isso não basta! Estais muito limitados pela distância. É impossível que o conheças perfeitamente!

tenho uma amiga de infância... essa sim, é uma amiga verdadeira, porque conheço-a perfeitamente, vejo-a diariamente, conheço os seus medos, sei quando está bem ou menos bem só pelo seu olhar ou sorriso forçado! O seu abraço diário mostra o quanto ela gosta de mim e há dia ficou magoada por me ter esquecido de lhe dar o abraço, vês? Esses são os amigos do coração, que os vemos e tocamos neles e nos deixam felizes com a sua presença. Se ela não vem trabalhar eu fico preocupada e o dia já não corre como devia correr.

Os amigos vêem-se, tocam-se, choram no nosso ombro e nos confortam com um abraço sentido! Não entendo estas amizades virtuais, que tudo de bom dizem, mas não mostram nada.

Olá Céu e Filipe!

Céu, estou muito triste que tenhas magoado o Filipe com a tua frontalidade, porque pensava que o consideravas um amigo verdadeiro passados 4 anos de convivência… Ele tem muito respeito e consideração por ti, esteve sempre disponível quando precisavas de desabafar, foi o primeiro do Lerparaver a simpatizar contigo, a ajudar-te, a comentar os teus posts, a dar-te conselhos, era frontal contigo e preocupava-se genuinamente com a tua saúde...

Não te recordas do dia em que estivemos pessoalmente com ele? Apesar das duas horas que passámos os três juntos pude conhecer o Filipe: alegre, divertido, extrovertido, simpático, interessante, espontâneo e carinhoso. E foi generoso connosco porque pagou-nos o almoço sem se importar com a conta. Mostrou-se nteressado em aprender a comunicar comigo escrevendo-me na palma da mão. Na hora da despedida estava muito emocionado e deu-nos um grande abraço. Não te recordas? Nesse dia estavas a ver pior por causa das gotas que te deitaram nos olhos e o Filipe ofereceu-se logo para nos guiar na rua até ao restaurante. E a ideia da troca de presentes de Natal foi dele e foram momentos felizes!

Na verdade estiveste duas vezes com o Filipe e tiveste oportunidade de o conhecer. Infelizmente a distância geográfica limita que nos conheçamos melhor, nos vejamos todos os dias, nos toquemos e dêmos o nosso abraço. Sabes há momentos em que não queremos que nos vejam a chorar, ou que não nos sintamos confortados com um abraço, mas que nos sentimos melhor com a sua voz compreensiva e amiga.

O estarmos todos os dias com os nossos amigos torna-se uma rotina e deixamos de lhes dar o devido valor e atenção… E eu não suportaria que estivessem sempre a meterem-se no meu espaço, nos meus problemas e na minha liberdade.

Olha Céu, tanto as relações reais e virtuais têm os seus riscos, e só para saberes que foram os meus amigos de infância os primeiros a abandonarem-me quando perdi a visão e quando mais precisei deles. E aqueles que eu acreditava serem meus amigos do peito passam por mim como se não me conhecessem.

Eu próprio não me conheço profundamente e se me conhecesses realmente serias muito feliz. Se eu fosse um vigarista enganava-te a ti e ao Filipe e escondia-vos meus defeitos.

Céu, não confundas amor incondicional com o amor que tens pelos teus, porque o amor de que o Filipe está a falar é mais espiritual e no sentido mais puro possível. A amizade também é um sentimento de amor.

Quero que resolvam o mal-entendido e sejam amigos.

Abreijos

Ó Marco, não há aqui mal entendido nenhum! Por eu ser amiga dele é que fui sincera. Somos amigos, mas seria um exagero dizer que somos os melhores amigos, os amigos verdadeiros! Caramba, eu só o conheço praticamente pelo que ele diz nas redes sociais, só estive duas vezes com ele... só conheço as suas qualidades... e os defeitos, onde estão? Não houve tempo do pouco tempo que nos encontramos no Porto para nos conhecermos melhor. O meu amigo do coração é aquele que conheço profundamente e admiro suas qualidades, aceitando os seus defeitos. Conheço as suas manhas, os seus medos, o pior defeito...do Filipe só conheço o seu lado bom, nada mais, como posso afirmar que ele é o meu amigo do coração? Temos de ser realistas! Vocês dão demasiada importância aos amigos virtuais, que nem sempre mostram tudo deles, é preciso cuidado! A amizade é das coisas mais bela que há no mundo, mas não posso considerar um amigo que mal conheço, um amigo verdadeiro, percebes? Vocês têm os amigos nas redes sociais que parecem ser extraordinários, únicos, verdadeiros, mas esquecem-se que lá não se mostram verdadeiramente, só aquilo que queremos ouvir.!

A amizade é um sentimento de amor que se sente, mas que também se vê, se toca, é ver o sorriso, a felicidade de um amigo, olhando-o, abraçá-lo e confortá-lo com um simples toque, ou ceder-lhe o nosso ombro para chorar.

O Filipe é um amigo especial, que conheci aqui e respeito-o imenso, mas não consigo vê-lo para além disso! Lamento se o ofendi, mas é a realidade e não quero fingir o contrário, percebes?

Tu sim, és um amigo verdadeiro, porque estivemos juntos 3 anos e pouco. Conheço-te profundamente. Tens grandes qualidades, leal, muito sensível, amigo, prestável, companheiro, romântico... etc. Mas também tens o teu mau feitio, certo! Conheço os teus medos, a tua insegurança... ou seja tive tempo para te conhecer melhor! Embora não nos comuniquemos ultimamente, e ainda estejas magoado com a minha decisão de terminar a relação, mas fazes parte dos meus poucos amigos verdadeiros. Sei que tu nunca vais entender esta amizade verdadeira que tenho por ti, porque te fiz sofrer, mas és um amigo real, com quem tive o prazer de conviver estes anos todos de perto e com quem partilhei e dei um pouco de mim! Como podes não fazer parte do meu clubinho de melhores amigos?

Enganas-te, só conhecemos o nosso verdadeiro amigo se tivermos uma convivência diária, deixando que ele conheça o nosso espaço, a nossa rotina e vice versa e só assim ele se apercebe das nossas qualidades e defeitos. É nos momentos de conflitos que se decide se vale ou não apena apostar nessa amizade, aceitando ou não os seus defeitos, ou limites, mas cara a cara e não virtualmente!

Olá Céu e Filipe!

Como vosso amigo, estou muito triste que tenham opiniões muito diferentes, mas a vida é mesmo assim.

Para mim, a frontalidade não é um defeito e dói sempre, principalmente vindo da boca de uma amiga, mas é preferível que nos diga a verdade.

Maninho, não quero que sofras, porque a Céu não deixará de reconhecer a tua amizade e de ser tua amiga, porque os amigos verdadeiros também nos magoam com a sua sinceridade.

Ó Céu, pelo menos conheceste pessoalmente o Filipe e o pior seria se só o conhecesses nas redes sociais. E como poderia o Filipe ser como os vigaristas que se aproveitam da ingenuidade dos outros se ele usa o seu nome real, partilhou no Lerparaver o seu testemunho de vida, trabalha no 2º maior hospital do país, muitas pessoas o conhecem e é membro e coordenador-adjunto da Fraternidade Cristã de deficientes físicos e doentes crónicos.

Concordo inteiramente contigo quando dizes que as amizades presenciais são mais verdadeiras do que as virtuais, mas tens de reconhecer que a amizade também existe à distância, pois infelizmente os nossos amigos estão fisicamente longe mas bem juntinhos do nosso coração. Aliás, a distância também existe entre duas pessoas que vivem juntas e se veem mais como conhecidos do que amigos.

O que os outros conhecem de nós é o que mostramos e vice-versa, isso acontece também nas amizades reais. conhecermos completamente uma pessoa é impossível, porque não podemos entrar na sua cabeça.

Concordo também contigo que a convivência requer a presença física do outro, mas quando estamos impossibilitados disso, as tecnologias permitem que nos mantenhamos contatáveis.

Sou como tu, porque também não ligo muito ao Facebook e não falo com estranhos. Utilizo o Facebook para divulgar o meu blog e manter-me em contato com os meus amigos. Considero o Filipe meu amigo do coração, porque já o conheci pessoalmente, mesmo sendo cego total sei quando ele está triste ou alegre, e também consigo pressentir se a nossa amizade é verdadeira ou não.

acredito que, se a vida assim quiser, terei oportunidade de reencontrar-te a ti e ao Filipe. O meu grande sonho seria viver lado a lado com os meus amigos em vez das velhas regateiras do meu bairro! eheheheh

Se não tivesse sido o Lerparaver não vos teria conhecido e sido uma pessoa mais forte e determinada. Não me arrependo de te ter encontrado no meu caminho, Céu, e de ter encontrado um mano como o Filipe. os meus amigos contam-se pelos dedos da mão e vós sois ambos meus amigos e estou triste que jã não se falem como antigamente...

Até compreendo-te, Céu, que tenhas um pé atrás em relação a pessoas que não conheces bem, mas acredito que a vossa amizade possa ser um dia real. Podiam encontrar-se da próxima vez que fores a uma consulta no Porto, por exemplo.

