Está aqui

Nem sempre o que parece é!

por José Monteiro

Mudanças nas Instalações da Delegação da ACAPO em Leiria.
Na crítica feita pelo meu amigo Luís Ferreira sobre a mudança das referidas Instalações, é bom dizer a verdade...
Aqui, aplica-se "Preso por ter cão, preso por não o ter"!
Não quero condicionar a opinião de ninguém...
Todavia, há alturas em que não podemos ficar calados, porquanto, ao emitir opinião sobre algo que não se conhece profundamente, corre-se o risco de dar uma imagem diferente do que realmente, de facto é.
Saberá o meu amigo Luís, que o antigo espaço não tinha licença de habitabilidade passada pela Câmara Municipal de Leiria?
Sabe o meu amigo Luúis que as mesmas Instalações não tinham condições para que fosse aprovado o certificado de qualidade que a Segurança Social exige?
Tem o meu caro amigo Luís o direito de falar em nome de "Associado da ACAPO"?
Recorda-se do nosso encontro em Maio e, do que falámos?
Cumpriu?
Meu caro amigo Luís, normalmente, aquando do pedido de filiação na Instituição ACAPO, assume-se um compromisso, e que, o pagamento da quotização estabelecida.
Julgo que não será necessário esclarecer mais...
Quanto à distância que diz serem (4km), da sua residência ao novo espaço, causa-lhe grande transtorno?
E, quanto aos Transportes para o novo local, é bom dizer que, a empreza de transportes municipal (Mobilis), que até há ia até ao Bairro das Almoinhas, logo que terminem as obras em curso na zona, vão alargar o percurso, ficando a passar junto às novas Instalações da D.L.
Espero que no próximo comentário, seja mais rigoroso, para evitar induzir em erro os interessados neste assunto.
Monteiro

Comentários

Olá amigos !

Eu não sou sócio da ACAPO, mas tenho mtos amigos cegos q o são, e me dizem q a ACAPO não faz nada .... !
Eu pessoalmente, sem fazer qq juizo de valores, acho q na ACAPO há jogos de interesses, e fazem o q lhes dá mais jeito !
A ACAPO poderia ser muito bem um grande e boa resposta aos cegos, mas infelizmente não o é !
A ACAPO poderia ser mais eficiente e corresponder às necessidades dos cegos, sem grandes burocracias, mas actuar imediatamente, de modo a q fosse uma resposta eficiente e activa para os cegos .... !
Mas infelizmente é tudo menos isso ... ! :-(

Meu caro Filipe, segundo sei, felizmente para si, não é Deficiente da visão.
A Instituição ACAPO, como muitas outras "IPSS", infelismente, sofrem de defeitos e virtudes e, de vícios que se têem espalhado por toda a Sociedade Portuguesa e não só.
Em consequência das mudanças que se vão verificando dia após dia a nível global, a ACAPO, não é diferente.
Contudo, dizer mal ou bem só porque se ouve dizer, não justifica que sejam feitos comentários, quer em abono/desabono da mesma.
No mínimo, exige-se que tenha algum conhecimento sobre o assunto que se comenta.
No caso do seu comentário em concrecto, não me parece que tenha o necessário conhecimento para tal.
E, como muitos dos que por aqui andam, sabem bem que, não sou apoiante da corrente que está actualmente no poder na ACAPO.
No entanto, repugna-me ler inverdades sobre a mudança das Instalações da Delegação de Leiria da ACAPO, da qual sou Associado desde a sua Fundação, com início em (2000) com a abertura do Núcleo e, em (2001), passando a Delegação Local de Leiria.
Como Fundador do Núcleo, tenho a obrigação de esclarecer dúvidas sobre este assunto e, porque não, dizer também que sempre cumpri a minha obrigação Estatutária assumida no acto do meu pedido de filiação.José Monteiro

Caro José,

O que eu comentei não ouvi por aí dizer, simplesmente tenho pessoas muito amigas cegas, com as quais tenho bastante intimidade, com as quais tenho falado imenso .... !
E elas têm-me dito q a ACAPO não está a responder às reais necessidades dos cegos .... !
E não, não é pura especulação, até pq eu sou tudo menos bisbilhoteiro / fofoqueiro .... !
A ACAPO tal como muitas outras IPSS, teriam muito mais pra dar, se arregaçassem as mangas ... !
Ok, há uma delegação em Leiria, fixe ! lool
Mas a mesma tem dado respostas suficientes ?
Pq é mais útil concentrar-se em dar respostas, do q ter delegações e ficar mto aquém das espectactivas ... !

