Está aqui

Módulo 2 - Ambiente de trabalho

por Lerparaver

Ambiente de Trabalho

1 - O Meu Computador

Como dissemos no módulo anterior, abrindo esta pasta temos acesso a quase tudo o que no Windows 3.11, era acessível pelo Gestor de Ficheiros, de Programas, de Impressoras e Painel de Controlo. Dentro da pasta O Meu Computador, quando se abre uma janela não fica seleccionado nenhum item, sendo necessário pressionar a Barra de Espaços, para seleccionar o primeiro item, ou a Seta para Baixo ou para a Direita, para seleccionar o item seguinte. Esta pasta é uma janela com os seguintes objectos:

· Unidades de disquetes

· Unidades de discos rígidos

· Unidades de CD-Rom

· Painel de Controlo

* Impressoras

· Acesso Telefónico à Rede

Nesta janela a Barra de Menus, é constituída pelas seguintes categorias:

A - Ficheiro

Os itens deste menu variam consoante o objecto da pasta que estiver seleccionado, pelo que só os iremos analisar quando nos referirmos a cada um dos objectos.

B - Editar

Este menu tem associados comandos que se destinam a executar operações sobre ficheiros, portanto só os iremos analisar, quando tratarmos da Gestão de Ficheiros e Programas.

C - Ver

É com os comandos deste menu, que se define como se apresentam as janelas e os elementos que a compõem. Os comandos são:

C1 - Barra de Ferramentas

Esta opção não tem qualquer utilidade para nós, pois coloca no ecrã, uma barra de ícones, que substituem os comandos dos menus.

C2 - Barra de Estado

Esta barra aparece no fundo da janela, dando indicações do número de objectos seleccionados e o espaço em disco ocupado pelos mesmos.

C3 - Ícones Grandes

A apresentação nesta forma mostra-nos cada elemento constituído pelo ícone respectivo, um quadrado com cerca de dois centímetros de lado, e por baixo o nome do elemento. A ordem é da esquerda para a direita e de cima para baixo.

C4 - Ícones Pequenos

Nesta opção, os elementos aparecem com o ícone, um quadrado com menos de um centímetro de lado, situado à esquerda do nome. A ordem é a mesma da opção anterior.

C5 - Listar

Nesta opção, a única alteração em relação à anterior é a ordem que passa a ser de cima para baixo e da esquerda para a direita.

C6 - Detalhes

Esta é a opção mais completa, onde cada objecto ocupa uma linha, a qual contém, da esquerda para a direita, o ícone, o nome, o tamanho, o tipo de Ficheiro, data e hora de gravação.

C7 - Dispor Ícones

Este comando dá acesso a um submenu com várias opções de ordenamento dos ícones, as opções deste submenu variam conforme a janela que estiver aberta. Na janela O Meu Computador, os itens são:

· Por letra de unidade;

· Por tipo: coloca em primeiro lugar as unidades de CD-Rom, depois as unidades de disco e por último as unidades de disquetes;

· Por tamanho;

· Por espaço livre;

· Dispor automaticamente: não disponível;

· Alinhar Ícones: Só disponível, se a apresentação estiver seleccionada para

ícones, quando disponível, reorganiza os ícone dispostos no ecrã;

· Actualizar: opção válida para todos os tipos de apresentação, que possibilita “refrescar”, fazendo nova leitura ao suporte lógico, os ficheiros listados. Esta opção é bastante útil, por exemplo, quando procuramos um Ficheiro em disquetes, pois dispensa o abrir e fechar a janela cada vez que mudamos de disquete.

· Opções: possibilita parametrizar como funcionam as janelas, que tipos de ficheiros são ocultados, que extensões são omitidas, e com que programas são abertos os vários tipo de ficheiros. Esta opção será discutida quando analisarmos a gestão de ficheiros e programas.

D - Ajuda

Este menu proporciona-nos outra maneira de aceder aos tópicos de ajuda do Windows 95 (que serão apresentados no Módulo 3), e também ao item Acerca do Windows 95, que nos informa sobre a quem está licenciada a cópia em uso, qual a memória física e que percentagem de recursos está disponível.

1.1 - Unidades de Disquetes

Nos computadores actuais, normalmente, só é instalada uma unidade de disquetes de 3 polegadas e meia, a que é atribuída a letra A. Portanto o objecto aparece com o nome Disquete de 3½ (A:), e é, habitualmente, o primeiro objecto que aparece quando se acede à pasta O Meu Computador. Conforme dissemos anteriormente, é necessário pressionar a Barra de Espaços para seleccionar este objecto. Depois de seleccionado, podemos então ver o que é possível fazer através dos vários comandos disponíveis no menu Ficheiro:

A - Menu Ficheiro

Quando acedemos ao menu Ficheiro, pressionando “Alt” e “F”, são disponibilizados os seguintes comandos:

A1 - Abrir

Permite-nos conhecer o conteúdo da disquete, efectuar a gestão de ficheiros, chamar qualquer programa ou documento, que ela contenha.

