Está aqui

Blog de MARCIO MONTEIRO

Tristeza de não ser respeitado

por MARCIO MONTEIRO

Sou invisual, tenho estado a estudar no secundário num liceu em Lisboa, que se diz de referencia.
Na semana passada fui chamado de " mentiroso" pela minha professora de inglês, inão consegui responder embora insistissem que me devia defender. Mais, tarde perguntei como me defendo quando sou ofendido e não me deixam falar nem explicar o que aconteceu.
Isto porque fui buscar um livro de braille à sala de Ens. especial, no intervalo , mas como não tinha chegado fiquei a aguardar na hora da minha aula, demorei mais e cheguei tarde a inglês. Havia teste, não sabia porque tinha faltado na semana passada (estive doente). Ainda hoje sinto a voz, aquelas palavras e gritos na minha cabeça, mentiroso, está a mentir ....... isto são formas de um professor tratar um aluno?
É triste nunca penssei que isto me fosse acontecer. Estudei no CHKeller e nunca tive uma palavra amarga por parte dos meus professores, e se eram exigentes. Não estou a ser bom aluno, no secundário, pois ajuda da parte de alguns professores não é nenhuma e sinto-me perdido. Matriculei-me num curso Humanístico Sócio-económicas... não sabia o que escolher e houve um professor que me perguntou se gostas de matemática, matricula-te que vais gostar. Gostar eu até gostava o problema é ver-me sem a minha máquina de escrever ou o meu PDA em braille e ter que começar a usar um portátil, senão alguns professores não liam o que eu escrevia. mas eu não consigo sempre apanhar a escrita com o que les falam. Estou desesperado e sem sentido para continuar. Que faço?

Comentários

Olá Marco Monteiro! Sei que é difícil, mas tens que ser forte, pois infelizmente este tipo de situações acontecem com muita frequência nas escolas! Mas...força! Tens que te esforçar um pouco mais nos estudos. Só tens que acreditar que consegues!

Nâo deixes que te ofendam! Acho que devias ter uma conversa com essa professora. Tentar fazê-la ver que ela errou! Enfrenta-a, já que vais ter que aguentá-la até ao final do ano! Pelo que eu entendi ela não conhece a tua versão, não é verdade? Vai...fala com ela! Não permitas que te desrespeitem!

Nunca desistas dos teus sonhos!

Olá Márcio!
Lamento o que se passou entre ti e a tua professora, e que ela não tenha acreditado na tua inocência. Acho que devias continuar a insistir com a verdade, mesmo que a tua professora não seja compreensiva contigo. Tens que entender que há pessoas com todos os feitios que nos magoam sem razão.
Eu acredito em ti e entendo como te deves ter sentido. Ao contrário do que o Filipe disse, não é cobardia porque quando sentimos uma injustiça ficamos muito magoados e em baixo.
Não desesperes agora que começaste uma nova etapa da tua vida. Estou consciente das tuas dificuldades mas ainda estás num processo de adaptação e de busca de novas estratégias.
Sempre que precisares de um amigo para o que for preciso tens-me a mim. Chamo-me Marco Branco e estou a terminar o meu curso de psicólogo da educação.
É verdade que o que muito faz falta nas pessoas é a educação e que a atitude da tua professora de Inglês não foi nada bem sucedida.
Tenta provar-lhe que gostas dela e que tens valor! Porque se continuarem os dois de costas um para o outro sem se falarem ficas mais desmoralizado e o teu rendimento escolar pode baixar.
Força Márcio!
Abraço

Olá Marco !

Não sejas cobarde, e não sejas como a cegonha q enfia a cabeça na terra .... !
Essas situações tão sempre a acontecer e acredita q não és o único .... !

O remédio pra isso é simples:
Não deixes q te humilhem na frente dos teus colegas de turma .... !
Inspira fundo .... enche o peito de coragem e enfrenta todas as situações ... !
Nós temos dentro de nós uma coragem tremenda ... só a temos a cultivar ..... !
Muita coragem ... não desistas .... e sobretudo vai à luta, e não te dês por vencido .... !
Fala com a prof á parte e conta-lhe o q verdadeiramente se passou, e não tenhas medo das reacções dela, se não falares não sabes se as coisas poderiam correr melhor .... quem não arrisca não petisca .... !

Fixa objectivos concretos a alcançar ... e luta comn unhas e dentes por eles .... !

Barreiras, sempre houve, mas com coragem e determinação, ultraopassaremos as dificuldades .... !

Abraços