Esta é uma crítica constructiva, e se percebeu o contrário peço desculpas !

Meus carissimos, José e Filipe, Eu já sou associado há muito tempo e a minha openião é que, ainda falta muito, para associações como a ACAPO trabalhem como deveria ser.
Quando deixarem de viver há sombra do estádo, talvez deixem de ter as criticas que tem e tenham o verdadeiro reconhecimento de valor, mas também gostaria de dizer que a participação associativa é importantissima, mas não se nota.

Caro colega !!

Alto aí, que eu trabalho na função pública, mas não tou à sombra nem sequer pendurado no estado !!
Eu tenho o meu trabalho com dignidade e desenvolvo-o com mérito, ok ?
Nada de confusões !

Claro q falta sempre muito pra fazer nas associações e movimentos, sempre foi e será !

Quanto à ACAPO ....
Ok, nós podemos estar errados, e não é minha intenção julgar longe disso !
Mas tb a ACAPO não dá grande feedback aos cegos em Portugal !
Por acaso a ACAPO publica todas as iniciativas e respostas aos cegos ? Senão, deveria !
Qualquer associação que seja, deve dar a conheçer as suas iniciativas, respostas, sucessos ... !
Senão como é q a gente sabe se alguma coisa mudou ?
É preciso mais divulgação, e tornar as coisas mais transparentes !!

Abraços

Carissimo amigo Luís, só gostaria, de deixar a informação de que o acordo atipico, do estádo financia a ACAPO, em 80 Porcento, ainda quero que saiba que a quantia respeitante ás quotas dos socios, é uma pequena gota.

Gostaria que não se esquecesse, que nós somos contribuintes do estádo e as nossas necessidades por vezes ficam a quem.

Acho ridiculo quando as pessoas não são sincéras e dizem que não ganham nada por fazer parte das direcções.

cumprimentos associativos

Sr. Anónimo, o que o Sr. acaba de escrever, é um insulto que só cabe na cabeça de quem escreve o que o Sr acaba de escrever...
Não meta todos no mesmo saco!
Tire a máscara e, então sim, discutamos abertamente essas e outras questões...
Escrever anónimamente, e um acto de cobardia, que não merece que eu perca o meu tempo com um Ignóbil que não conheço!
Percebeu?
Aceite o desafio e, dê a cara!
Possívelmente e, como não dá a cara, ao falar nos ganhos de quem dirige a ACAPO, conhece bem o que fez-ou-faz!
Caso não aceite o meu desafio, ignorá-lo-ei, porque não merece ser lido!

A crítica que a ACAPO está a viver apenas à custa do estado não é assim tão justa, porque existem outras fontes de financiamento da ACAPO como as quotas, os fundos europeus, as campanhas de solidariedade, etc.
A ACAPO recebe apoios do EStado, tal como outras organizações de pessoas com deficiência, aliás, dando cumprimento à Constituição, artº.s 71 a 73.
Tal como as associações de pessoas com deficiência, quantas não são as organizações que recebem apoio do Estado? Qunatas não são as empresas que só existem, porque têm apoios públicos ou negócios com entidades públicas. Quantos bancos e outros grupos económicos não recebem benefícios fiscais e depois os seus gestores vem para a televisão com cara de pouca vergonha e safadeza pedir sacrifícios ao povo?
O senhor, que nem teve o atrevi,mento de se apresentar, representa um dos muitos neoliberais que andam por aí nos dias de hoje.
Se o comunismo não deu certo, porque colocava tudo nas mãos do Estado, limitando ao máximo a liberdade dos cidadãos e impedindo a realização dos seus sonhos, o fascismo também era errado, porque limitava a liberdade e oprimia os opositores e os mais fracos, então o neoliberalismo também não é melhor, porque muito embora fale em liberdade, o que faz é concentrar em meia-dúzia de senhores que se julgam os senhores do mundo, os intelectuais, mas que nada mais têm do que dinheiro e poder. O neoliberalismo, o que defende é o safe-se quem puder ou suber, é a lei do mais forte. É contra ele que eu luto, até através da literatura, pelos livros que vou escrevendo.
Quanto aos funcionários públicos, eu também o sou, mas sempre me pautei pela responsabilidade, pelo trabalho e por tentar fazer o meu melhor. Tenho tido algumas falhas, é verdade, mas isso não significa que é por ser funcionário público, muitas vezes nem sequer por ser deficiente visual.
Por causa do neoliberalismo, estamos numa fase em que se diaboliza quem trabalha para o Estado, dizendo que nada fazem e que são uns privilegiados. Que eu saiba não ganho aos três, cinco ou dez mil euros como tantos gestores de empresas privadas. Que eu saiba o meu patrão não me dá o dia de anos para eu estar com a família ou fazer o que quiser.

