Está aqui

Visão Diferente - blog de jfilipe

Novas Tecnologias - Preciso da vossa colaboração

por jfilipe

Bom Dia,

Ontem, 11 de Dezembro de 2013, eu tive mais uma reunião da ACOD - Associação Criar Oportunidades à Deficiência !
Estivemos a falar sobre as segundas jornadas "pensar sobre o sentir da deficiência" a realizar já em Janeiro
Já tinhamos oradores para 2 temas: desporto adaptado, e alternativas para preencher o tempo livre (é mais ou menos esta ideia, não me lembro bem do título)
Mas para o terceiro tema "Novas Tecnologias" ainda não tinhamos orador (o que vai apresentar o tema), até que eu pensei e disse em tom de brincadeira: querem melhor do que eu para dar esse tema ? loool
Mas o q é certo, é q eles reflectiram, e realmente viram que pode ser uma mais valia, uma vez q já reconhecem o meu potencial conhecimento em Informática, e eu fiquei responsável por preparar esse tema !

Bom, eu vou precisar imenso da vossa ajuda e colaboração, para preparar bem o tema de modo que fique o melhor possível !
E apenas tenho 1 mês para o fazer !

Algumas linhas sobre o que se pretende no tema:
1. Equipamentos (ex: smartphones) e software (ex: NVDA, Voice Over, TalkBack ... ) disponíveis para os Deficiêntes, e não só especificamente para DVs, mas também para Paralesia Cerebral (PC), Paraplégicos, Mental, ... enfim abordando todas as deficiências ... !
E para as outras deficiências que não a visual, existem hoje em dia equipamentos e software mto específicos, como por ex, para a terapia da fala, para que os PCs interagam com o computador ... !

2. Meios de comunicação
A minha ideia é demonstrar como os deficientes isolados em casa poderão interagir com o mundo, através de chats, facebook, blogs, fóruns .... !
E efectivamente que sites serão mais apropriados para cada tipo de deficiẽncia (por ex: para os DVs o mais indicado é o lerparaver, cegueta ... )

Como poderão colaborar ??
Postando nos comentários links para artigos interessantes nesse domínio, ou comentando exprimindo a vossa opinião e dicas !
Desde já agradeço todas as colaborações que poderão prestar !

Comentários

Zé Filipe,

esperando o maior sucesso na tua apresentação, deixo o link para um cliente de twitter, completamente acessível e que pode ser usado, não apenas por dv's, mas por qualquer pessoa, uma vez que, ao contrário do que se passa com outros clientes, não funciona em janela transparente.

http://q-continuum.net/chicken_nugget/

Continua a ser esse ser humano cheio de garra e empreendorismo... Precisamos de muita gente assim!

Martinha,

Mto obrigado pelo material que me enviaste ! loool
Sim, espero q a apresentação seja mesmo um autêntico sucesso ! loool

Tems q ter garra, e mais do que isso, é mostrar ao mundo que os deficientes, com equipamento e software específico, são capazes de fazerem as mesmas coisas, e até por vezes ainda melhor que os ditos "normais" !
Já por isso tou na Fraternidade Cistã e na associação ACOD :-)
Porque se nada fizermos, mais ninguém o fará por nós ... !

Se quiseres acompanhar a nossa página no Facebook, ou qq um de vós, aqui deixo o link
www.facebook.com/criaroportunidadesadeficiencia

Ainda há dias coloquei lá um exemplo de sucesso duma entrevista de um amigo cego que foi ao você na TV ! loool

Olá amigo,

De uma forma geral, em termos de software livre creio que conheces o que nomeadamente os cegos podem fazer, mas em termos de proprietário, deixo aqui um site que te pode tirar algumas conclusões...
www.dicasapple.com

De resto, alguma pergunta específica, que eu possa ajudar, já sabes que podes contar comigo!

Abração.

Tiago Duarte

Olá, Filipe!

Talvez a minha contribuição possa ajudar-te no trabalho que estás a desenvolver sobre a importância das novas tecnologias na reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência.

Vou falar de como as novas tecnologias foram inprescindíveis para a realização dos meus estudos, comunicação e interacção com os outros, também com deficiência ou sem ela.