Será que agora que estamos os dois longe, vais considerar a nossa amizade mais virtual do que verdadeira? Tu mesma disseste que os amigos verdadeiros vêm-se, tocam-se e abraçam-se e já não existe entre nós esse contato físico... Se és contra as amizades virtuais e só vês desvantagens, será que confiarás em mim como confiavas quando vivíamos juntos?

Abreijos

Nunca desconfiei de ti e continuo a confiar em ti, tal como quando nos conhecemos, porque és uma pessoa maravilhosa e fiel aos sentimentos! Jamais te culparia do que aconteceu, a única responsável pela nossa separação fui eu. Não tenho qualquer motivo para estar magoada contigo, seria injusta se estivesse!

Lamento que o Filipe esteja magoado comigo, mas eu só quis esclarecer o meu ponto de vista. Seria falsa se eu mudasse a minha opinião só para anima-lo. Ele tem aceitar-me tal como sou, assim como o aceito. E depois ele não deve valorizar tanto as amizades que parecem ser verdadeiras virtualmente!

Bjs para os dois.

Olá Céu! Estás bem?

Como disse anteriormente, quero muito a tua amizade sincera e também confiarei sempre em ti e estarás sempre no meu pensamento e coração.

Admiro muito a tua honestidade, pois não escondes ou omites os teus sentimentos, és muito frontal e autêntica. És fiel aos teus sentimentos e dizes o que sentes na hora, o que aumenta a minha consideração por ti. Porque antes prefiro uma amiga que me magoe com a verdade do que uma amiga que só é boa e simpática!

Gostava muito de voltar a ouvir-te e já te convidei a adicionar-me no skype para falarmos. Não és obrigada, se te sentires feliz também fico, mas se não, compreendo e respeito-te.

Beijinhos e bom fim de semana!

Olá, Marco! Como está?

Ontem tentei falar contigo no skype, mas não estavas lá! Eu sei que tentaste falar comigo no sábado, mas não era eu que estava no pc, era a Jéssica. Por isso ontem tentei falar contigo.

Bjs e uma boa semana

Olá, Céu! Como estás? Que tal o teu fim de semana?

Eu estou bem, obrigado!

Na verdade, tentei falar contigo na sexta e não no sábado, mas como nunca respondes às minhas mensagens no Facebook, não tinha meio de saber que ontem estiveste no Skype...

Olha, não tens de justificar-te, porque não te exijo satisfações. Mas quando quiseres conversar no skype só tens de dizer-me para eu ver a minha disponibilidade, ok?

Hoje tive um dia muito empolgante! Tive a minha primeira aula de yoga no Centro Nossa Senhora dos Anjos onde estou alojado. Adorei e estou ansioso pelas próximas aulas! No meu curso, estamos a aprender a aplicar nos pacientes calores húmidos que são compressas quentinhas que aquecemos em água num hidrocoletor e que enrolamos em toalhas para não queimarmos o paciente e aplicamos na área de dor. É uma maravilha estar deitado na marquesa com uma toalha quentinha nas costas! Só dá vontade de fazer uma soneca! eheheheheh

Obrigado e desejo-te o mesmo!

Olá amigo!!

Na verdade, quase nunca estou no skype, porque a Jéssica tem tido testes e quando vamos para o pc é para fazer fichas online. Assim que ligo a Net o skype fica operacional, por isso parece que estou online, mas não! O mesmo se passa no facebook, quase nunca lá vou, a não ser que combine antes. Talvez no domingo, porque a Jéssica vai aos anos da irmã mais velha e deixa o pc livre para mim. Mas temos de combinar. Vou dizer-te um segredo... detesto ouvir-me no skype, tenho uma voz horrível, se pudermos falar por mensagem, melhor. Mas se preferires por voz, ok! Mas não vais gostar de me ouvir... kkkkk!

Pensei que estivesses ainda no instituto Sein, mas ainda bem que estás na Nossa Senhora dos Anjos, ouço falar maravilhas dessa instituição. é perto da APEDV? Como te deslocas? Mas fico muito contente porque lá pode-te distrair bastante e conheces pessoas extraordinárias!

Passas lá o fim de semana, ou vais a casa? Pagas pela estadia?

estás a tornar-te um grande massagista, ainda vais dar que falar para os lados de Lisboa e não só... rsrsrsrsrsrs!

A Jéssica está bem e as notas dela são melhores que as do ano passado, muito boas! Às vezes ela lembra-se de ti e ontem disse-me para te mandar um beijo.

A minha mãe também te manda um beijo e abraço!

Bjs

Olá Céu!

Fico muito, mas muito orgulhoso com as excelentes notas da Jessica, que é uma menina muito inteligente e aplicada. Também fico muito comovido por ela se recordar de mim e retribuo-lhe o beijinho a dobrar!

Conheço-te bem e sei que raramente estás na net e quando não me respondes é porque não podes, é porque estás a estudar com a Jessica ou a fazer algo muito importante. E entendo perfeitamente e não tens de te justificar, nem és obrigada a responder às minhas mensagens.

Este domingo estarei disponível se quiseres. Ficaria muito feliz em ouvir de novo a tua voz doce, suave e clara. Já se passaram muitos meses desde que falámos da última vez...

Não concordo contigo, gosto da tua voz como é, pois temos de gostar de nós como somos e dos outros como são. E olha que a minha voz, muito antes do implante, era muito presa e apagada. Quem não me conhecesse pensaria que eu era algum débil mental...

Sim, estive no alojamento da Fundação Saine durante os meses de junho, julho e setembro, mas tive de sair porque não havia vaga. Então a APEDV conseguiu arranjar-me uma vaga nos Anjos e, para minha imensa alegria, o meu quarto é o mesmo onde dormi há 9 anos atrás antes de ir para a faculdade.

É Individual e simpático, pequeno mas acolhedor como eu gosto; o soalho é todo em madeira antiga e a janela tem um varandim. Quem vê pode deleitar-se com a visão magnífica do Tejo.

Porém, o centro fecha todos os fins de semana e vou para casa matar as saudades da família. No alojamento da Saine, que fica em Chelas e muito perto da APEDV, podia ficar lá o fim de semana.

Perguntaste-me como é que eu ia da APEDV para os Anjos e vice-versa. Existe na Carris um serviço para transportar pessoas com deficiência e todas as manhãs e ao fim da tarde apanho o autocarro sozinho.

Claro que tenho de pagar o alojamento, porque nada é gratuito. No entanto, se eu fosse formando do centro não pagava nada, mas como estou a receber uma bolsa tenho de pagar.

As pessoas do centro são quase todas cegas, mas são fixes, pois todos se ajudam, se respeitam e se sentem compreendidos.

Não exageres! Eheheh... Em Lisboa há imensos massagistas cegos muito bons e sabes perfeitamente que Lisboa é muito caótica para mim, porque estou habituado a cidades mais pequenas e sossegadas. E depois não tenho a autonomia que gostaria de ter em deslocar-me sozinho...

Que saudades tenho da tua mãe. Como está? Retribuo-lhe com muito carinho o abraço e os beijinhos e que tenha muita saúde! Ela tem um lugar muito especial no meu coração e jamais esquecerei os momentos que passei na sua companhia, as deliciosas bôlas caseiras que ela fazia, os passeios, os risos mas também as tristezas que partilhámos com cumplicidade, o seu carinho, a sua fé e coragem imensas... Fico triste não a poder voltar a ver, mas a vida nem sempre é como desejamos...

Bom, amiga, acho que não tenho mais nada a acrescentar... Recebe um beijinho e até sempre!

Ok, no domingo lá estarei, a partir das 16h, pode ser? Não brinques, eu tenho uma voz horrível no skype. Detesto ouvir-me... kkk! Nunca falei com ninguém no skype no novo pc, vou ver se a câmera está operacional, mas se não conseguirmos, falamos por mensagem.

Pois, eu há uns meses vi uma reportagem sobre Nossa Senhora dos Anjos e gostei imenso! Fico contente por saberes que estás em boas mãos. E aproveita para conheceres pessoas novas e fazeres boas amizades!

Até já e bjs

Olá Céu! Estás bem?

Ok, aparecerei no Skype no domingo às 16 h!

Não precisas de usar a câmara para falar comigo a menos que queiras ver-me. Para mim basta ouvir, por isso tenho a opção conversa em vídeo desligada. Mas posso ligá-la se assim quiseres, embora não me sirva para nada. E mesmo que as nossas câmaras não estejam operacionais, sempre podemos conversar por voz. Confesso que prefiro ter uma conversa em voz do que por escrito, porque perco muito tempo a procurar as mensagens e a responder com o Jaws ou com o NVDA...

Não estava a brincar contigo e mantenho a minha opinião! Temos de gostar de nós como somos e fui sincero contigo, tens uma voz doce e clara, mas fico triste que não acredites em mim...

Claro que tenho feito amigos novos, embora mantenha os meus amigos mais leais e de longa data como meus amigos do coração.

Realmente estou muito feliz por estar a realizar o meu grande sonho de ser massagista e independente da minha família. Adoro tudo o que aprendo e cada dia mais sinto que fiz a escolha certa! Estou a adorar aprender os calores húmidos e estou a planear quando for massagista profissional montar em casa o meu próprio gabinete de massagista. E quando ganhasse dinheiro suficiente compraria um hidrocoletor para aplicar os calores húmidos. Porque são muito utilizados nas clínicas de fisioterapia e a sensação de calor suave tem um efeito muito relaxante, além de melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, aliviar a dor.