Eu, não tenho as quotas em dia, no entanto isso não me impede de dar a minha opinião.
De qualquer forma, pretendo esclarecer apenas que não tenho intenções de liderar a ACAPO, por conseguinte, podem dizer o que quiserem sobre as minhas opiniões, mas tenho direito a expressar a minha opinião, já não vivemos no vinte e quatro de Abril.
A mim, o que me custa é ver a discriminação e o preconceito a que nós cegos e/ou portadores de baixa visão ainda estamos sujeitos um pouco por todo o país, incluindo aqui em Leiria e arredores.
Por acaso, alguém acha bem, os passeios estarem cheios de carros em cima no centro da cidade;
alguém concorda com o facto de não termos sinais sonoros em alguns locais de muito movimento, só porque algumas pessoas com ouvido muito sensível e personalidade demasiado snobe não podem ouvir uns apitinhos de vez em quando;
também concorda com a ideia que uma pessoa com deficiência ser considerada uma inútil, não podendo susufruir de autonomia para viajar ou trabalhar sem ter de estar permanentemente aocmpanhado, pois é isso que pensa muito boa gente em Leiria, em Pombal ou na Batalha;
considera positivo os preconceitos que professores têm em relação a alunos ou a colegas com deficiência;
acha bem, o que uma professora primária minha fez, colocar-me três anos a fazer desanhos com a sua filha mais nova, trinta anos depois fizeram o mesmo a uma criança da nossa zona, agora ela foi para a escola onde estou a trabalhar este ano e tem imensas dificuldades, porque só aprendeu braille no ano passado. Caso ela não tenha apoio, será mais uma vítima desta sociedade injusta e injustificavelmente selectiva.
Quanto à ACAPO, não se preocupe, não sou candidato às listas de presumíveis candidatos, aliás sou anti-poder e não tenho perfil para uma direcção, a mim o que me interessa é dar-me bem com toda a gente, sentir-me feliz, trabalhar como professor e continuar a escrever e a publicar livros. As quotas, era para as pagar, mas por incúria não as paguei, agora que a ACAPO está mais longe não sei quando as irei pagar, caso me expulsem de sócio, azar! Não há-de ser por causa disso que deixarei de criticar uma ou outra opção da ACAPO ou de lutar pela integração dos deficientes visuais ,, por isso, valorizo a educação dos cegos, a reabilitação e a sua integração.