Sou surdocego adquirido desde os 16 anos altura em que ceguei completamente. Era surdo bilateral profundo e tinha imensas dificuldades na comunicação e interacção com os meus colegas, amigos e familiares. Além disso, nem toda a gente sabia Braille e língua gestual.

Na escola, nenhum professor estava preparado para me ensinar e eu sentia-me muito infeliz, porque queria tanto como os outros ter estudos superiores e uma vida independente...

Há 2 anos que esperava ansiosamente por um computador equipado, mas ele nunca chegou, nunca o Ministério da Educação me proporcionou os equipamentos adequados para a minha autonomia e qualidade de vida...

Foi a Gulbenkian que, sensibilizada com a minha situação e impossibilidade de continuar a frequentar escolas regulares, me disponibilizou uma linha Braille e uma impressora em Braille.

A partir daí, tive acesso aos apontamentos, às matérias e a toda a informação disponvel e acessível na Internet. No entanto, o mais importante de tudo é que os meus professores já podiam comunicar comigo, escrevendo no teclado normal onde a informação aparecia em Braille na linha Braille.Também já era possível eu fazer os testes no computador e depois os meus professores os levarem na disquete ou pen para corrigir em casa.

Foi como se muitas janelas se tivessem aberto para mim. Porque foi através das novas tecnologias específicas para pessoas cegas e surdocegas que conheci o Lerparaver e fiz boas e duradouras amizades. Criei n«nesse site o meu blogue, porque era muito acessível e finalmente podia divulgar a minha poesia, bem como trocar experiências e ideias com outras pessoas.

Com estas condições, conclui os meus estudos com muito êxito e pude dar largas à minha escrita. Muitos livros digitalizados passaram-me pelos dedos, o que foram momentos de um indiscritível prazer e os quais ajudaram-me bastante no meu desenvolvimento cognitivo.

Graças ao Supernova, à Everest e à Braille Voyager hoje posso aceder às redes sociais e a um leque muito amplo de informação útil. Já não me sinto tão sozinho e isolado do mundo, ocupo os meus tempos livres co a escrita e comunico com os meus amigos.

Considero que, sem as tecnologias assistivas, não teria sido possível sair domeu casulo de silêncio e de escuridão, interagir com os outros, realizar os meus estudos universitários, vencer muitas barreiras físicas e algumas atitudinais, ter conhecido muitas pessoas maravilhosas e dar a conhecer o meu sonho de poeta.

E, para finalizar, as tecnologias específicas podem ser a ferramenta por excelência para nós termos um emprego num tempo cada vez mais dominado pelas tecnologias da informação.

Olá Marco !

Em primeiro, quero-te agradecer por teres comentado o meu post ! loool

Sim, de facto com tanta discriminação, ao menos as novas tecnologias são inclusivas ... !
Além disso as mesmas tem evoluído imenso (daí a importância da abordagem deste tema), têm permitido a todos os deficientes também uma melhor comunicação com o mundo, e ao mesmo tempo permitir que evoluemos em conhecimento (o saber não ocupa lugar), q é mto importante !

Marco, mais concretamente, como é que o Supernova, a Everest, a Braille Voyager e o Lerparaver (se te lembrares de mais algum menciona) funcionam ? O que fazem especificamente ? E como eles contribuem para uma melhor inclusão ?

De qq modo já tenho até ver 4 items bastante específicos, e 1 deles eu conheço: o lerparaver ! looll
Obrigado
Grande Abraço

Olá, Filipe!

Vou tentar responder às tuas questões.

Supernova 12: sintetizador de voz para o o Windows 7

Através do Foco Virtual (espécie de cursor que não aparece em certas aplicações) é possível navegar em janelas, páginas html, documentos Pdf, aplicações como o Skype, Mozilla Firefox e o Hotmail.

Possui vários sintetizadores de voz: Orpheus Sintetizer, Eloquence, Real Speak Solo e Localizer. As vozes do Real Speak Solo e do Localizer são bastante próximas da voz humana, e o Supernova possui a vantagem de tornar a velocidade da leitura de documentos mais lenta e pausada para pessoas com deficiência auditiva ou com paralisia cerebral..