Bjs e dispõe sempre!

Olá Céu !

Ontem fiquei muito magoado com as tuas palavras, super triste, não tinha vontade de fazer nada, quase práticamente a chorar :-(
Sabes é triste ter estado sempre ao teu lado ao longo destes 6 anos, e sentir q foi tudo em vão ... tanto tempo te dediquei para agora isto, eu não merecia de facto isto :-(

Como o Marco referiu tanto nas amizades reais como virtuais há riscos, tenho pessoas reais q os via todos os fins de semana q os considerava amigos e na primeira oportindade, abandonavam íam para o Porto por ex e não queriam saber de mim, eu percebo mto o que o Marco diz, e mtas vezes os amigos reais conseguem ser mais falsos do q os virtuais ... !

Olha amigos e conhecidos tenho muitos, mas amigos verdadeiros mesmo, tenho poucos contam-se pelos dedos das mãos ... !

E porque será q dás tanto valor aos defeitos ? Não achas q deveria ser o contrário ?
Eu pessoalmente mesmo não tando físicamente sinto como tão os meus amigos verdadeiros, apercebo-me das suas qualidades mas tb dos defeitos, sim pq eu valorizo o que há de positivo, pq afinal de contas ninguém é perfeito senão Deus !
Sinto mesmo virtualmente quando estão mais felizes ou mais tristes precisando de um ombro amigo !

E caramba Céu, já nos vimos 2 vezes pessoalmente, se és daquelas amizades virtual q nunca vimos ainda vá lá, mas já tive contigo 2 vezes, e a segunta tb com o Marco .. !
Será que aí não pudeste sentir como realmente sou ? Eu tava lá de carne e osso pudeste-me tocar ... !
Será q não significou nada pra ti ?
pra mim foi um momento único e maravilhoso ... em q pude escrever na mão do Marco, e aperceber-me de tantas coisas, nomeadamente como a nossa amizade era sólida, o quanto sois importantes na minha vida, o vosso carinho, simpatia, a doçura da tua voz ,,, !

Será q para ti amigo especial não passa de um mero conhecido ? Tá-me a parecer q sim, e o facto de pensar q sou como tantos outros deixa-me magoado ... !

Quer dizer ao Marco q tiveste um relacionamento de 3 anos já o consideras amigo verdadeiro ?
Quando no fim se afastaram, e fui mtas vezes eu a tentar ajudar .. a ouvirte a ti e ao Marco, a dar uma palavra de incentivo ... enfim ... !

Por vezes me pergunto ...
cadê da Céu de antigamente ?
Aquela Céu doce, simpática, querida, amável, comunicativa (lembro perfeitamente quando práticamente todos os dias ou quase comunicávamos) ...

Agora sinto-te fria, distante, calculista ... ! :-(

Cadê da Céu de antigamente ? Pois eu preferia mil vezes essa Céu ... !
E parte-se-me o coração sentir q entre nós nem sequer restou uma bela amizade .. é a vida dura q temos q aceitar :-(
Beijinhos

Desculpa,se te magoei...
Olha, quando me conheceste era uma pessoa ingénua, sonhadora, em busca de sonhos impossíveis. Apesar de ser trintona comportava-me como uma adolescente em busca de si própria e que tudo parecia possível!

Mas tornei-me adulta, tarde, mas cheguei lá! Sei o que quero e não tenho grandes sonhos, porque a vida já me presenteou com uma filha fantástica e uma mãe especial. Amo a vida e por isso não exijo muito dela, apenas que tenha saúde para ver a minha filhota crescer e gozar os momentos bons que a vida continua a oferecer-me!

O Marco é um exemplo de amigo verdadeiro, porque convivi imenso tempo com ele para reconhecer a pessoa maravilhosa que ele é, tendo em conta também os seus defeitos! Eu sei que pode parecer estranho tendo em conta que a nossa relação terminou, mas continua a ser o meu amigo do coração, embora eu não tenha oportunidade de o demonstrar como queria! Nem deves comparar a proximidade que tinha com ele em relação a ti. Sei reconhecer bem aqueles que gostam de mim, mesmo conhecendo o meu mau feitio. O Marco aceita o meu modo de ser e ele sabe que está guardadinho no meu coração!

Tu levas as amizades pela internet muito a sério, onde nem sempre se é aquilo que aparentamos ser, é muito relativo e depois exteriorizas demais os teus sentimentos ou emoções. Temos de aprender a controlar isso nas redes sociais, pois não sabemos o que está do lado de lá. E tu, como informático, sabes isso melhor do que eu!