Meu caro Luís, não me parece que apenas, queira opinar sobre as mudanças das instalações da Delegação de Leiria da ACAPO...
Se não vejamos:
É só em Leiria, Pombal ou a Batalha que têem os carros em cima dos passeios?
É só em Leiria, Pombal ou a Batalha que têem falta de sinalização sonora nos sinais luminosos ou nas passadeiras para piões?
É só em Leiria, Pombal ou a Batalha que tem imensas barreiras arquitectónicas que nos dão cabo da cabeça todos os dias?
É a ACAPO que tem culpa do seu descontamento na sua vida profissional?
Poderá alguma vez alguém ganhar seja o que for se estiver fora do lugar onde pode lutar pelos seus direitos?
Sabe por acaso que o facto de não pagar as suas quotas apenas lhe retiram o direito de eleger e ser eleito?
É claro que diz que não tem aptência para o poder...
No entanto, sabe o meu amigo Luís, que após um ano de quotas em falta deixa de ser Sócio efectivo, passando para a qualidade de "Associado/Utente"?
Sabe o meu caro amigo Luís qual é a diferença entre um Associado Efectivo e um Associado/Utente?
Pois eu digo-lhe...
Significa que, embora pense que não é Associado, como "Associado/Utente", mantém a sua Filiação na base de dados da Instituição, apenas e só para fazer número, para efeitos contabilísticos...
Não sei se percebeu o meu anterior parágrafo, mas mais não devo escrever...
Os seus problemas, infelizmente, são os mesmos duma grande parte se não de toda, a População com Deficiência, seja ela de que tipo for...
Quero também dizer-lhe que, poderá o meu amigo Luís continuar a escrever sobre este assunto, que eu, não lhe responderei mais...

Olá Luís e José !

Eu não quero q ninguém se zangue, ok ?
Somos amigos, e devemos proceder como tal .... ! loool
A troca de ideias, experiências, .... é sempre muito útil, e é isso q se trata aqui !
Não é minha ideia ofender niguem, apenas trocar ideias, experiências ... ok ?
José não diga isso ao Luís, seja razoável ! loool

Bom, sobre o assunto ....
Já ouviram falar do provérbio "a vinha é grande, mas os trabalhadores são poucos" !
E com a minha experiência, digo q esta é a mais pura das verdades !!
A maioria das pessoas não querem assumir responsabilidades numa associação ou movimento, não tenham dúvidas disso ! :-(
E se realmente não formos nós, os próprios deficientes a tomar essas responsabilidades, quem o fará ?
Meus amigos, nós mesmos temos q arregaçar bem as mangas e pôr mãos à obra, dando bom testemunho e o exemplo ! Falo por experiência própria !

Só para terem uma ideia: eu sou secretário da ACOD - Associação Criar Oportunidades à Deficiência, e sou coordenador adjunto nacional da Fraternidade Cristão dos Doentes Crónicos e Deficientes Físicos .... não imaginam a trabalheira q isso dá .... !

A mim tb me custa a discriminação, o preconceito, a falta de sensibilidade e de acessibilidades, mas se não formos nós a termos uma voz interventiva e activa, ninguém faz nada por nós, acrediten !
A pessoa deficiente é mto útil, e na Fraternidade ajudamos essas pessoas a descubrirem as suas capacidades, ajudamos no desenvolvimente integral, integração na sociedade, ajudamos para q cada 1 seja mais pessoa ... !
Essa discriminação dos cegos na escola, deve ser abolida, através de uma voz activa dos deficientes, mas mais uma vez temos q ser nós a tomar a iniciativa .... !
Isto é em todo o país, e não apenas nalgumas cidades .... !

Concluindo:
Meus amigos, temos q ter uma voz muito activa, tomar-mos a iniciativa, dar o exemplo e bom testemunho, e renunciar as injustiças, a falta de acessibilidade .... !
Mas tem de partir de nós, senão ninguém faz nada por nós .... !
Apenas aparecem nos jantares, festas .... mas pra trabalho desaparecem quase todos .... ! :-(