Também ajuda muito com a opção verbosidade alta, porque nos permite ter uma informação mais etalhada. Soletra as palavras quando não compreendemos devido a dificuldades auditivas e possui outros sintetizadores de voz em espanhol e inglês, bastante úteis na leitura de documentos estrangeiros e na aprendizagem dessas mesmas línguas.

O Supernova possui o Sam, um controlador de linhas braille para que estas acompanhem simultaneamente a voz e o Foco Virtual Dolphin.

Braille Voyager, é uma linha braille que possui teclado braille, teclas de navegação e uma linha braille de 44 células. Converte a informação no código Braille, permite percorrer textos word, excel, html e pdf linha a linha. A varredura do texto é feita com as teclas do painel frontal da Braille Voyager, bem como possui setas direccionais para navegar nas aplicações sem necessidade o teclado de computador convencional.

Index Braille Everest, é uma impressora braille de fabrico sueco e líder mundial no mercado de impressoras braille.

A Everest imprime com extrema qualidade e a durabilidade dos pontinhos é muito boa. Concebida para imprimir em série, possui um painel frontal em braille e em voz para uma máxima autonomia dos utilizadores com deficiência visual ou com deficiência auditivovisual..

Além disso, imprime dos dois lados da folha e em vários formatos: text normal, texto com tabelas, gráficos, colunas, mbora simples e sem muitos detalhes.

Imprime textos da Internet, arquiva na memória dados para impressões posteriores, imprime de acordo com a grafia braile de vários países e imprime folhas com vários tamanhos e tem uma câmara que tira as medidas do papel.

Vantagens:

1: Conferem grande autonomia aos seus utilizadores;
2: Permitem uma maior acessibilidade à informação;
3: Facilitam a comunicação entre pessoas com deficiência e pessoas com ou sem ela (Professores, amigos, colegas de trabalho, familiares e scom a sociedade em geral);
4: Permitem a educação, formação profissional, a comunicação e o acesso equitativo à informação;
5: Proporcionam uma maior inclusão social e profissional, bem como melhoram a qualidade de vida, impedem o isolamento, ajudem na sociabilidade e são uma forma de lazer (leitura de livros, jornais, artigos, etc) e de cultura e convívio (Skype, grupos de discussão, etc).

Desvantagens:

1: São extemamente caros e as prescrições médicas destes equipamentos tendem a diminuir;
2: A formação é paga pelos que adquiriram os equipamentos;
3: Não lêem em pdf não acessíveis, páginas que não seguem as normas de acessibilidade, não reconhecem gráficos ou imagens;
4: Um CD com a actualização do Supernova (contém 5 licenças) custa 225 euros, embora só seja necessário se as aplicações (ex.: Internet Explorer) o requererem para uma completa compatibilidade com o sistema;
5: O Google éo navegador mais indicado para utilizadores de leitores de ecrã e de linha braille.

Pronto, espero ter ajudado com exemplos concretos.

Abraço

Bom Dia Marco,

mto obrigado, mas mesmo mto obg pela tua contribuição ! lool
Podes crer que ajudaste bastante ! lool
Grande Abraço

Olá, amigo Filipe!

Fico muito contente por te ter ajudado e por incluires a surdocegueira na tuaapresentação. Seria bom partilares com os outros um pouco sobre essa realidade, porque, como já deves ter reparado, ela é uma das deficiências menos conhecidas e investigadas em Portugal.

Ficaria muito feliz que também partilhasses com quantos pudesses as tuas experiências na comunicação comigo, pois se não fossem os softwares específicos e as linhas braille tal não teria sido possível.

Aproveito para te dizer que já experimentei o NVDA, embora por pouco tempo. Sem dúvida ele é o mais utilizado por ser gratuito, a voz percebe-se bem,mas há coisas que ele não lê, tais como páginas com frames, com colunas, flashes embutidos, etc. Uma dica era não ter as imagens aberta, os ciernautas podiam clicar no link para a abrir, porque assim o texto (sem colunas) estaria Mais acessível. Ou: não meter tantas imagens por razões de estética, legendar as imagens com texto, som ou verbalização. Também o Faebook devia ser mais simplificado em vez de conter demasiada informação. Ex.: agrupar tudo por categorias. O blogger para mim não é nada acesível e fácil em comparação com o blog que criei no Lerparaver.

