Botão Iniciar
1 - Programas
Como dissemos no Módulo 1, esta opção é a sucessora do Gestor de Programas do Windows 3.11, sendo portanto uma das maneiras mais rápidas de aceder a quase todas as aplicações instaladas no computador.
O facto de dizermos quase todas, deve-se à necessidade de, para uma aplicação ser acessível deste modo, criar uma pasta, contendo os atalhos para os programas ou documentos dessa aplicação, dentro da pasta Programas, ou seja, C:\WINDOWS\MENU INICIAR\PROGRAMAS, ou colocar, directamente, nesta mesma pasta atalhos para as aplicações.
Na instalação do Windows 95, são criadas, automaticamente, várias pastas e atalhos dentro da pasta Programas, as quais vamos analisar seguidamente, dando principal atenção às que são mais úteis.
1.1 - Acessórios
Esta pasta contem várias sub-pastas e atalhos para um grande número de acessórios que acompanham o Windows 95, e que são úteis em muitos casos.
A - Fax
Este acessório tem três componentes, que são:
· Compor Novo Fax: Disponibiliza um Assistente que nos vai guiando através dos passos necessários para criar e enviar um Fax;
· Editor de Páginas de Rosto: Dá acesso ao Editor que nos possibilita criar ou modificar páginas de rosto para os nossos faxes;
· Pedir um Fax: Opção que nos permite solicitar que nos seja enviado um fax, que esteja guardado para nós em algum sistema.
B - Ferramentas da Internet
Tem como opções, Entrar na Internet, que nos permite estabelecer a ligação telefónica, quer a ligação normalmente utilizada, quer qualquer outra ligação já definida ou a definir na altura, e um atalho para aceder ao Internet Explorer.
C - Ferramentas do Sistema
Este é um conjunto de ferramentas do sistema, que nos permite fazer algumas operações de segurança e de manutenção do sistema, tais como:
D - Backup
Atalho para o MS-BACKUP, utilitário de cópias de segurança;
E - Desfragmentador do Disco
Ferramenta de reparação do disco rígido, que visa evitar que um ficheiro esteja fragmentado e ocupe várias partes do disco;
F - DRIVESPACE
Utilitário de gestão da compressão do disco. Esta opção de compressão do disco permite que se possa utilizar uma capacidade de gravação bastante maior do que a capacidade nominal do disco, por exemplo, consegue-se gravar 1,5 Gb num disco de apenas 1 Gb;
G - Ferramenta de Reparação da Pasta a Receber
Utilitário de reparação das pastas do Internet Mail;
H - Medidor de Recursos
Utilitário que mede a utilização da memória;
I - Monitor do Sistema
Utilitário que mede a utilização do processador;
J - Jogos
Dá acesso aos jogos que são fornecidos juntamente com o Windows.
K - Multimédia
Esta opção dá acesso aos controles de som e vídeo.
L - Bloco de Notas
Editor de texto, muito simples e de pequena capacidade, equivalente ao editor de textos do MS-DOS.
M - Calculadora
Coloca-nos no ecrã, uma calculadora, que é bastante difícil de usar.
N - Mapa de Caracteres
Mostra a composição dos vários conjuntos de caracteres.
O - Paint
Aplicação de desenho, sucessora do Paint Brush.
P - WordPad
Este aplicativo, é um processador de texto, com recursos, um pouco abaixo do Word 6 para Windows.
1.2 - Arranque
Esta pasta tem uma característica especial, que faz com que os programas nela contidos, sejam executados, automaticamente, no arranque do Windows 95.
1.3 - Explorador do Windows
Este é um aplicativo, que substitui o Gestor de Programas e o Gestor de Ficheiros. A pasta O Meu Computador é uma apresentação diferente deste aplicativo. A principal diferença reside no aspecto gráfico, pois no Explorador, as pastas são apresentadas em árvore. Os menus e comandos são os mesmos que analisámos na pasta O Meu Computador, sendo portanto, desnecessário repetir.
1.4 - Linha de Comandos do MS-DOS
Este comando dá acesso à linha de comandos do MS-DOS, permitindo, assim, o trabalho normal no ambiente MS-DOS.