Apenas foi minha intenção dar a minha opinião sobrea a localização das novas instalações da ACAPO em Leiria, não quis ofender fosse quem fosse, o Sr. José Monteiro é que parece ter ficado ofendido comigo. Mas, tenho direito a dar a minha opinião, porque vivemos numa democracia.
Eu ando a ler livros sobre cegos e portadores de baixa visão e pelo que vários autores dizem, a pessoa com deficiência visual, tal como muitas outras pessoas com deficiência são demasiado sensíveis e muito revoltadas, mas temos de ter calma e respeitar a opinião alheia, mesmo que ela não esteja certa.
De facto, um dos males é nós, pessoas com deficiência não ocuparmos mais cargos não só nas nossas associações, mas também em locais que nos digam respeito, como em bibliotecas especializadas e em centros de recursos.
Eu falo de Leiria, porque é onde vivo agora e fica perto da terra de onde nasci, contudo sei bem que os preconceitos, a discriminação, etc. são um pouco por todo o país, aliás eu já residi em várias regiões e constatei isso, agora custa-me na Região de Leiria as pessoas pensarem de nós o que pensavam há vinte ou trinta anos atrás.
Quanto à ACAPO, tenho a elogiar o trabalho das técnicas a Drª. Ana e a Drª. Liliana, que eu julgava só estarem lá a ocupar os dias, mas não é isso, elas até perdem sábados e noites para acompanharem os cegos, porr conseguinte devem ser apoiadas. Por exemplo, elas vão com as crianças e jovens deficientes visuais à hipoterapia, elas têm uma sala de estimulação para crianças deificientes visuais, a psicóloga desloca-se à escola de referência para apoiar os meninos cegos 90 minutos por semana e iss eu sei, porque estou lá colocado nessa escola este ano, elas acompanham os cegos ao teatro, à canoagem, etc. É claro que se estão a ser pagas é para trabalharem, mas não estão lá a olhar.
Qunato ao falso "conflito" entre mim e a ACAPO tem a ver com o seguinte, é que eu luto pela educação, reabilitação, integração e autonomia dos cegos e portadores de baixa visão, muito embora pouco posssa fazer sozinho, a maioria dos dirigentes da ACAPO não o têm feito e podiam, porque estão a ocupar cargos onde alguma coisa podiam fazer.
Apesar de tudo, espero que a ACAPO não feche e não irei obstaculizar nem actuais, nem futuros directores
Por mim, tudo como antes destes comentários.

Pois meu caro Luís, eu tinha escrito que não voltaria a este assunto.
Todavia, agora que acabei por perceber onde queria chegar, para verificar que está profundamente errada a sua opinião, alguns factos que invoca é pena que não lhe seja possível ter acesso às Actas das "A G D's", porquanto ao lê-las, certamente, que mudaria radicalmente de opinião.
Quanto ao ficar zangado com o Luís, porque havia de ficar?
Hoje muito mais que ontem, acredite, que tenho a firme certeza de que está muito longe da realidade actual no que concerne à situação da Delegação de Leiria.
Procure informar-se melhor e, verá que tenho razão...
Lembre-se que, todas as moedas têem duas faces!

Olá Luis !

Já agora quais são as coordenadadas para o gps ? loooooool

Claro q tens direito de dar a tua opinião, este espaço é para isso mesmo, para partilhar opiniões, ideias, conhecimento .... ! lool

Calma aí, eu sou deficiente mas não sou revoltado, respeito as opiniões e dou a minha .... !
Cuidado para não generalizar as coisas .... !

Olha, o que eu digo é q nós deficientes deveríamos ser agentes activos nas associações e movimentos, tal como eu .... ! Mas ainda vais a tempo .... porque não te tornas sócio activo, e começas ir às reuniões ?
Se achas q é injusto o q se diz sobre ACAPO, dá provas concretas q já não é assim !
Porque contra factos não há argumentos .... !
Mas se te empenhares a sério na ACAPO, pode fazer toda a diferença, para abanar a consciência de quem lá tar só pra ter + 1 tacho .... ! Para fazeres ver q os deficientes visuais tb são capazes de tomar conta de cargos de responsabilidade .... ! A tua luta, não seria isolada, mas em grupo, na delegação de Leiria, e quem sabe seria um exemplo a seguir pelas outras delegações .... !

Há q pôr mãos à obra .... pq se não somos nós a fazer, ninguem o fará ... ou fazem, mas não sentem as nossas reais dificuldades na pele ! loool

Abraços

Meu caro Filipe, Assino por baixo! Rsss
Se é verdade que muitas vezes se perde lutando pelos idiais que defendemos, não é menos verdade que nunca alcançaremos nada estando à espera que os outros lutem por eles!
Quanto aos "tachos", durante os meus "45 anos de vida Associativa a vários níveis", jamais tive benefícios financeiros!
O que tive, sim, foram muitas lições com as quais fui aprendendo a ser solidário de forma, a sentir-me útil aos OUTROS!
Mas é lá dentro que se deve lutar!