A2 - Explorar

Esta opção é idêntica à anterior, só que, em vez de usar a pasta O Meu Computador, usa o Explorador do Windows.

A3 - Localizar

Possibilita-nos efectuar a busca de qualquer Ficheiro ou pasta, dentro desta unidade. Esta opção será descrita no módulo seguinte.

A4 - Copiar Disco

Permite copiar o conteúdo de uma disquete para outra. Quando acedemos a esta opção, abre-se uma caixa de diálogo, que permite a execução da cópia. Nesta caixa temos os seguintes elementos:

· Copiar de e Copiar para - Duas caixas de lista, que nus permitem seleccionar de e para onde queremos a cópia. Como normalmente só há uma unidade de disquete, não há nada a seleccionar.

· Dois botões, Iniciar e Fechar, que nos permitem dar início à cópia ou a fechar a caixa sem executar a cópia. Este último botão, transforma-se em Cancelar, enquanto a operação estiver a decorrer.

· Uma área de texto só de leitura, onde vão sendo dadas informações sobre o andamento do trabalho.

Quando o computador termina de ler a disquete de origem, aparece outra caixa de diálogo a solicitar que seja introduzida a disquete de destino, e se faça clique sobre o botão "OK", o que para nós equivale a pressionar a tecla "Enter". Após esta operação, a cópia prossegue. ATENÇÃO: Se introduzir uma disquete contendo alguns ficheiros, ELES SERÃO APAGADOS!

A5 - Formatar

Esta opção serve para formatar uma disquete, e quando se acede a ela, abre-se uma caixa de diálogo que permite definir e parametrizar o tipo de formatação desejada. Passemos à descrição desta janela:

· Capacidade: Nesta caixa podemos seleccionar a capacidade da disquete a ser formatada (720 Kb ou 1,44 Mb).

· Tipo de formatação: Conjunto de três caixas de opção, que nos permitem indicar qual o tipo de formatação desejada:

· Rápida: apenas apaga os ficheiros existentes e se desejado altera o nome;

· Completa: Faz a formatação completa da disquete, como se fosse a primeira vez que é usada;

· Copiar apenas ficheiros de sistema.

· Outras opções: Grupo que contém as seguintes caixas de texto e de verificação:

· Nome: para indicarmos o nome que queremos atribuir à disquete. Este campo pode ficar em branco;

· Sem nome: onde podemos fixar que não é atribuído nenhum nome, validando esta caixa;

· Mostrar resumo quando terminar: que nos dá acesso, ou não, ao resumo da formatação;

· Copiar ficheiros de sistema: que nos permite definir se os ficheiros de sistema são copiados ou não;

· Botões Iniciar e Fechar, que permitem dar início à formatação ou abandonar a caixa de diálogo sem executar a operação.

A6 - Criar Atalho

Esta opção, como o nome indica, cria-nos um atalho, que por não poder ficar nesta janela é-nos proposto ser colocado no Ambiente de Trabalho, oferecendo acesso directo à unidade de disquetes.

A7 - Eliminar

Opção não disponível.

A8 - Mudar o nome

Opção não disponível.

A9 - Propriedades

Esta opção, possibilita-nos o acesso às propriedades da disquete, tais como o nome, que é possível alterar, o espaço total, ocupado e livre. É também possível aceder a algumas ferramentas de gestão da disquete, tais como, verificação de erros (Scandisk), Cópias de Segurança (MS Backup) e Desfragmentador de Disco.

A10 - Fechar

É a opção que permite fechar a janela e regressar ao Ambiente de Trabalho.

Convém não esquecer que estamos a trabalhar sobre uma disquete, pelo que para aceder a estas opções, é necessário introduzir uma disquete na unidade respectiva.

1.2 - Unidades de disco rígido

O Windows 95, só consegue gerir discos rígidos com capacidade até 2,1 Gb, e como os discos actuais são de capacidades superiores, é frequente haver a necessidade de fazer mais do que uma partição. Este facto, origina a existência de mais do que uma unidade de disco rígido na maior parte dos computadores actuais.

Os objectos representativos das unidades de disco aparecem na janela O Meu Computador, com o nome que lhes foi atribuído e a letra de unidade, normalmente, as letras C e seguintes.

A - Menu Ficheiro

A única diferença existente nas opções deste menu, em relação às existentes quando seleccionada a unidade de disquetes, é a ausência do item Copiar Disco.

1.3 - Unidades de CD-Rom

O objecto representativo deste tipo de unidade, também é constituído pelo nome e letra de unidade, se houver algum CD introduzido, ou apenas a letra de unidade, se não estiver nenhum CD colocado na unidade. Quando seleccionado este objecto, as diferenças no menu Ficheiro, são a não existência das opções Copiar disco e Formatar e a inclusão da opção Ejectar, que como o nome indica serve para abrir a unidade respectiva.

