Está aqui

O Blog do Sportinguista - blog de Jorge Patrício

como ajudar um cego na residência

por Jorge Patrício

Na Residência
? Mudanças constantes de móveis prejudicam a orientação e a locomoção do cego. Ao necessitar fazê-lo, comunique-o para que ele se reorganize.
? Pequenos cuidados facilitarão a vida do deficiente visual. Assim, as portas deverão ficar fechadas ou totalmente abertas. Portas entreabertas favorecem o choque do deficiente visual com elas. Portinhas de armários aéreos bem como gavetas deverão estar sempre fechadas; cadeiras fora do lugar e pisos engordurados e escorregadios são perigosos.
? Os objetos de uso comum deverão ficar sempre no mesmo lugar, evitando, assim, que cada vez que o cego necessite de um objeto (tesoura, pente, lixeira, etc.) tenha de perguntar onde se encontra.
Os objetos pessoais do cego devem ser mantidos onde ele os colocou, pois assim saberá encontrá-los.

Comentários

Olá Jorge !

Tás de parabéms ! loool
Vejo q seguiste os meus conselhos .... ! loool
Assim tá fixe, frases curtasm texto curto, e acaba por as pessoas interiorizarem mto mais ! loool

Pois é, pros cegos não se deve mudar nada do lugar, senão depois eles ficam atrapalhados ! loool
Essa das portas e portinhas, tá mto bem vista ! loool

Abraços

Adorei os posts com dicas, não porque eu já não soubesse, mas é ótimo ter uma boa referência para fazer indicações quando sou questionada.
Aqui vai mais um que meu marido inventou logo que chegamos na casa nova e desembalamos os presentes do casamento: a maioria dos microondas são com teclas de painel de um módulo só e liso, não tem indicação nenhuma, meu marido é normovisual e observa como eu faço para me virar com o telefone e o computador, então teve a idéia de colar marcadores no número 5, no botão CANCELAR e no LIGA.
Abraços!