Os amigos tornam-se verdadeiro amigos só depois de muita convivência, de conhecimento mútuo... etc.

Olá Céu!

Não sabes o quanto me sinto feliz que a nossa amizade não tenha morrido! Julguei ter-te perdido para sempre, mas da nossa relação de 3 anos e meio ficou uma amizade sólida e sincera.

Vai levar tempo até que te aceite só como uma boa amiga, embora vou sentir sempre um carinho especial por ti.

Realmente, o tempo que convivemos juntos permitiu conhecer-nos melhor e ver que além de qualidades também temos defeitos que nos magoam. E há um ditado que diz: "Não há rosas sem espinhos."
Aceitei os teus defeitos como tu aceitaste os meus, e sei que és frontal com todos, incluindo com a Jéssica. Isso magoa mas não és pessoa que goste de fingir que está tudo bem e só mostrar o teu lado bom. Como disse, és frontal com todos e, para gostarmos de uma pessoa, temos de conhecer os seus dois lados.

Não escondo que no início custou-me imenso aceitar a tua decisão, mas ninguém manda no coração dos outros. E guardo com saudade e carinho os bons momentos que passei contigo, com a Jéssica e com a tua querida mãe!

Porém, como estamos condicionados pela distância geográfica não sei como será a nossa amizade... Não há nada que substitua uma amizade presente, e conheço-te o suficiente para saber que não ligas muito a amizades virtuais...

Só o tempo o dirá...

É impossível esquecer que viveste quase 4 anos comigo. Conheço-te perfeitamente e és e serás sempre muito especial para mim! És uma amigo leal, justo, que sabe perdoar, prestável... quem não quer assim um amigo? Quando estiveres preparado para me aceitares como tua amiga verdadeira, dá um toque e seremos grandes amigos! Tenho essa esperança!

Olá Céu!

O ditado dizia"Águas passadas não movem moinhos" mas as minhas mágoas não vão fazer com que o passado volte e o presente é a verdadeira felicidade! A vida é curta e não quero andar a chorar pelos cantos por uma relação que já terminou, apesar de no início estar muito magoado contigo...

Sei que me conheces muito bem, que conheceste os meus grandes defeitos, mas também as minhas grandes qualidades. Conheci os teus dois lados bom e mau e mesmo assim aceitei o teu feitio racional e direto. Era muito paciente com os teus chiliques, nunca me zangava a sério contigo, aturava-te quando eras chata, procurava fazer sempre as pazes contigo, mostrava-te que estavas enganada, e sobretudo procurava despertar em ti a Céu inocente, sensível, emocional e sem medo de sonhar.

É-me impossível esquecer os momentos bons que passei contigo, como a nossa relação nasceu duma amizade sincera no Lerparaver e depois fora dele. Porém, agora estamos limitados pela distância física e não poderei dar-te o meu ombro amigo, enxugar as tuas lágrimas e abraçar-te... Enfim, é a realidade...

Mesmo assim, quero preservar a nossa amizade que, com o tempo, sejamos grandes amigos, sem mágoas ou ressentimentos.

As minhas irmãs já me perguntaram se eu falava contigo e eu disse-lhes a verdade. Não ficaram nada surpreendidas pois já calculavam que o meu carinho por ti falava mais forte. Mas quero acima de tudo que sejas feliz, com ou sem mim, sê feliz e não olhes para trás. Mas nunca te esqueças que tens um amigo que reconhece o teu valor e a tua pessoa maravilhosa.

Olá Céu e Marco !

Céu, magoaste-me e muito :-(

Eu tb amadureci ao longo dos tempos, fui aprendendo com o erros, e vendo q a vida é como uma rosa: tem os seus encantos, mas tb pica (sofrimento, dor .. ) ... !
E nem por isso abandonei os meus amigos verdadeiros, continuo a gostar deles do mesmo modo ... !

Céu por amor de Deus, parece que nem me conheçes ...
A ti já te conheço há anos e já tive 2 vezes ctg, sei bem como és, mas não é o facto de conversarmos pela net ou telefone q seremos menos ou mais amigos certo ?

Eu até é raro pôr seja o q seja no meu mural, e quando é, geralmente são pensamentos ... nada de pessoal, conheço pessoas q o fazem, mas eu não sou dessas, até nesse aspecto me conheçes tão mal !
Falo sim pelo messenger do facebook com os meus amigos mais próximos, mas isso é uma coisa normal, dada a dispersão geográfica ... !
E depois não tenho culpa de ser demasiado transparente, mas evito nas redes sociais ao máximo expôr-me, agora aqui no lerparaver tou + à vontade, nem queiras comparar ... !