1.4 - Painel de Controlo

O Painel de Controlo contém uma série de utilitários, através dos quais se podem configurar os diversos componentes de hardware do seu sistema, e parametrizar algum software. Possui também utilitários que nos assistem na instalação de novo hardware e na instalação ou remoção, total ou parcial, de software. Os principais componentes desta janela são:

A - Adicionar Novo Hardware

Esta opção chama o Assistente de Novo Hardware, que nos ajuda a instalar grande parte do hardware normalmente utilizado;

B - Adicionar/Remover Programas

Este utilitário ajuda-nos a remover ou instalar, total ou parcialmente, aplicações, principalmente as da Microsoft ou de outros fabricantes que usem a mesma tecnologia, ou ainda a instalar qualquer produto a partir de disquetes ou de CD-Rom;

C - Data / Hora

Utilitário que possibilita alterações da data e da hora, bem assim como de alguns parâmetros de gestão da hora;

D - Definições Regionais

Por definições regionais, entende-se um conjunto de normas que regulam a apresentação de números, moeda, data e hora. O conjunto de normas está, normalmente, associado a um país, e a opção pelo conjunto que queremos utilizar é efectuada na instalação. Em qualquer altura, através deste utilitário, é possível alterar o conjunto de definições ou redefinir apenas alguma das várias definições, números, moeda, data e hora;

E - Monitor

É nesta opção que se pode configurar as definições do monitor e parametrizar os aspectos do monitor, tais como, Segundo Plano, Protecção de Ecrã, e Aparência;

F - Multimédia

Utilitário de controlo da reprodução do som, da leitura de CD-Audio, do vídeo e de MIDI;

G - Rato

Utilitários de configuração do rato, podendo definir os botões, o aspecto, a velocidade e o tipo de rato;

H - Sistema

Conjunto de utilitários que permitem definir várias características do sistema;

I - Sons

Permite definir os sons que ilustram as várias ocasiões e eventos do Windows;

J - Teclado

Utilitário de definição do tipo, configuração e outras características do teclado;

K - Tipos de Letra

Permite instalar, remover e visualizar tipos de letra.

1.5 - Impressoras

Esta pasta de sistema do Windows 95, substitui o Gestor de Impressoras do Windows 3.11. Abrindo esta pasta, temos acesso a:

A - Adicionar Impressora

Este utilitário ajuda-nos a instalar impressoras, quer utilizando os drives fornecidos pelo fabricante, quer os existentes no CD-Rom de instalação do Windows 95.

B - Impressoras

Para além do objecto anterior, a pasta exibe um objecto para cada impressora ou dispositivo de impressão instalado (por exemplo, saída para fax). É através destes objectos, que acedemos ao Gestor de Impressão de cada uma das impressoras.

Este gestor apresenta-se como uma janela, que nos mostra a lista dos trabalhos em curso e em espera. Para gerir as impressoras e os trabalhos de impressão, temos â nossa disposição os seguintes menus e comandos:

B1 - Menu Impressora

Este menu tem os seguintes comandos:

· Parar Impressão: Com este comando podemos fazer parar a impressão em curso;

· Suprimir Trabalho de Impressão: Este comando serve para eliminar trabalhos de impressão que estejam em fila de espera;

· Predefinir: Este comando, quando activado, faz com que esta impressora passe a ser considerada, pelas aplicações em Windows, como a impressora assumida por defeito;

· Propriedades: Com este comando pode-se configurar e parametrizar a impressora, podendo definir a porta de comunicações usada, as características da impressora, tamanho de papel, etc.;

· Fechar: Comando que permite abandonar a janela.

B2 - Menu Documento

Tem dois comandos que permitem parar ou cancelar a impressão do documento seleccionado.

1.6 - Acesso Telefónico à Rede

Esta pasta de sistema permite-nos definir quais são as características das ligações telefónicas que irão ser utilizadas nas ligações à Internet, envio de faxes ou qualquer outra ligação telefónica que seja necessário estabelecer.

2 - Reciclagem

Nesta pasta são depositados todos os ficheiros ou pastas “apagados”, para que, em caso de necessidade, possam ser recuperados. Quando se acede à pasta Reciclagem, abre-se uma janela onde são exibidos os vários ficheiros eliminados.

Dos menus e respectivos comandos disponíveis, vamos apenas analisar os que são específicos desta janela:

A - Menu Ficheiro

· Restaurar: possibilita anular a eliminação do, ou dos, ficheiros seleccionados;

· Esvaziar Reciclagem: elimina definitivamente todos os ficheiros existentes na Reciclagem.

B - Menu Ver

O comando Dispor Ícones tem nesta janela as seguintes opções:

· Por Nome;

· Por Origem: que ordena os vários ficheiros, pela sua directoria de origem;

· Por Data de Eliminação;

· Por Tipo;

· Por Tamanho;

· Dispor Automaticamente (Não disponível).