Perde-se imenso tempo a percorrer páginas, porque em vez de o conteúdo do link aparecer logo no início, aparece no fim ou no fundo da página... e tenho de ler todos os kinks que são infindáveis até lá chegar, o que não acho bem. Isso acontece em todos os sites, incluindo no Lerparaver, mas este site não é como os outros, que são muito cansativos.

Sabias que o Cursor Dolphin ou Foco Virtual pode substituir o rato e ler o que seleccionamos com o ponteiro do rato?

Sabias que o Eloquence é um sintetizador de voz do Jaws? Que tem uma particularidade muito útil para quem ouve mal? Tem vozes masculinas e femininas e podemos alterar o timbre da voz de acordo com as nossas necessidades. Uma pessoa implantada como eu ouve melhor uma voz grave.

Sabias que a Braille Voyager não necessita de baterias como as antigas linhas braille? Que basta ligar ao pc através de porta USB.

Sabias que o Localizer é uma das vozes do software Talks para telemóvel? Através do Talks poss aceder à Web e pesquisar páginas, falar com os amigos por mail (Hotmail e Gmail, sendo este último mais acessível que o primeio).

Vantagem do Talks: gratuito para quem tiver atestado de incapacidade multiusos. Desvantagem: o telemóvel tem de ter uma capacidade de memória muito boa e geralmente são modelos da Nokia. Onde ir: a uma loja oficial da Vodafone.

Abraço

Olá maninho !

Sim, de facto quero abranger o máx de de tipos de deficiência possível na pesquisa, desde, cegos, surdo cegos, paralesia cerebral ... ! loool
Depois de ter dado a apresentação em Janeiro, eu irei partilhar com todos o resultado final ! loool

O NVDA é de facto mto bom e gratuito, e tá cada vez melhor, eu tenho acompanhado a evolução ... !

Pois, a acessibilidade web é funcral nos dias q correm !
E hoje em dia é possível visualmente ter lá a imagem, mas q o leitor de ecrã não a apanha, através dos estilos css, e depois há uma infinidade de pequenos truques que podem ajudar mto a esse nível ... !

De resto amigo, mais 1 vez obg pelas dicas ! loool
Abraços

Olá maninho!

Não tens de quê! Estou ao teu dispor e de quem mais precisar de ajuda.

Pois é, mano, quantos mais exemplos mais peso terão os teus argumentos. E tenho a certeza que a tua apresentação vai ser um sucesso, repleta de exemplos concretos para muita gente leiga na matéria. LOOOl!

Ah! Mas não me ensinaram esses truques... Eu apenas me preocupo com o conteúdo e não com o aspecto dos sites. O fundamental é que estejam acessíveis aos leitores de ecrã e a outros softwares específicos.

Depois quero ler o resumo e os resultados da tua comunicação.

E fico a fazer figas para que sejas a estrela mais brilhante nesse dia! Vais deixar os doutores sem pio! LOOOL!

GRANDE ABRAÇO

Bom Dia a todos,

Costuma-se dizer de que "de paleio, tá o inferno cheio", certo ?
Eu não pretendo fazer uma abordagem demasiado teória, bem pelo contrário bem prática, específicas, claro com apenas algumas noções básicas, e frisando alguns pontos a meu ver fundamentais !

Mas, precisava de colaborações mais concretas, vou dar alguns exemplos práticos a ver se percebem o que me tou a referir !

Há tempos houvi falar em aplicações que detectam as notas ... ! Como é que se chamam ? E qual a sua utilidade / melhoria na inclusão ?
Aplicações de compras: o Kuantize ou outra aplicação (android/ios) são acessíveis ? Colaboram para um melhor planeamento das despesas ?
Leitores de tela: Jaws, Virtual Vision e NVDA: Qual deles o melhor ? Mais vale ter um ou vários ? Como eles contribuem para uma melhor inclusão ?
Na actualidade quais devem ser as caracteríscitas base para que um smartphone seja acessível (abordagem para android, e abordagem para iphone) ? Quais são as principais barreiras na utilização dos mesmos e as oportunidades ?
Como tornar um smartphone acessível (abordagem android e abordagem ios) ?
O Linux é acessível ? É possível ter total autonomia com o Linux ? Em que isso contribui para a inclusão social ?

