Está aqui

"Nenhum pessimista jamais descobriu os segredos das estrelas, nem velejou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito." (Helen Keller) - blog de Marco Poeta

Distância e impaciência... bombástico

por Marco Poeta

Partilho convosco belíssimas e inquietantes reflexões de uma grande pessoa que é surdocega, mas dona de um interior de um profundo humanismo e uma luz persistente na noite da nossa ignorância.

Essa pessoa maravilhosa é Alex Garcia, uma voz ativa na luta contra o esquecimento e as desigualdades em que muitos surdocegos e deficientes múltiplos são ainda votados em pleno século XXI.

Alex Garcia é especialista em educação especial, escritor, presidente da AGAPASM, conferencista, colunista da revista sobre inclusão “reação”, entre outros títulos louváveis.

Quero agradecer-lhe por me ter deixado partilhar este seu artigo publicado na “Reação” no final do ano de 2012.

Que as suas palavras sacudam as nossas consciências adormecidas, nos incomodem, nos façam refletir e questionar os valores humanos. Porque aqualquer um de nós poderá, um dia, ter uma deficiência ou conhecer alguém que queiramos ajudar, mas que não saibamos como por não conhecermos o mundo da surdocegueira como ele é e não pelo que parece.

Marco Branco

Distância e impaciência… bombástico!

Por Alex Garcia

(…) nós pessoas surdocegas enfrentamos duas gigantescas barreiras que entravam ou desaceleram o desenvolvimento de muitos. Estou falando da distância e da impaciência. Vejamos, nós pessoas surdocegas, temos meios e formas para nos comunicar, recordando sempre que a comunicação é de fato imprescindível, mas todas as formas apenas podem serem desenvolvidas no contato, na proximidade. E está bastante claro à todos que a sociedade, as pessoas, estão a cada dia mais distantes umas das outras. As pessoas não se aproximam, as pessoas se afastam. A distância é uma barreira terrível para uma pessoa surdocega. A distância por certo tem efeitos negativos à qualquer pessoa com deficiência mas para a pessoa surdocega, a distância é bombástica, pois esta não possui, parcialmente ou totalmente, os sentidos de distância, visão e/ou audição.

Convido você que está lendo neste momento. Vamos fazer uma profunda reflexão sobre minha tese? "O desenvolvimento humano acontece na relação entre proximidade e distancia”. Convido a observar "você no mundo e o mundo em você". Tenho certeza que chegarás à conclusão que a "distância" é talves a maior barreira para a melhor qualidade de vida. A minha, de pessoa surdocega e pessoa com doença rara que sou e a sua também.

E a impaciência? Bem aqui temos outro fator que verdadeiramente atormenta, não apenas a mim, mas, a todas as pessoas surdocegas. Todos os meios de comunicação usados por pessoas surdocegas possuem uma característica particular além do contato-proximidade, ou seja, a lentidão. Obviamente cada meio é um meio e cada surdocego é um surdocego e assim modelos se diferem no quesito lentidão-rapidez, mas nenhum alcança a rapidez da fala, por exemplo. Desta forma a impaciência do ser humano surge avassaladora e consequentemente "não se aproximarem" ou "se afastarem rapidamente" é a tônica deste processo. Este ano, sinceramente fiquei atordoado, e não é qualquer situação que me deixa assim, de observar a impaciência do meio. Pode parecer impressão minha, mas a cada dia que passa as pessoas estão mais impacientes, e isso é um "tsunami" para uma pessoa surdocega.

Distância e impaciência são as causas básicas da solidão de uma pessoa surdocega. Nesta relação estamos bastante fragilizados e vulneráveis. Desta forma, com minha fé inabalável que todos conhecem, sugiro que todos nós tomemos a decisão de nos aproximar mais e de termos mais paciência, como disse Carlos Castaneda, "Decidir não significa escolher um momento arbitrário. Decidir significa que á posto teu espírito em ordem impecável, e que fez todo o possível para ser digno do conhecimento e do poder". Acreditem, a proximidade e a paciência são fortes parceiras para o bem estar!

Comentários

Olá Marco !

Grande reflexão, sim sr ! loool
Dá os parabéns ao teu amigo Alex, e convida-o a fazer parte desta grande família do lerparaver ... ! lool
Tenho a certeza q daria bons testemunhos e boas reflexões ! lool
E além disso gostava de o conhecer ... ! lool

Esta reflexão faz sacudir consciências, ir ao mais profundo, e rever as nossas atitudes .... !
A comunicação é absolutamente vital para o ser humano, e corrige-me se tiver errado, mas penso q um dos melhores meios de comunicação para os surdoscegos é precisamente a escrita ... existem outros mas penso q este é o mais eficaz ... !

Distância
Sim, é verdade as pessoas, de um modo geral, são cada vez mais frias, cada vez mais distantes ... e isso é mau, ainda bem q existem excepções !
Mas tb existe a distância geográfica, não mencionada !
Nem sempre é fácil uma pessoa do Porto se encontrar com uma de Lisboa, ou uma fora do país com outra dentro do país ... !
Mas, o q é certo, que ainda bem, que existem meios q nos aproximam: correio electrónico, msn, telefone .... senão é q era mesmo mau ...!
Agora a frieza, o facto de cada um viver pra si, a indiferença .... isso mata, e constitui um forte barreira :-(

Impaciência
Tenho notado pelas conversas q tenho tido ctg ao telemóvel, que devo falar alto e pausadamente, e fazer 1 esforço para te perceber bem ! looool
Peço desculpa se alguma vez fui impaciente ctg ... !
É este esforço, esta grande paciência, q muita gente dita "normal" geralmente não a tem :-(
Tão habituadas a tar na net e encontrarem rápidamente o q querem ... mas esquecem-se q o ser humano não é assim tão rápido, e q cada caso é 1 caso diferente .... !

Termino dizendo que:
O Alex é um grande lutador e mal o conheço ! lool
E ele tem toda a razão quando diz q a Distância (leia-se frieza) e a Impaciência são as maiores barreiras para os surdocegos
O contacto pessoal, continua a ser o meio mais eficaz ... !

Abraços

Alex é a pessoa mais corajosa que ja conheci. E essa coragem o faz realizar feitos incríveis. Nao pare nunca Alex e conte comigo! Grande abraço.