Céu ao longp destes 6 anos não conviveste bastante comigo ?
Sinceramente não sei o q tive a fazer ...sinto q foi tudo em vão e uma perca de tempo ... ! :-(
Mas claro prefiro q sejas frontal ... !

Quer dizer senão tivesses um relacionamento como o Marco, consideravas-o como um amigo normal como a mim .. enfim ... !

Marco, ao menos tu acreditas em mim, e não dispensas da minha amizade verdadeira loool
Tenho mto orgulho em ti, e sei q posso contar sempre contigo ... !
Obg pelas palavras de ânimo ;-)

Fiquem bem !

Olá querido maninho!

Não gosto de te ver assim e tu e a Céu são amigos insubstituíveis e muito especiais para mim!

Tenho a certeza que a Céu te considera um amigo especial, apenas foi sincera contigo e deu o seu ponto de vista. Não podemos é ter demasiadas expetativas e entregarmo-nos demasiado aos outros, principalmente quando a relação não vai para além das redes sociais.

Ela continuará a falar contigo e a apreciar a tua amizade e de te retribuir, porque já deste provas de mereceres a sua consideração. E és mesmo muito transparente e acredito na tua sinceridade e no teu grande coração. Pessoas como tu são cada vez mais raras. Admirei o modo como falaste com a Céu, pela tua humanidade, humildade e dignidade.

A vossa amizade não foi em vão, porque ao menos houve bons momentos de amizade e isso a gente jamais esquece.

Aceita-a como ela é, porque também tive de aceitá-la como ela é. Ela no fundo não te queria magoar, mas dar o seu ponto de vista. As pessoas não são todas iguais e têm uma definição muito pessoal do amor e da amizade.

Foi só isso que ela quis dizer.

Ela não disse que não era tua amiga, por isso não dramatizes.

Não tens de me agradecer, porque sinto um carinho especial por ti que és especial!

Um grande e forte abraço

Olá querido maninho,

Pois e eu agreço a sinceridade e frontalidade dela, mas achava q ele me tinha em melhor estima, pelos vistos tava enganado ... !
Caramba óh mano, são 6 anos de amizade, e não meio ano ... e com 2 encontros pessoais ... !

Ela pôs o preto no branco, e foi mto claro no q sentia por mim, pra mim não restaram dúvidas ... !
Pois maninho, eu sei q acreditas na minha amizade, adooooro-te loool

Ok, ela não disse q não era minha amiga, mas tb disse q eu sou apenas 1 amigo como todos os outros, e isso sim é q doeu mto !
Eu não tou a dramatizar mano, simplesmente é a realidade, por vezes cruel, mas enfim ...

Grande abraço

Olá Céu !

Acabaste de perder um grande amigo !
A partir de agora e tal como tu, considero-te apenas uma amiga como tantas outras ... !
Tenho muito a pena que passados 6 anos, as coisas tenham esse desfecho triste, mas de facto tenho q me dedicar a quem me mereçe, e reconheçe de facto a minha amizade !

Não guardo rancores nem ressentimentos ... !
E apesar de tudo desejo q sejas feliz
Beijinhos

Bom dia amigão! Como estás?

Senti-me dah quando me fizeste o desenho sobre o que era o amor incondicional e ele fez-me lembrar um ditado que diz" "Faz o bem sem olhar a quem."

E não tenho a menor sombra de dúvida de que a tua amizade é incondicional e que não te tenho de agradecer o que fazes de coração.

O meu blog

www.viajaracordado.wordpress.com

está a ser um sucesso e tem sido a tua preciosa ajuda na sua divulgação que tal tem sido possível!

Amo incondicionalmente as minhas irmãs, não por serem do meu sangue, mas pelas pesssoas maravilhosas que são! Porque há irmãos que não querem saber uns dos outros e que pouco se relacionam e só aparecem por interesse e desaparecem quando mais deles precisamos.

Grande abraço e um ótimo dia pra ti!

Bom dia, Marco! Como estás?
Parabéns pelo sucesso do teu blogue. Infelizmente não tenho podido comentar, mas tenho acompanhado a tua evolução. Não penses que desapareci ...kkk! Gosto muito da forma como escreves e mereces ser reconhecido pelo teu talento.

Eu sei. Tens umas irmãs espetaculares e muito simpáticas! Elas adoram-te e jamais te abandonarão nos momentos mais difíceis. Tens uma família 5 estrelas... parabéns!

Olha lá, a esta hora não era para estares no curso, ou mataste aula?

Bjs e tudo de bom!

Olá Céu!

Estou bem, obrigado! E tu e a Jéssica estão bem?

