Está aqui

D-eficiência - blog de amcsilva

Nova lista iAcessível

por amcsilva

iAcessível

Os tempos mudam e evoluem.
Acontece também com as novas tecnologias e, felizmente, sucede o mesmo com as tecnologias adaptativas, possibilitando o acesso a novos dispositivos, ferramentas e recursos.
Em geral estas tecnologias são concebidas por terceiros, possibilitando, através de aplicações específicas, o acesso por pessoas com necessidades especiais.
Estas aplicações têm custos elevados que têm de ser equacionados quando da aquisição do dispositivo. Todos nos habituámos a ter de comprar um leitor de ecrã para o computador ou telemóvel, cujo o custo adicional é, em geral, algumas vezes superior ao do próprio dispositivo.
Felizmente que há exceções a esta filosofia e, certamente o maior e melhor exemplo vem da Apple. Esta empresa entendeu que não deve menosprezar um mercado de milhões de utilizadores, pessoas com deficiência sensorial ou motora, pessoas com recursos económicos que querem usar os mesmos dispositivos e recursos que os outros.
A vantagem de se incluir num computador ou leitor multimédia software nativo para colmatar estas necessidades tem a virtude de evitar custos adicionais com aplicativos de terceiros e melhor integração e estabilidade do dispositivo.
Agora que os leitores de ecrã para Windows atingiram preços obscenos, que o Linux continua num estado de subdesenvolvimento a este nível, que a Nokia abandonou o Symbian onde já era muito complicado usar as interfaces táteis com tecnologias adaptativas, que o Android ainda não dispõe verdadeiramente de acessibilidade, é importante procurar novos horizontes e perspetivas.
O segredo pode estar numa simples maçã. Se foi esta que alertou Newton para uma teoria que explicava porque tudo que se largava caía ao chão, agora este fruto renova o seu símbolo de tentação: tentação pela beleza, tentação pelo desempenho e tentação pela acessibilidade e usabilidade.
Quando adquirimos um Mac, um iPhone, um iPod ou um iPad, levamos para casa um produto acessível, pronto a usar e sem custos adicionais por isso.
Daí o objetivo desta lista. Artilhar informação, sobre a utilização destes dispositivos, quais os programas acessíveis, truques, comandos, etc.
Pretende-se criar uma base de conhecimento, construída a partir do contributo de todos os seus subscritores, demonstrando que há muito mais e melhor do que temos usado até agora. Demonstrar que existem outras filosofias, outras técnicas e que, com tudo isto, há mais uma janela aberta para o mundo, o da informação, da formação e do entretenimento.

Subscrevam iAcessível
Administrador: António Silva
url: http://groups.google.com/group/iacessivel
E-mail: iacessivel@googlegroups.com
Subscrição: iacessivel+subscribe@googlegroups.com

Nesta fase inicial o administrador do grupo não publicará conteúdo relevante até que esta atinja o mínimo de 20 utilizadores.

Até já,

António Silva

Comentários

Caro António,

Cuidado com as afirmações que fazes, não vás induzir as pessoas em erro !
O Linux não estará nem nunca teve num estado de subdesenvolvimento, e se pensas isso desengana-te !
O Orca é um dos excelentes exemplos de óptimos leitores de tela, embora para já só para desktops / laptops ... !
A nível de ecrã tácteis, ainda não se atingiu um nível bastante satisfatório, mas tão a ser feitos bastantes esforços nesse sentido, e como tal acredito que em pouco tempo, isso venha a acontecer !
Aliás uma das coisas mais incríveis no linux, são as enormes comunidades, um exemplo bem recente é o desenvolvimento do iris, parecido com o siri, mas para android, num tempo record de 48h !