1 - Introdução
1.1 - O que é o Windows 95?
O Windows 95 é o sistema operativo sucessor do MS-DOS, e equipa a grande maioria dos computadores pessoais da actualidade. As suas principais vantagens são:
* Melhor gestão de memória Interface gráfico
* Simplicidade de operação
* Multitarefas
1.2 - Principais características e componentes
1.2.1 - Principais características
Para além da melhor gestão da memória, que é um aspecto meramente técnico, o facto do Windows 95 possuir capacidade de multitarefas, é a maior novidade em relação ao MS-DOS, pois permite que o utilizador passe de um aplicativo para outro, sem ter necessidade de fechar o primeiro, podendo lá voltar quando quiser, para consultar ou ir buscar dados para colocar noutro aplicativo. Esta operação de alternar entre diferentes aplicativos, faz-se através da Janela de Troca de Tarefas, accionada pelo pressionamento simultâneo de Alt + Tab, e mantendo pressionado Alt a cada pressão de Tab, será mostrado o nome das várias janelas activas, para aceder a qualquer delas, basta, após ter seleccionado a janela desejada, largar Alt.
A simplicidade de operação está intimamente ligada ao facto de o Windows 95 possuir um interface gráfico, que dispensa a necessidade de decorar os comandos para proceder a quase todas as operações normais. Esta característica, óptima para os normavisuais, não impede os invisuais e ambliopes de usarem, com alguma facilidade, o Windows 95.
1.2.2 - Principais componentes
A - Janelas
O trabalho no Windows, desenvolve-se em áreas rectangulares do ecrã, chamadas janelas (palavra portuguesa para Windows), estas janelas podem ocupar, ou não, todo o ecrã. Para nós é conveniente que as janelas estejam sempre maximizadas, para não baralharem os leitores de ecrã.
Os principais componentes das janelas do Windows são:
· Menu do Sistema - Situado no canto superior esquerdo é acessível através de Alt + Barra de Espaços, e permite fazer operações sobre a forma, tamanho ou posição da janela, tais como:
* Restaurar Tamanho
* Mover
* Ajustar Tamanho
* Minimizar
* Maximizar
* Fechar
· Barra de Título - A sua posição é ao longo da parte superior da janela e indica-nos o nome da janela ou do aplicativo correspondente, e em alguns casos também o nome do documento editado ou da pasta (directório) em tratamento.
· Barra de Menus - É onde se situam os comandos do aplicativo, ou janela, agrupados em várias categorias. Esta barra está situada por baixo da barra de título. A maneira de aceder à Barra de Menus é por pressão de Alt, podendo-se mudar de categoria através das Seta para a Esquerda e Seta para a Direita, para aceder aos itens de cada menu basta pressionar Enter ou Seta para Baixo. Com as Setas para Cima e para Baixo, percorre-se toda a lista de itens, sendo activado o item desejado com Enter.
A maneira mais utilizada pelas pessoas normavisuais (que passaremos a designar por maneira ou processo habitual) acederem ao Menu do Sistema, à Barra de Menus ou a qualquer dos seus itens, é através de um clique com o botão esquerdo do rato, sempre que não for dito qual o botão do rato, subentende-se que é o esquerdo.
B - Caixa de Diálogo
Este é um tipo especial de janela, que tem a finalidade de nos transmitir o motivo porque uma operação não pôde ser executada ou para nos pedir dados e/ou informações necessários à execução da opção pretendida. Este tipo de janela não tem Barra de Menus. Em alguns casos, principalmente quando a informação é sobre assuntos diferentes, existem accionadores de página.
Para transmitirmos qualquer informação ao aplicativo, usamos um dos seguintes tipos de controlo:
* Accionadores de página
* Botões
* Caixa de texto
* Caixa de lista
* Caixa combinada
* Caixa de verificação
* Caixa de opção ou botões radiais
* Para nos deslocarmos de um controlo para outro, basta pressionar Tab ou Shift + Tab.
B1 - Accionadores
Este tipo de controlo tem a finalidade de mudar de página, dentro de uma janela de diálogo.
B2 - Botões
Os botões são normalmente um pequeno rectângulo, com um rótulo contendo texto ou um desenho, situando-se normalmente na parte direita ou inferior da janela. A sua função é de confirmar, ou cancelar, informações ou seleccionar opções. Os mais normais são OK, Sim, Não e Cancelar.
Quando é aberta uma caixa de diálogo, há sempre um botão que fica seleccionado, sendo assumido como default, ou seja, se pressionarmos Enter, será accionado esse botão. Quando um botão está seleccionado, pode ser activado por pressão de Enter ou Barra de Espaços. A maneira habitual é através de um clique com o rato.
B3 - Caixa de texto
Há dois tipos de caixas de texto, um contém texto só para leitura, que nos dá informações, e outro de texto editável, onde escrevemos informações, tais como o nome do ficheiro que queremos abrir.
B4 - Caixa de lista
É um rectângulo onde nos são apresentadas as várias opções disponíveis, das quais, normalmente, só podemos escolher uma. O deslocamento de uma opção para outra, é feito com as Setas para Cima e para Baixo, depois de seleccionada a opção, pressiona-se Enter para confirmar a opção ou Tab para nos deslocarmos para outro controlo.
Por vezes, as opções não cabem na caixa e então é associada à caixa, normalmente do lado direito, uma Barra de deslocamento, que possibilita o acesso às opções que não estão visíveis. Para nós esta barra é inútil, mas é muito utilizada no processo normal, em que a selecção de uma opção, é feita com um duplo clique na opção pretendida, se não houver mais nenhuma selecção a fazer. Se houver mais opções a fazer, basta um clique na opção desejada, ou através de cliques nas setas existentes nos topos da "Barra de deslocamento", seleccionar a opção desejada, bastando depois repetir a operação, até fazer todas as selecções desejadas e então premir Enter ou na última selecção, fazer duplo clique, ou ainda um clique no botão OK.
B5 - Caixa combinada
Como o seu nome indica, este tipo de controlo, combina dois tipos de controlo, uma caixa de texto e uma caixa de lista. Para se efectuar a escolha de uma opção, pode-se escrever o seu nome ou premir Tab e depois andar com as setas para cima e para baixo, aparecendo na caixa de texto o nome da opção seleccionada.
B6 - Caixa de verificação
Este controlo, que pode aparecer isolado ou em grupo, e apenas permite dois estados, validado ou não, se for um grupo não há obrigatoriedade de escolher um ou mais controlos. A sua forma característica é de um pequeno quadrado e à sua direita o nome do controlo. Dentro do quadrado existirá, ou não, uma marca de verificação. A selecção de validado ou não, pode ser alternada através de toques na Barra de Espaços ou cliques do rato.
B7 - Caixa de opção
Este tipo de controlo, também é chamado de Botão radial, pelo seu aspecto que é o de um pequeno círculo, com o respectivo nome colocado do lado direito. O pequeno círculo, terá um ponto no seu interior quando o controlo está activado. Estes controlos aparecem sempre em grupo, sendo obrigatório escolher apenas um deles. A sua selecção é feita com as teclas de direcção, ou por meio de um clique do rato no controlo desejado.
C - Pastas
Este é um conceito inovador, que reúne várias realidades agrupadas em duas categorias:
· Pastas de Sistema: Para além de O Meu Computador, que agrupa todas as unidades lógicas e algumas outras pastas de sistema, esta categoria é constituída por atalhos, cujos ícones são colocados, automaticamente, no
Ambiente de trabalho, na instalação do Windows 95;
· Pastas de Ficheiros: Esta categoria substitui as directorias e os grupos de programas (ficheiros do tipo GRP), existentes no MS-DOS e no Windows 3.11.
D - Atalhos
Os atalhos são ficheiros cuja função é a de proporcionar um acesso directo e rápido a uma pasta ou aplicação. Este tipo de ficheiros, substitui os ficheiros do tipo BAT e PIF, dos anteriores sistemas operativos.
1.3 - Ecrã de abertura
Quando se liga o computador, é carregado, automaticamente, o Windows 95. Após o seu carregamento estar completo, ouve-se um sinal sonoro e o ecrã fica com o seguinte aspecto:
Um rectângulo, o Botão Iniciar, com cerca de 1 por 3 cm, situado no canto inferior esquerdo, com um ícone, representando o logotipo do Windows, e a palavra Iniciar. Este botão, quando activado, por pressão de Enter ou Barra de Espaços, dá acesso ao Menu Iniciar. Outra maneira de aceder a este Menu, em qualquer situação de trabalho e em qualquer janela ou programa, é premindo Ctrl + Esc, simultaneamente.
Uma barra, da mesma altura, ocupa quase toda a restante largura do ecrã, e chama-se Barra de Tarefas. É nesta zona que vão aparecendo uns pequenos rectângulos, com o ícone e título das janelas e/ou aplicativos que se vão abrindo. Navega-se através das várias tarefas com as Setas para a Direita e para a Esquerda, activando-se a tarefa com Enter ou Barra de Espaços.
Toda a parte superior do ecrã é ocupada pelo Ambiente de Trabalho. É nesta janela que se encontram os ícones das pastas de sistema, tais como, O Meu Computador, Vizinhança ma Rede, Reciclagem, etc., e os ícones dos aplicativos ou documentos mais usados pelo utilizador. A movimentação entre os vários ícones, é feita com as setas de cursor e a chamada de um deles executa-se com Enter. Quando se abre uma janela, ela vai situar-se sobre esta área.
