Está aqui

Livros em braille aguardam por leitores na prateleira da biblioteca

por Lerparaver

A Biblioteca Pública de Ponta Delgada tem a funcionar desde Maio de 2007 um serviço especial de empréstimo de livros em braille, mas até ao momento nenhum dos 670 títulos tratados foi requisitado.

A Chefe de Divisão da Biblioteca, Iva Matos, adiantou à agência Lusa que esta realidade poderá estar relacionada com o facto de haver no arquipélago menos de vinte pessoas que sabem ler este tipo de linguagem.

O braille é um sistema de leitura e escrita universal através do tacto, que foi inventado para os cegos pelo francês Louis Braille em 1829.

Segundo Iva Matos, as associações e instituições que trabalham com invisuais e pessoas com dificuldades de visão, na ilha de São Miguel, foram informadas da abertura deste novo serviço da biblioteca, mas a procura tem sido quase nula.

“No período de um ano registamos apenas um utilizador, mas foi um professor que orientava um invisual para o doutoramento ou uma pesquisa. