Está aqui

Conteúdos com o tema Saúde e bem estar

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

Sequelas de diabete são contidas por terapia com células-tronco e químio

por Norberto Sousa

Tratamento pioneiro desenvolvido por cientistas da USP já livrou pacientes de insulina por até 11 anos; novo estudo revela que ainda se evitou complicações como cegueira e amputação, que aparecem em 25% dos que tratam a doença da forma convencional

...

Coração não é o único órgão que sofre com a hipertensão arterial

por Norberto Sousa

Infarto, AVC e aneurismas são algumas das mais conhecidas consequências da hipertensão arterial. A doença que atinge quase 30% dos brasileiros com menos de 60 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), traz grandes riscos ao coração, mas também pode afetar de forma grave outros órgãos do corpo, como cérebro e rins.

...

Dispositivo de IA que detecta cegueira é aprovada pela regulamentação nos EUA

por Norberto Sousa

18
Reguladores de saúde dos EUA afirmaram que permitirão a venda do primeiro dispositivo médico que usa um software de inteligência artificial para detectar mais do que um leve nível da causa mais comum de perda de visão por causa de diabetes.
O dispositivo, chamado IDx-DR e produzido pela IDx LLC, é o primeiro a poder ser utilizado por profissionais de saúde que não sejam clínicos ou oftalmos (como médicos de cuidados primários que interagem muito mais frequentemente com pacientes), permitindo que eles possam interpretar imagem e resultados.

...

Brasil: Associação de Diabéticos de Barra Mansa anuncia ampliação de atendimentos aos bairros

por Norberto Sousa

A Associação de Diabéticos de Barra Mansa (Adibam) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 23, na sede da Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril (Aciap), no Centro, um café da manhã para seus conveniados e presidentes de associações de moradores. O evento serviu para anunciar a ampliação dos atendimentos da Adibam, que agora passará a ir aos bairros da cidade, e também com uma palestra de uma nutricionista parceira da entidade.

...

Cura para a cegueira pode chegar em cinco anos

por Norberto Sousa

Operação pode tornar-se tão comum como a das cataratas

Método de implantação de células estaminais foi testado em dois doentes que recuperaram visão
Dois doentes ingleses recuperaram a visão depois de terem sido submetidos a uma terapia inovadora. O processo consiste na aplicação de um "remendo" de células estaminais na parte danificada dos olhos. Os médicos que aplicaram esta nova técnica acreditam que pode estar disponível para todos os doentes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI) húmida, dentro de cinco anos.

...

Moçambique lança hoje campanha contra infeção que pode provocar cegueira

por Norberto Sousa

As autoridades sanitárias do centro de Moçambique vão lançar hoje uma campanha de tratamento de tracoma, doença que pode provocar a cegueira.

A campanha vai abranger seis distritos da província da Zambézia onde se regista uma alta incidência de tracoma, afetando cerca de um milhão de pessoas.
Até sexta-feira, várias equipas vão percorrer os distrito de Chinde, Inhassunge, Luabo, Derre, Mopeia e Morrumbala para administrar antibióticos destinados a eliminar a infeção.

...

Acabou-se a picada diária para 15 mil diabéticos

por Norberto Sousa

Menores com diabetes tipo 1 vão ter acesso de forma gratuita a bombas de insulina dentro de dois anos, segundo informação oficial do Ministério da Saúde.

...

Brasil: Hospital das Clínicas realiza mutirão gratuito para prevenir cegueira

por Norberto Sousa

O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco realiza, neste sábado, das 8h às 14h, mais uma edição do Mutirão de Prevenção à Cegueira com exames oftalmológicos gratuitos. A ação é aberta a qualquer pessoa acima de 40 anos, momento em que risco de incidência do glaucoma aumenta.

Serão realizados exames de pressão de olho (tonometria) e fundo de olho (fundoscopia ou oftalmoscopia), além da biomicroscopia, com o objetivo de detectar enfermidades como catarata, glaucoma e retinopatia diabética.

...

Brasil: Serviço de Reabilitação Visual da FCEE volta a atender pacientes pelo SUS

por Norberto Sousa

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de Estado da Saúde reforçaram a retomada na prestação de serviços de reabilitação visual aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com assinatura de convênio na manhã desta quinta-feira (14), na sede da FCEE, em São José. 

Participaram do evento o presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, e o deputado estadual José Nei Ascari, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). 

...

Cegueira poderá triplicar em 2050

por Norberto Sousa

A cegueira atinge 36 milhões de pessoas em todo o mundo, número que poderá triplicar em 2050, afetando sobretudo a Ásia e a África Subsariana.

De acordo com as estimativas apresentadas no estudo divulgado na publicação The Lancet Global Health., em 2050 haverá quase 115 milhões de cegos (mais 79 milhões face a 2015) e 588 milhões de pessoas com dificuldade de visão moderada a grave (mais 371 milhões) se os tratamentos não melhorarem.

...

Brasil: Prefeitura firma convênio para o repasse de R$ 128 mil ao Lions Clube Sorriso

por Norberto Sousa

O prefeito de Sorriso Ari Lafin assinou hoje (25) pela manhã  um convênio com Associação Internacional de Lions Clube de Sorriso. O município repassará o valor de R$ 128 mil para a entidade  afim de dar continuidade às ações do projeto “Visão – Erradicação  da Cegueira Evitável de Forma Sustentável”. Este é o maior valor já repassado pelo município a entidade.

