Rota Acessível de Portimão
Portimão com estradas para cadeiras de rodas
Uma estrada pedonal de 5km que passa pela rua do Comércio e zona ribeirinha, dá acesso a bancos, correios,PSP, com 1,2 metros de largura e sem barreiras. A Rota acessível de Portimão será oficialmente inaugurada a 8 de Outubro, com Bandeira de Ouro da Mobilidade.
A Rota Acessível de Portimão é pioneira nacional, custou 300 mil euros, pelas contas da autarquia, deveria ter sido concluída em 2008, mas só agora será inaugurada com pompa e circunstância, a par da conferência internacional Acessibilidade e Mobilidade para Todos, marcada para as 10h00 de 8 de Outubro no Auditório do Museu Municipal.
Trata-se de um percurso pedonal de 1,2 metros de largura, contínuo, desobstruído e sinalizado, com um piso especial e extensão superior a 5 quilómetros.
Entre outros locais, o percurso, que está identificado também em Braille, abrangerá os acessos (passeios e passadeiras) à câmara municipal, bancos, os correios, a polícia, a biblioteca municipal, a zona ribeirinha, o museu de Portimão e a rua do Comércio.
A Rota é encarada pelo Município como uma forte aposta na inclusão social, ao eliminar as barreiras arquitectónicas existentes no centro administrativo da cidade.
A conferência que integra o programa de inauguração oficial da Rota Acessível, cerimónia que terá lugar às 12h45, junto ao Museu, conta com intervenções de Rui Ribeiro, docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Esther Gamero Cevallos, chefe do Serviço de Arquitectura e Controlo de Qualidade do Conselho de Fomento da Junta de Extremadura.
Intervirá ainda Paula Teles, coordenadora dos Planos de Promoção da Acessibilidade de Portimão, num evento de organização conjunta da câmara local e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.
Bandeira de Ouro da Mobilidade
Cerca das 17h00 do mesmo dia, terá lugar a cerimónia do hastear da Bandeira de Ouro da Mobilidade, entregue pelo vice-presidente da Associação Portuguesa de Planeadores do Território, Fernando Nogueira, galardão que reconhece a adesão da cidade à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.
Ainda neste âmbito, o município aderiu ao Projecto cIDADES, criado em torno do conceito Cidades Amigas das Pessoas Idosas e concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para a OMS uma cidade aderente é qualquer município identificável, com autoridade suficiente para implementar as mudanças necessárias para melhorar as condições que oferece aos idosos.
Este projecto, promovido em Portugal pela Associação VIDA, procura motivar a população sénior a envolver-se na resolução específica dos seus problemas e procura identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas designadamente prédios públicos e espaços abertos; transporte, habitação, participação, respeito e inclusão social, emprego, comunicação e informação e ainda apoio comunitário e serviços de saúde.
O cIDADES , que se iniciou em Junho deste ano e se prolonga até Dezembro de 2011, conta já com mais de cem concelhos aderentes, envolve 59 câmaras municipais, sete instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa.
Para Manuel da Luz presidente da autarquia, num contexto de envelhecimento demográfico, o diagnóstico das condições que o município oferece à população idosa é particularmente útil para uma actuação que vá ao encontro dos interesses efectivos dos nossos seniores.
'portimão' 'acessibilidades' 'deficientes' 'idosos'
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 4114 leituras
Comentários
iniciativas fantàsticas!
vania rocha bom dia atodos!realmente esta iniciativa da cidade de portimao è fantàstica,sò è pena nao ser seguida em todas as cidades pelos nossos autarcas,fazendo assim um investimento precioso para todas as pessoas com necessidades especiais.assim sendo,pode ser que em vez de se gastar u dinheiro dus contribuintes em festas e fogo de artifìcio,se invista no que è verdadeiramente importante!cumprimentos a todos