Está aqui

Acessibilidade ao meio físico

Robô em forma de cachorro pode substituir cão-guia

por Norberto Sousa

Aparelho desenvolvido por cientistas da Universidade de Glasgow promete maior independência a deficientes visuais em locais públicos
Laura Intrieri
8 fev
2024

Pesquisadores da Universidade de Glasgow divulgaram nesta quinta-feira (8) o RoboGuide, um robô de quatro patas alimentado por inteligência artificial (IA) que promete ser uma futura alternativa aos cães-guia tradicionais.

...

Microsoft lança app com som 3D que ajuda deficientes visuais a se locomoverem

por Norberto Sousa

A Microsoft lançou um aplicativo para iPhone que promete facilitar a vida de pessoas com deficiência visual. Batizado de “Microsoft Soundscape”, o programa permite que a pessoa adicione um alerta sonoro a locais de interesse e saiba pontos importantes ao seu redor na cidade. Usando um áudio tridimensional, o app ajudaria a reduzir o estresse e a ansiedade do indivíduo.

...

Brasil: Pessoas com deficiência e o acesso à informação: Recomendações de acessibilidade indicadas para web

por Norberto Sousa

A internet e suas possibilidades estão acessíveis por todo o mundo. Ouso dizer que os “Apps” como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter etc tem sido os meios de comunicação mais utilizados, possibilitando o acesso em inúmeras coisas como pesquisas com finalidade profissional, acadêmica, política, vida social, sexual etc. Obviamente que a internet e seus aplicativos têm seus prós e contras. Existem diversas discordâncias sobre a internet como parte integrante do meio.

...

Brasil: MON lança programa de acessibilidade para pessoas com deficiência visual

por Norberto Sousa

O Museu Oscar Niemeyer lança neste sábado (13), às 17h, o programa MON Para Todos. Iniciado em 2013, com o patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o programa é destinado a pessoas com cegueira ou baixa-visão. O principal objetivo é promover a autonomia desses visitantes no museu.

...

Brasil: Alunos do AM desenvolvem óculos com sensor ultrassônico para cegos

por Norberto Sousa

Um dos desafios de deficientes visuais é a locomoção com segurança. Bengalas auxiliam na verificação de desníveis de piso e possíveis obstáculos até a altura da cintura, mas placas e outros objetos que estejam próximos dos membros superiores poucas vezes são percebidos e podem causar sérios acidentes. Pensando nisso, um grupo de 15 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) desenvolveu um modelo de óculos com sensor que percebe obstáculos a até 2 metros de distância.

...

Brasil: Recifense desenvolve dispositivo que alerta cegos para obstáculos nas ruas

por Norberto Sousa

O dispositivo é acoplado nos sapatos e emite sons para buracos, obstáculos e escadas

As pessoas com deficiência visual terão um novo auxílio para melhor locomoção dentro das cidades. O aluno de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Boa Viagem (FBV), Davi Cavalcanti, 20 anos, desenvolveu um dispositivo que, acoplado ao calçado, alerta ao usuário sobre possíveis obstáculos no caminho. De acordo com o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, só no Recife, pelo menos 19 mil pessoas com cegueira ou baixa visão poderiam ser beneficiadas.

...

Portugal: Numa praia do Funchal pode-se nadar num mar que não se vê

por amcsilva

Cidade vai ter a primeira praia do país que permite a autonomia dos
invisuais. Projecto inicial visava apenas pessoas com dificuldades de
locomoção.

Por Márcio Berenguer

O Funchal vai ter, a partir da próxima semana, a única praia do país
adaptada para invisuais. O projecto, orçamentado em cerca de 100 mil
euros, começou a ser testado na quinta-feira e vai permitir que
pessoas invisuais possam de forma completamente autónoma ir ao mar,
usufruindo também de todos os equipamentos de apoio balnear.

...

Wheelmap: o mapa-mundo da acessibilidade, para quem depende de uma cadeira de rodas

por Norberto Sousa

Este mapa-mundo, com versões web, Android e iOS, tem facilitado a vida a quem depende da cadeira de rodas para se deslocar. Já existe há cinco anos e tem mais de meio milhão de entradas.
A aplicação usa o GPS do dispositivo para facilitar a orientação
As aplicações móveis apareceram para nos facilitar a vida a todos. Incluindo àqueles cuja vida tende a ser mais difícil. Isto porque deslocar-se por uma cidade — algo “normal” para a maioria das pessoas — pode ser uma autêntica aventura e um grande desafio para quem está dependente de uma cadeira de rodas.

...

Bengala com reconhecimento facial ajudará milhares de pessoas

por Norberto Sousa

Há investigação que não é feita ao acaso. Há teses de doutoramento que não acabam nas gavetas e há empresas que apostam nesses projectos para colocar a tecnologia investigada ao serviço das pessoas que dela necessitam.

Tomando isto como ponto de partida, um grupo de alunos da Birmingham City University tem vindo a desenvolver um projecto fantástico. Uma bengala inteligente, denominada de Xplor… mas não é uma bengala qualquer!

...

Páginas



1 a 10 de 124

Subscribe to Acessibilidade ao meio físico