...

Brasil: Abril Marrom liga alerta para prevenção da cegueira

por Norberto Sousa

A perda de visão é um mal que acomete uma parcela considerável da população brasileira. Pensando nisso, governos, entidades médicas e centros hospitalares lançaram a iniciativa do Abril Marrom — mês destinado a minimizar os efeitos provocados pela cegueira. Neste ano, o foco principal da campanha será o glaucoma.

...

Planta usada para preparar remédio caseiro pode levar à cegueira

por Norberto Sousa

O Pinhão-Branco, também conhecido como Pinhão-Manso, é uma planta  medicinal com indicações para tratamento de estômago e cicatrizante. Estudos a apontam com grande potencial industrial por produzir óleo que pode substituir o diesel.
Mas o uso dessa planta só deve ser feito sob orientação médica ou de especialista, porque o uso das sementes pode levar à cegueira, devido às alucinações que produz.

...

Brasil: Projeto promove diagnóstico e tratamento da cegueira e baixa visão no Grande Recife

por Norberto Sousa

Pacientes devem passar por triagem inicial.
Apartir desta segunda-feira (13), pessoas que convivem com baixa visão ou cegueira na cidade de Igarassu, no Grande Recife, poderão receber diagnóstico e tratamento gratuitos pelo projeto Sight First, da Fundação Altino Ventura em parceria com a prefeitura do município. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 900 pessoas devem ser beneficiadas pela ação.

...

Cientistas russos afirmam estar próximos da cura da cegueira

por Norberto Sousa

Temos visto a tecnologia a desenvolver recursos importantes no campo da saúde, auxiliando a medicina em vários aspectos. Desde a construção em 3D de partes do corpo que por acidente foram danificadas, à reabilitação de pessoas com paralisia tetraplégica, a tecnologia é um aliado importantíssimo da ciência e medicina.
Cientistas do Centro de Análises Clínicas de Medicina Físico-Química da Rússia (CAC MFQ), cultivam retina através da reprogramação de células. Estes avanços poderão ajudar a curar a cegueira, referiu esta quinta-feira o jornal Izvestia.

...

Anvisa aprova no Brasil primeiro medicamento para tratar doença que pode causar cegueira

por Norberto Sousa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o uso de um medicamento biológico para o tratamento de uveíte não infecciosa de pacientes adultos que não tenham apresentado resposta adequada à terapia com corticosteroides, ou de pacientes para os quais os corticoides não são indicados.

Desta maneira, o 'Adalimumabe' passa a ser também uma opção na redução do uso de corticoesteróides em pacientes dependentes do mesmos. Com esta aprovação, o 'Adalimumabe' passa a ser a primeira terapia biológica aprovada para uveíte não- infecciosa no Brasil.

...

Bento XVI está "quase cego" desde 1994

por Norberto Sousa

O responsável regional da Casa Pontifícia e ex-secretário pessoal de Bento XVI, Georg Ganswëin, revelou que o agora papa emérito Bento XVI está “quase cego” e vê “muito mal com o olho esquerdo”, desde que em 1994 sofreu uma embolia e depois uma maculopatia.

“O papa está quase cego. Quem sabia?”, pergunta o antigo número dois do Vaticano, Georg Ganswëin, num artigo publicado este domingo pelo jornal italiano Corriere della Sera.

O ex-secretário pessoal do papa alemão Bento XVI fez estas declarações a propósito do seu livro-entrevista sobre Bento XVI recentemente publicado.

...

Hospital de Braga alarga prevenção da cegueira

por Norberto Sousa

O Hospital de Braga alargou, ontem, a Amares, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras de Bouro o “Pimpolho – Projeto de Prevenção da Ambliopia”.
Lançado há dois anos, em Braga, este programa pioneiro de deteção precoce de doenças que causam a cegueira já despertou a atenção internacional.

Este conteúdo tem acesso restrito a Assinante da Edição Digital do Diário do Minho. Se já é assinante da Edição Digital do Diário do Minho, faça o seu login:

...

DIABÉTICOS JÁ NÃO TÊM DE PICAR O DEDO TODOS OS DIAS

por Norberto Sousa

O primeiro medidor de glicose que evita as picadas nos dedos rotineiras entre os diabéticos foi lançado, esta quinta-feira, em Portugal, sendo uma ferramenta que mede os níveis de açúcar durante as 24 horas do dia.

O Freestyle Libre é constituído por um sensor redondo que mede 35 por 5 milímetros, que é instalado na parte posterior do braço e que tem uma duração de 14 dias – medindo os níveis de glicose intersticial (líquido que fica entre as células do corpo e que se encontra nas camadas superficiais da pele).

...

Entrevista: Saiba como as drogas podem causar cegueira

por Norberto Sousa

Na semana do Dia Mundial de Combate as drogas, um levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou o Brasil como segundo maior consumidor mundial de cocaína e derivados. Segundo o levantamento, mais de seis milhões de brasileiros já experimentaram cocaína ou derivados.
 
Em entrevista ao programa Revista Brasil, o oftalmologista Hilton Medeiros explicou que as drogas, além de provocarem dependência, danos neurológicos e prejuízos sociais, também afetam a visão, podendo levar à cegueira total e parcial.
 

...

Páginas



1 a 20 de 116