Está aqui

- blog de Anacristina

descriminação... entre nós!

por Anacristina

Acho que na apresentação disse quem sou. Caracterizei-me. Agora gostava de partilhar convosco uma coisa que me deixa particularmente desnorteada.

Pensam que nós por sermos cegos não podemos amar, não podemos fazer nada que os outros fazem.

Então deixo-vos este episódio. Para que vejam, ou até para que me contem histórias idênticas.

Uma vez, propuseram-me na escola (tenho dezanove anos e estou no 11º ano), que participasse nas listas da associação de estudantes. Qual não foi o meu espanto! era a primeira vez que me propunham isto, era diferente, ia ter experiências novas... sou extremamente sonhadora. E pronto... sendo sonhadora, por vezes os planos vão pelo ar.

Os tempos foram-se passando. Comecei a ficar desconfiada que algo se passava. Mas ainda não procurei resposta, deixei o tempo passar. Mas a certa altura, decidi de uma vez por todas pôr tudo em pratos limpos. Se me pediram, porque nunca mais me falaram?

Então procurei quem me falou. E...

- já não te aceitam. porque os outros pensam que podes dar problemas.

Fiquei arrasada. acho que não foi sincero comigo. como gostava que fosse. eu não pude participar nessa nova experiência por ser cega!
tenho vergonha de o admitir... mas acho que quando estava sozinha no meu quarto até chorei.
situações um pouco tristes e sinceramente quem é cego sabe bem do que estou a falar.
especialmente quando se sabe que em algumas partes, onde se devia ter o maior afecto, não se tem.
E talvez tenha aprendido... aprendido a não sonhar tanto... e se não podiam levar-me, ao menos que nem me falassem...
senti-me excluída.
e aqui fica meu desabafo.

Comentários

Olá mais uma vez Ana Cristina só te digo uma coisa sonha porque vais mostrar as pessoas que ser cego não é nenhuma doença que se transmite de pessoa para pessoa.

E mostra que sonhar é bom...

Marciel

maciel

Olá Ana!

Infelizmente, alguns querem dar-te oportunidades, mas, tratando-se de uma equipa, pode acontecer o que acredito que se tenha passado no teu caso, ou seja, não estão de acordo pelas razões que colocaste. Claro que concordo que isto é uma descriminação.

Já estive perante um desses casos. Na escola, sobretudo no secundário, sentia-me completamente desintegrado, e acho qe uma das razões para tal tinha a ver com o facto de sentir pouco apoio e ter escassos conhecimentos. As únicas pessoas de quem sempre tive apoio foi dos professores, que me ajudaram o melhor que podiam.

De resto, andava sempre sozinho, não tinha quem me convidasse para ir ali ou acolá, etc. Sentia-me excluído.

Foram tempos muito complicados os que vivi.

Olha, também andei no São Manuel, e até aí me sentia descriminado pelos próprios colegas.

Beijinhos.
Tiago Duarte

Tiago Duarte

sinto muito que coisas destas acontessam. Isto só demonstra o quanto ignorantes são algumas pessoas. És muito corajosa! Nunca desistas dos teus sonhos.

Nós somos do 8ºano, e estámos a realizar um trabalho para Área de Projecto sobre descriminação, e pensámos em criar um blog sobre esse mesmo tema, e nesse blog pensámos em relatar histórias de pessoas descriminadas.
Durante a pesquisa encontrámos esta história que nós achamos interessante, por isso queremos perguntarte se podemos publicar a tua história no nosso blog e se quiseres podemos publicar o nome do teu blog para acederem.
Depois avisamos-te o nome do nosso futuro blog.
Podes mandar resposta para o meu mail: rita_zac_14@hotmail.com

Atenciosamente,

8ºE

ignorancias a parte anacristina, nunca desista dos teus sonhos e não deixe que momentos atrapalhem toda uma vida! nem sempre será assim, nem todos agem desta forma. perdoe estas pessoas e mostre o seu valor
todo sonhador apanha da vida, mas no final da tudo certo
vale a pena sonhar
beijos

Olá eu já sou mais velhinha já levei dessas e muitas outras.
Quando passei para o 7º ano também fui rejeitada pela turma, coisa que pensei que só me tivesse acontecido a mim, custou horrores, mas aprendi e cresci muito.
Quando cheguei à faculdade os professores iam"tendo uma coisa", até me sugeriram que desistisse do curso, não desisti mas só eu sei o que me custou, o que tive que passar para fazer a licenciatura em Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Escola que apartir de então tem como pré requisito boa visão.
Depois dessas outras, o trabalho, a rejeição de alguns namorados por pressão dos amigos e família etc.
Se algum dia fui sonhadora já não me lembro, agora é uma das coisas que mais lamento e que não consigo mudar é que já não consigo sonhar, não consigo mesmo!
Por isso apreciu muito quem tem essa capacidade e peço a todos os sonhadores que não desistam de sonhar isso vai-vos levar longe de certeza.
Sonhem e lutem sempre por aquilo em que acreditam "o sonho faz o mundo avançar".
Beijinhos

Isabel, a senhora tocou num ponto estratégico, que dá que pensar, relacionando-o com a descriminação: os pré-requisitos que as instituições de ensino superior público exigem para a entrada de uns, e a não entrada de outros. Pois, há muitos cursos que supostamente, necessitam, como do pão para a boca, que os alunos cumpram pré-requisitos não essenciais há aquisição de competências. Isto é uma espécie de providência cautelar que as instituições impõe, para se livrarem do trabalho que cegos ou surdos lhes dariam... Eu também gostava de fazer o curso que a Isabel fez, nesse local, e ah... só em sonhos.