1.5 - Livro de Endereços do Windows
Este aplicativo, é uma espécie de agenda, para os endereços de e-mail.
2 - Documentos
É uma pasta temporária, onde são guardados os últimos 15 documentos acedidos por algum editor de documentos.
3 - Definições
Esta pasta tem três sub-pastas, uma para acesso ao Painel de Controlo, outra para acesso à pasta das Impressoras, tópicos que já analisámos no módulo anterior. A terceira opção, permite o acesso às definições da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar.
3.1 - Barra de Tarefas
Quando acedemos a esta opção, abre-se a janela de propriedades da Barra de Tarefas, que tem duas páginas, a primeira das quais, serve para definirmos as opções da Barra de Tarefas e que tem as seguintes caixas de verificação:
· Sempre visível;
· Ocultar automaticamente;
· Mostrar Ícones Pequenos no Menu Iniciar;
· Mostrar Relógio
A segunda página, permite personalizar o Menu Iniciar, adicionando ou removendo programas, e limpar a pasta Documentos do Menu Iniciar.
4 - Localizar
Das várias opções disponíveis, apenas vamos analisar a primeira, denominada Ficheiros ou Pastas, pois é a única que funciona com o computador a trabalhar isoladamente. As restantes opções, presumem a existência de ligação a uma rede, pelo que não vão merecer mais do que a referência à sua existência. A totalidade das opções é:
· Ficheiros ou Pastas;
· Computador
· No The Microsoft Network
· Peoples (Pessoas)
· Utilizar o Microsoft Outlook
4.1 - Ficheiros ou Pastas
Quando se acede a esta opção, abre-se uma janela chamada Localizar Todos os Ficheiros, com o uma caixa de texto activa, chamada Com Nome, onde devemos escrever o nome do ficheiro ou pasta que queremos localizar. Não é necessário escrever o nome completo do ficheiro, bastando pôr uma parte do nome ou a extensão.
Pressionando Tab, passamos à caixa Procurar Em, onde podemos definir em que unidade queremos que seja feita a busca, tendo a opção de fazer a busca em todas as unidades, seleccionando a opção O Meu Computador. Avançando com a tecla Tab, chegamos ao botão Procurar, que nos permite seleccionar não só a unidade, mas sim uma pasta específica dentro de qualquer unidade. Continuando a avançar, atingimos à caixa de verificação Incluir Sub-pastas, que permite incluir, ou não, na procura todas as sub-pastas, contidas na unidade ou pasta seleccionada.
Prosseguindo, passamos a uma série de accionadores de página, sendo o primeiro destinado a executar a busca pelo Nome e Localização, o segundo para uma busca por Data de Modificação, e o último modo de busca, com o nome de Avançado, permite que se localize um ficheiro, que contenha uma determinada porção de texto.
5 - Ajuda
Esta opção permite o acesso aos tópicos de ajuda do Windows. Como é lógico este ficheiro de ajuda está orientado para as pessoas normovisuais, sendo, portanto, extremamente difícil de usar por nós.
6 - Executar
Esta opção permite executar qualquer programa, abrindo para esse efeito, uma janela. Quando se abre a janela Executar, fica activada a caixa de texto Abrir, onde é editado a última linha de comando executada, podendo ser aceite ou alterada. Se não soubermos a linha de comando completa, podemos pressionar Tab, até acedermos ao botão Procurar, que nos permite seleccionar a aplicação desejada, pressionando, depois, Tab até alcançar o botão Ok, que devemos accionar para que a aplicação escolhida, seja executada.
7 - Encerrar
Este tópico do Menu Iniciar, deve ser sempre utilizado, quando se pretende desligar ou reiniciar o computador, para que todos os controladores, dispositivos e programas sejam devidamente descarregados da memória.
A janela Encerrar o Windows, pergunta-nos se temos a certeza de que desejamos, e oferece-nos quatro hipóteses de acção:
· Encerrar o computador
· Reiniciar o computador
· Reiniciar o computador no modo de MS-DOS
· Fechar todos os programas e iniciar sessão como um utilizador diferente. Para a nossa resposta, temos três hipóteses: Sim, Não e Ajuda. A resposta Sim, faz com que, em qualquer das opções, a sessão actual do Windows, seja terminada.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 14567 leituras