Está aqui

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. - blog de Céu

Deficiente

por Céu

Deficiente

Tenho voz, mas pouco falo;
Tenho boas idéias, mas não exponho;
Tenho juventude, mas pouco extravaso.
Fechada como um pinto à casca.

Em estado de deficiente,
Talvez eu não me visse.
Porém um deficiente,
Se vivesse em meu estado,
Acharia-me também deficiente,
Por não ser deficiente,
E ter deficiência de viver.
Que grande deficiência,
É justamente a minha!

E tantas outras deficiências...
Pelo mundo ignoradas.
O que contenta-me
É estar escrevendo
Minha própria deficiência.

Carine Paula Giaretta

Comentários

Olá Céu e restantes!

Pessoalmente faço por ser o menos possível deficiente, porque quero agarrar a vida e não permitir que a minha deficiência seja um obstáculo intransponível aos meus sonhos.

É difícil, mas não impossível! E começa-se por pequenas coisas, pois Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Para ser sincero, não aceito totalmente a minha deficiência e comportar-me como tal, por isso é que vou à luta e faço tudo para viver uma vida normal, até mais normal do que aqueles que aparentemente não têm uma deficiência. No entanto, todos temos limitações e deficiências, mas a pior das deficiências não está no corpo, nem no cérebro, mas na alma. O não saber viver a vida com equilíbrio, o não ter empatia e sensibilidade para escutar os outros, o ter medo de expor as suas ideias, não confiar em si e nos outros e não aproveitar as suas capacidades por preguiça ou falta de vontade, são talvez as piores deficiências do ser humano.

Com tudo isto, ficamos mais animados porque as nossas deficiências físicas são menos graves do que as deficiências morais.

Felicidades

Olá Marco! Como estás?

Bom, eu partilhei este poema aqui, porque encontrei-o na Net e achei bonito.

A vida é bela e, nós, sejamos deficientes físicos ou não, só nos compete vivê-la o melhor possível e lutar... lutar por uma vida mais digna! Graças a Deus eu não tenho razão de queixa. Deus tem sido fantástico comigo e não me arrependo de nada do que tenha feito até hoje! A vida é cheia de coisas boas e menos boas e estamos sempre a aprender com ela.

Sei que cometi erros, mas não adianta pensar neles agora. Só me resta não voltar a comete-los e seguir em frente, de cabeça erguida e com a convicção que estou no caminho certo.

A felicidade conquista-se no dia a dia, no presente. O amanhã é uma incógnita... não vale a pena fazer planos. Aprendi a viver com a minha deficiência e não dou importância às bocas... | Amo-me tal como sou e isso basta. Não tenho medo da solidão, antes tinha, entrava em pânico só de saber que um dia a Jéssica iria deixar-me. Mas hoje não tenho medo... Só me sentirei sozinha se eu quiser, há tanta gente só, mas nem por isso se deixam levar pelo desespero. Juntar-me-ei a essas pessoas e tudo farei para não as deixar sozinhas! O voluntariado enriquece-nos imenso e a melhor alegria será receber um sorriso da pessoa que ajudo e um simples obrigada basta.

Farei os outros felizes e eu me sentirei feliz também Por isso a solidão deixou de fazer parte do meu dicionário.

Boa semana!

Olá Céu! Tudo bem contigo? Espero que sim!

Concordo com o que disseste em termos amor-próprio, valorizar-nos e aceitar-nos, incluindo a nossa deficiência, pois só assim estaremos em condições de sermos felizes e fazermos felizes os que estão à nossa volta.

Ter autoestima é uma coisa que se constrói com a nossa descoberta do nosso interior e valor, assim como a estima e o carinho daqueles que nos são significativos. Porque passa-nos perfeitamente ao lado as bocas de pessoas que não fazem parte do nosso mundo. Ficaríamos mais trists se tais comentários negativos partissem dos nossos, não achas?

Foste fiel aos teus sentimentos, foste sincera, encontraste-te e hoje és uma pessoa mais independente e feliz. Fico muito feliz por ti, por seres humilde e não exigires tanto da vida. Pois o segredo da felicidade está em viver as pequenas alegrias do dia-a-dia!

Todos erramos e errar faz parte do nosso amadurecimento. Tudo nesta vida é feito de lições, de escolhas e de apostas.

Sim temos de viver o presente, mas também pensar no futuro sem grandes planos. As metas têm de ser realistas e modestas, e apostamos a nossa vida no nosso futuro sem demasiadas expetativas.