Amiga, ainda és nova e não te assuste com a vida e sonhar deves continuar a sonhar, mas tens de ser realista e perceberes que os ditos normais ainda não nos compreendem nem percebem têm medo da realidade. Pois nós mesmos com as nossas limitações conseguimos superar as grandes dificuldades da vida e somos muito mais senciveis do que eles, agora não desanimes e tenta demonstrar as tuas capacidades de superior a eles e fazendo algo de surprende-los, não te deixes ir a baixo, pois já passei por muitas situações parecidas e é muito dificil mas só nós é que temos que superar estas dificuldades e não quero te desanimar mas isto é só um começo da vida , mas não julgues que para os ditos normais tudo é facil ( eles só falta comer-se vivos uns aos outros ) por isso continuo o teu caminho e sempre a gostar de ti como és para poderes ir enfrente
cumprimentos

Olá ana,
Pois é, sei bem o que é isso. à muita gente ignorante e, sobretudo, influenciável! Há quem nos exclua porque os amigos não nos aceitam como somos. Isto étriste mas é a verdade.

Eu já apanhei uma turma terrível. Não por gozarem mas por me porem de parte, que, na minha opinião, ainda é pior. Eu sentia que não existia dentro daquela turma, andava quase sempre sozinha e, quando assim não era, era devido à pressão que alguns professores faziam sobre eles e, por causa disso, tive que ouvir uma coisa que me marcou e que ainda hoje me faz sentir triste: "quando os professores fazem mais pressão para estarmos contigo é quando menos nos apetece.". Doeu-me muito quando ouvi isto mas, ao mesmo tempo, foram directos dessa vez.

Agora estou numa turma fantástica na faculdade na qual eu não me sinto discriminada de forma nenhuma mas essas marcas, por mais que não queiramos, ficam sempre cá gravadas.

De qualquer coisa, não podemos desistir dos nossos sonhos pois, se assim for, iremos sentir-nos pior e sem forças para lutar contra esta discriminação. Temos de fazer os possíveis por não nos deixarmos afectar por esse bando de estúpidos e ignorantes que não têm qualquer valor. Como o ditado diz, mais vale sozinho do que mal acompanhado!

O que fizeram contigo não se faz mas tenta não te afectares por causa disso. Sê forte!

Beijinhos

Sofia Santos

O pessoal do portal é tão polido, se os moderadores acharem pertinente deletar o meu comment, fiquem a vontade.
Ana...
Aqui vai minha opinião, mas não encare, por favor, como conselho, tá.
às vezes você tem que mandar os outros a m..., isso não causa uma boa impressão, às vezes vão achar que todos os deficientes são como você, mas... nossa... é tão bom! Comecei a observar gente preconceituosa, pode até ser uma racionalização da minha parte, mas conclui que eles não passam todos de um bando de canalhas imundos. Eu não adimito que nenhum canalha imundo influencie na minha vida. Daqui a pouco ela vira uma imundice! E observei mais, os meus amigos nem sempre são os mais inteligentes, mas são sempre os mais proativos, se tem algum fdp que acha que você "vai dar trabalho", foge dele! Vai querer que um incopetente desses fique perto de você? Faz parte da natureza humana querer transferir a própria frustração para os outros... eu mando esse bando de frustrado a m...!
E não foram só os normovisuais que me causaram más impressões não, viu.
Fique sussi e não vire uma loser como esses caras, é isso o que eles querem, presta atenção que você vai ver: quem joga balde de água fria nos sonhos dos outros é aquele tonto que desistiu do seu próprio e não consegue ver quem está dando duro como uma pessoa vitoriosa.
Tem várias formas de mandar os outros a m...., sabe. A melhor forma é continuar. É persistir. É teimar mesmo. Já viu coisa mais irritante que um bicho teimoso?
Bem... como eu disse... não encare como um conselho, tá... esssa é minha filosofia de vida e entre altos e baixos, tem tado certo pra mim... eu tenho amigos preciosos e muita gente que me admira... mas em compensação... tem gente que não me suporta.
Aquele abração de urso!

Olá Ana!
Olha o que te posso dizer perante tal situação é nunca esqueças que “o sonho comanda a vida”, como um dia o poeta António Gedeão escreveu.
Na nossa sociedade nós seremos muitas vezes coitadinhos, porque na mente das pessoas deixaram alojado o pensamento de que um deficiente, seja que deficiência, ele tiver será sempre um incapaz. Podem nos achar também heróis por assistirem a momentos em que fazemos algo que para eles um deficiente fazer seria impossível.
Agora, para mudar mentalidades é necessário muito, mas mesmo muito tempo e por isso o que devemos fazer é lutar, se não for para mais nada que seja para as próximas gerações de pessoas deficientes estarem numa sociedade diferente da nossa.
De certo que tens amigos que gostam de ti, que pensam em ti e te respeitam, esses é que merecem o teu respeito e o teu carinho.
Agora quem te magoou merece o teu desprezo.
Se quiseres conversar deixo aqui o meu contacto:
celsogfernandes@gmail.com