A movimentação entre estas três áreas, é feita com Tab ou Shift + Tab. No procedimento habitual, o Botão Iniciar e os botões colocados na Barra de Tarefas, são accionados com um clique do rato. Os ícones são accionados com um duplo clique do rato.
2 - Botão Iniciar
Pode dizer-se que o Botão Iniciar é o centro nevrálgico do Windows 95, pois através dele pode-se aceder a praticamente tudo, por meio do Menu Iniciar que lhe está associado. Quando se activa o Botão Iniciar, aparece por cima dele um rectângulo com cerca de 8 cm de largura, e uma altura variável, dependendo do número de itens que contém. Cada item consiste no ícone e título da janela ou aplicativo, e se houver um submenu, esse facto é assinalado por uma pequena seta para a direita, situada na extremidade direita. Os itens podem ser de sistema ou serem atalhos para os programas ou documentos mais assiduamente acedidos pelo utilizador. Ao abrir o Menu Iniciar, não fica seleccionado qualquer item, sendo necessário usar as setas para cima ou para baixo, para seleccionar um, usando depois Enter para o activar. Os itens de sistema são:
2.1 - Programas
Esta opção é a sucessor do Gestor de Programas do Windows 3.11, sendo o primeiro dos itens de sistema do menu iniciar. No Windows 3.11 o Gestor de Programas, era uma janela que ocupava todo o ecrã, e continha uma série de janelas, de tamanho variável, uma para cada programa ou grupo de programas, não havendo na maior parte dos casos espaço para todas as janelas, ficando algumas tapadas ou minimizadas. No Windows 95, as várias janelas aparecem com a forma de um rectângulo, com o ícone e o nome, formando uma lista.
Quando se acede à opção Programas, pressionando enter, com a opção seleccionada, ou a letra P, aparece a lista das janelas e atalhos disponíveis, ficando seleccionado o primeiro item. Quando se abre uma janela, por pressão de Enter, aparece uma nova lista com os programas e documentos disponíveis, bastando pressionar Enter para se aceder à opção desejada. A selecção dos itens de qualquer destas listas, faz-se com as setas de direcção. As principais janelas são:
* Acessórios
* Arranque
* Explorador do Windows
* Linha de comandos do MS-DOS
* Livro de Endereços do Windows
2.2 - Documentos
Neste item agrupam-se os últimos 15 documentos trabalhados pelo utilizador em algum aplicativo de edição de documentos, como o Word, Excel, WordPad, etc.
2.3 - Definições
Este item dá-nos acesso a todas as definições do seu sistema, através de qualquer dos seus sub-itens: Painel de Controlo, Impressoras ou Barra de Tarefas.
2.4 - Localizar
Este item dá acesso a várias rotinas de localização, das quais a mais importante
é a que nos permite localizar uma pasta ou um ficheiro.
2.5 - Ajuda
É por este item que se acede aos ficheiros de ajuda do Windows 95.
2.6 - Executar
Quando activado este item, permite-nos chamar qualquer programa, digitando o seu
nome e caminho completo, ou procurando-o através das várias pastas existentes no
seu sistema.
2.7 - Encerrar
Deve-se utilizar esta opção sempre que se queira desligar ou reiniciar o seu
computador, ou mudar para o ambiente Ms-DOS.
3 - Ambiente de Trabalho
É nesta área, como o próprio nome indica, que se desenvolve todo o trabalho no
Windows 95. No início de cada sessão do Windows, nesta área aparecem os ícones
do sistema mais os ícones representativos dos aplicativos e documentos mais
usados pelo utilizador. Os ícones do sistema são:
3.1 - O Meu Computador
Esta é uma das principais pastas de sistema. Abrindo esta pasta, temos acesso às
unidades de disquetes, de disco fixo e de CD-Rom, ao Painel de Controle, às
Impressoras, etc. É por este meio que podemos executar quase todas as operações
de gestão de ficheiros e activação de programas.
3.2 - Vizinhança na Rede
Este ícone só tem interesse se o seu computador estiver ligado a uma rede de
computadores, como por exemplo uma rede Windows NT.
3.3 - A Internet
Este ícone permite aceder ao Internet Explorer e, se tivermos acesso, à rede
mundial de computadores.
3.4 - A Receber
Este ícone só terá utilidade se estiver a ser utilizado o Microsoft Exchange.
3.5 - Reciclagem
Nesta pasta são despejados todos os ficheiros que forem apagados pelo
utilizador. Ou seja, quando nós mandamos apagar um ficheiro, ele não é apagado,
mas sim movido para esta pasta, só sendo retirado do computador se o eliminarmos
desta pasta.
3.6 - The Microsoft Network
Este ícone só tem interesse se o seu computador estiver ligado a uma rede.
3.7 - Microsoft Outlook
É um programa de apoio ao utilizador, mas que só complica a vida aos cegos e
deficientes visuais, pelo que não aconselhamos o seu uso.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 14567 leituras