Um outro ponto que eu acho que é mto importante é acessibilidade web
O q é isso ? Quem lucra com a acessibilidade ? Quais são as difuldades que os deficientes enfrentam com a inacessibilidade ? E com os sites acessíveis contribuem para inclusão ?

Outro ponto, a comunicação com o mundo
O Facebook é acessível ? Que truques podem torná-lo mais acessível ? De que modo este contribui para estar em comunicação com o mundo de modo acessível ? Quais as oportunidades e perigos ?
Idem aspas para outras redes sociais: Twitter, Google + ... !
Que messengers são perfeitamente acessíveis ? E de que modo eles contribuem para que possamos comunicar com o mundo ? Quais as oportunidades e perigos ?

Espero que tenham percebido, que eu preciso de dicas mto concretas e específicas, como as q citei acima, e espero que sejam mais concretos nas respostas, assim certamente ajudarão muito mais !
Obrigado

Olá Joana !

Mto obrigado pelos materias disponibilizados, com certeza que me irão ajudar bastante na minha pesquisa looool
beijinhos

Bom Dia,

Eu já estou na recta final da preparação da apresentação sobre Novas Tecnologias, no final desta semana, em princípio deve ficar pronta !
A colaboração de todos aqui no lerparaver foi muito importante, e podem ter a certeza que irei referir a comunidade do lerparaver nos agradecimentos ! lool

Bom, mas o que agora vos peço, é uma frase ou pensamento para terminar esta apresentação em Beleza ! loool
Será q me podem ajudar ?
Peço-vos que indiquem a frase / pensamento e o autor !

Cumps, Filipe

"O homem nunca saberá do que é capaz enquanto não tentar." (Charles Dikens)

"O sonho comanda a vida." (António Gedeão)

""Quando uma porta se fecha ficamos tão obcecados que não nos apercebemos da janela que se abriu." (Helen Keller)

"A corrida nem sempre é para o mais rápido, mas para aquele que continua correndo." (autor desconhecido)

"A deficiência está na mente do preconceituoso." (autor desconhecido)

"As barreiras na comunicação só são ultrapassadas quando se descobre que a capacidade criadora do hoé ilimitada." (Marco Branco)

Abraços

Olá Marco !

Sim sr, lindos pensamentos ! loool
Mas não se enquadram com o tema novas tecnologias :-(

Esforça-te mais 1 pouco, e se pensares num fx, fica lá a referência da tua autoria loool
Abraços

Olá Joana,

Obrigado pela frase que enviaste, com certeza que me irá ajudar ! loool
Beijinhos

Olá Filipe! Aqui vai mais alguns pensamentos:

"Se queres ser cego, sê-lo ás...se podes olhar, vê; se podes ver, repara." (José Saramago/Ensaio sobre a cegueira)

"capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se."
(Pierre Schurmann)

“Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado” (Albert Einstein)

"Começar já, é metade da ação" (provérbio Grego)

A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea" ( Mahatma Gandhi)

"Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo" (Carlos Drumond de Andrade)

O medo cega, (...) já éramos cegos no momento em que cegamos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos" (José Saramago / Ensaio sobre a cegueira)

"Não há barreiras que a mente humana não possa transpor"
(Hellen Keller)

A verdadeira beleza não está naquilo que vemos, mas sim naquilo que sentimos.

Quando perdemos um sentido, passamos a usar mais os outros e por ser necessário, aguçamos os que nos restaram

Espero que te tenha ajudado! Bjs

Olá Céu !

Os pensamentos que me enviaste, estão óptimos ! looool
Contudo nada têm a ver com tecnologia, eu já tinha referido isso num comentário ao Marco ... ! loool
De qualquer modo obg pois sei que a intensão era a das melhores ! loool

Beijinhos