Está aqui

Brasil: Projeto promove diagnóstico e tratamento da cegueira e baixa visão no Grande Recife

por Norberto Sousa

Pacientes devem passar por triagem inicial.
Apartir desta segunda-feira (13), pessoas que convivem com baixa visão ou cegueira na cidade de Igarassu, no Grande Recife, poderão receber diagnóstico e tratamento gratuitos pelo projeto Sight First, da Fundação Altino Ventura em parceria com a prefeitura do município. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 900 pessoas devem ser beneficiadas pela ação.
O projeto Sight First ocorre a partir das 7h, até a sexta-feira (17). Os atendimentos serão realizados com os pacientes que já passaram pela triagem, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando exames e recebendo orientações. Quem não passou pela primeira etapa do programa, deve procurar uma unidade de saúde para obter informações.
Os exames e as ações de orientação serão realizados no Centro de Artes de Igarassu, na Avenida Joaquim Nabuco, no centro da cidade.

Saúde ocular

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.
Em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão (Visão corrigida entre 20-60%). Sendo que 90% dessas pessoas são habitantes dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento (Brasil).

Fonte:
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/projeto-promove-diagnostico-e-tra...