Estou a apostar no êxito do meu estágio mesmo que não passe de um estágio, mas intimamente farei tudo para que gostem de mim e talvez fique a trabalhar no centro de fisioterapia. Porém, mesmo que depois não fique, sonhar faz bem, motiva-nos a continuar e a entregar-nos ao trabalho com paixão!

Quanto à solidão, para mim, ela existe, por muito que me convença de que é suportável. É que um certo poeta disse certa vez: o Homem suporta tudo menos a solidão. Eu gosto de estar sozinho e no meu cantinho, mas também preciso da companhia dos outros, de partilhar o meu carinho e atenção, de enriquecer-me e de aprender.

A Jéssica está a crescer e um dia vai querer que também a mãe seja feliz e se isso acontecer, eu ficarei muito feliz por vós!

Podemos dizer que estamos bem sozinhos, mas o que dizemos não se escreve, pois mais tarde ou mais cedo vamos sentir que o nosso mundo só tem sentido partilhado com alguém que nos aceite como somos e vice-versa.

Um voluntariado é uma forma muito nobre de partilhar um pouco de nós e de espalhar a nossa alegria e o nosso carinho a quem deles mais precisam. E faz pouco tempo li num jornal que os distritos de Beja e Viseu são onde a população é mais idosa e muitos vivem sozinhos ou isolados. E também os acamados que raramente recebem visitas e que passam a maior parte do tempo a olhar para o vazio... É muito triste e fazeres um voluntariado é uma experiência muito gratificante, pois gestos tão simples como um sorriso, um abraço ou uma palavra de compreensão valem mais do que todos os confortos materiais!

Obrigado e também te desejo uma boa continuação, com o sol a brilhar para nós num convite à alegria!

Beijinhos

Olá Céu e Marco !

Gostei do poema lool
A deficiência não deve ser o limite, mas sim 1 desafio ... !
Cada vez conheço mais gente deficiente com muita mais garra e força de vencer na vida q os ditos normais ... !
Porque sabemos dar o valor às pequenas coisas da vida, e aprendemos lidar com as barreiras q nos surgem ... e isso torna-nos mais fortes ... !

É fundamental q aceitemos as nossas limitações, q tenhamos boa auto estima, q gostemos de nós mesmos tal como somos !

Mas nós somos seres humanos em relação (isso tá na biblia), não nascemos para tarmos sózinhos, mas para tarmos em contacto uns com os outros ... claro q tb depende do outro querer ou não, pq se não quer não adianta ... !
E os amigos verdadeiros têm aqui um papel fundamental, para nos escutar, proporcionar um desabafo ... !
Portanto se quisermos nunca tamos sós: temos o nosso maior amigo DEUS, a familia, os amigos verdadeiros ...

Trabalhar em Voluntariado, associações e movimentos, como tb eu tou na Fraternidade e ACOD, dá-nos algum trabalho, mas tb nos realiza, ficamos com aquela satisfação quando vemos no fim de contas um sorriso nos lábios, quando conseguimos fazer diferença é mto gratificante lool

A solidão a mim não me preocupa, já tenho passado vários dias em casa sózinho, o q me poderia preocupar é não ter ninguém com quem desabafar, partilhar as minhas alegrias e tristezas .. mas felizmente nesse aspecto sou um sortudo, pq sei q tenho amigos verdadeiros com quem posso contar sempre e eles comigo loool

Abreijos

Olá Filipe!

O bom filho à casa volta! Sê bem aparecido, amigo!

Estou feliz que tenhas voltado ao Lerparaver e tenho a certeza que vais animar o pessoal com os teus comentários úteis, positivos e de quem vive as coisas intensamente.

Subscrevo inteiramente as tuas palavras e o que não nos falta é força de vontade e otimismo para superar os desafios da vida.

Grande abraço

Olá Marco !

Obg pela recepção calorosa loool
É parece q voltei mesmo, e dentro claro das minhas possibilidades, quero ver se venho cá regularmente ...

Vamos lá ver se os meus comentários, posts ... irão animar a malta lool
De uma coisa tenho a certeza, o lerparaver já me deu muitas coisas boas, conheçi bons amigos, partilhei ideias e conhecimento, fiquei mais sensibilizado para a acessibilidade a todos os níveis ....

Já viste o meu recente post de ontem e ontem sobre ekui cards (cartões inclusivos com braille, negro, linguagem gestual ...), vais adorar ver, aqui deixo-te o link, mas comenta lá no meu post e não aqui sobre esse assunto lool
http://www.lerparaver.com/lpv/ekui-cards-utiliza-linguagem-universal-ens...

Abraços