Finalmente posso responder-vos a ti e ao Filipe!

Rsrsrs...! Nunca fui um baldas e até agora não tenho uma única falta!

Aconteceu que hoje cheguei mais cedo à APEDV e, como só tinha aulas de informática às 9, aproveitei para dar um salto ao Lerparaver e ler os vossos comentários.

Obrigado pelos elogios! Não há qualquer problema e não és obrigada a comentar o meu blog. Imagino que estejas muito ocupada a ajudar a Jéssica nos trabalhos de casa e que depois precises de descansar com toda a justiça! Rsrsrs...!

Também gostei muito da tua família, especialmente da tua mãe, uma senhora muito simples e simpática!

Bjs e desejo-te uma boa continuação da semana!

Olá de novo!
Queria só esclarecer-te um engano. Têm-te ligado para o telemóvel de um número que não conheces, certo? O que acontece é o seguinte: Quando eu registei o meu contacto no telemóvel da escola para o caso de me quererem contactar, também registei o teu. Só que eu nunca mais me lembrei de o apagar e ontem uma colega minha, a Mina, em vez de ligar para mim, ligou para ti e tu estavas em formação. Hoje fui ao telemóvel e já apaguei-o. Desculpa se te atrapalhamos. pois nunca mais me lembrei.

Eu não sei se já mudaste de contacto, por isso decidi esclarecer aqui.

Olá Céu!

Fiquei esclarecido, obrigado!

Bem que pensei que fosses tu pelo nº de telemóvel, embora não tivesse a certeza de que era mesmo o teu...

O meu contato é o mesmo e não faz mal o teres eliminado dos teus contatos.

Só quero que sejas feliz e te sintas bem!

Bjs

Não percebeste... o telemóvel que tinha o teu contacto ainda, é o da escola. Nem me lembrava que o tinha colocado lá. Como eu não atendia o meu telemóvel, a minha colega ligou para o teu, pensando que era o meu. Mas já esclareci isso com ela e apaguei-o. Eu nem preciso de ter o teu contacto anotado, pois decorei-o...sou boa a decorar contactos, tu sabes disso.

Olá Céu! Como estás?

Eu sei que és boa a decorar números e quem me dera ter uma memória de elefante como a tua! eheheh Nunca fui bom a decorar números de telemóvel, tu sabes!

Já percebi e estou-me a recordar que às vezes me telefonavas desse número ou do fixo da tua escola para saberes se eu estava bem. Mas como nunca mais me telefonaste e eu não me recordava da dona Mina, ainda lhe liguei depois da formação. E ainda bem que me esclareceste, porque, pode parecer-te estranho, mas pensei logo em ti e que de que estivesses a precisar de ajuda... Mas graças a Deus estás bem e feliz, finalmente reencontraste-te e sentes-te completa com a tua filha!

Aí na tua escola sabem que estou a tirar um curso de massagista e que estou a conseguir? Um dia destes vou dizer-te que sou independente financeiramente e se quiseres faço-te uma massagem muito especial! Ops.... estava a brincar!

Bjs para ti e para a tua mãe

Claro que sabem, gostavam muito de ti e admiravam-te imenso! Massagem e porque não? Quem não gosta de uma boa massagem? Fica prometido e vou cobrar-te...kkk!

Olá Céu!

Gostei de conhecer a dona Clemência e a Ana Rita, que são tuas grandes amigas!

Está prometido, até porque mereces! Ajudaste-me a inscrever-me no curso de massagista, escreveste para a ACAPO, para o provedor da Misericórdia, para o antigo centro de surdocegos onde estive e até para a televisão! eheheheh

Porque o curso era muito importante para mim e o meu sonho e fomos insistindo até conseguirmos uma solução para eu poder concretizar este meu sonho.

Sinto que estou no bom caminho e que estou a dar o meu melhor!

Tenho a certeza que irias adorar receber massagens relaxantes e suaves. irias sentir-te mais leve e aliviada. Eu sinto isso e é realmente agradável e excelente para a saúde.

E podes cobrar mas não abuses! rsrsrsrs

Bjs e tudo de bom!

Bom dia querido maninho,

Ainda bem q gostaste do desenho hehehe
É mesmo, esse ditado faz todo o sentiido ... !
Ora aí está, o q é feito de coração não se agradeçe loool
Sim a minha amizade é de facto incondicional, assim sinto q a tua tb o é loool

Ya, as vistas e fão dispararam exponêncialmente, tb diga-se que tens mto jeito prá escrita lool
As tuas manas pelo pude ir apreciando são mesmo mto fixes loool

Grande abraço e um ótimo dia !

Páginas



1 a 50 de 69