Está aqui

Ser cego na área da Grande Lisboa

por professorneto
Forums:

Sou docente de educação especial - problemas de visão, em escola da linha de Sintra.

Gostaria de iniciar hoje um tema cujo assunto, como puderam ver, é "Ser cego na área da Grande Lisboa".

Não pretendo reduzir as participações aos Lisboetas ou dos concelhos limítrofes (Amadora, Oeiras, Sintra, Cascais, Odivelas,... no entanto o que pretendo é mesmo auscultar a opinião dos participantes/colaboradores, residentes nas áreas envolventes do concelho de Lisboa de modo a abarcar apenas uma área restrita do País.

Os apoios, as barreiras, onde estão os cegos, o que fazem, o futuro...

Na realidade o que pretendo é que, com o contributo de todos, seja aqui possível, deixar ajuda à vida do dia-a-dia do cidadão cego e criar um local de ofertas de informação e formação (se possível).

Todos juntos, partilhando a experiência de vida diária, principalmente no âmbito da escola, da sociedade e do emprego ou oportunidade de formação, daremos a todos os restantes, uma ajuda preciosa para uma melhor integração global.

Escolas, formação profissional, centros de formação, oportunidades de emprego, que emprego?, que dificuldade de acessibilidade, onde procurar, onde ir, a quem pedir, como alcançar, como obter... são assuntos principais deste Forum.

Todos os contributos, por pequenmos ou insignificantes que possam parecer, terão certamente grande aproveitamento.

Obrigado a todos quantos puderem participar e a todos quantos queiram aqui deixar também informação que já deixaram dispersa por outros foruns.

Um bem haja e felicidades para todos quantos re-iniciam agora mais um período da sua vida, depois destas férias, nos seus locais de trabalho, escolas ou mesmo em casa.

Luis Neto

Ana RochaAntes de mais parabéns pelo seu texto e pela sua preocupação ccom os cegos.
Na minha opinião ainda existem imensas barreiras tais como falta de sinais sonoros nos semáforos, passadeiras pintadas de modo serem detectadas ao tacto, caixas multibanco altas e sem teclado braille.
Em relação aos empregos, as empresas deviam ser mais senciveis e dar mais oportunidades as pessoas com deficiência, cursos de formação de informática de trabalho administrativo, para que dexem de ser todos telefonistas que é o curso que os cegos preferem mas penso que seja pela falta de acessibilidade que existe por parte quer das empresas quer dos centros de formação. Outra questão é a falta de gabinetes de apoio nas faculdades, de existirem pessoas que digitalizem ou imprimam trabalhos para os estudantes. Faz falta um gabinete em lisboa como existe por exemplo e que é de louvar o gabinete de apoio a pessoa cm deficiencia da faculdade do minho.
Outro problema é a falta de ajudas gtécnicas aos estudantes, pois esse processo pelo menos informações que eu tenho so pode ser feito pelo centro de emprego para quem trabalha, e eu pergunto e quem estuda não precisa ter materiais adaptados que infelizmente são tão caros? uma pergunta a qual eu nunca encontrei resposta...
Estarei disponivel para ajudar no que for possível. Ana Rocha
mail: alanarocha@sapo.pt; msn: ana.golfinha@gmail.com

Ana Rocha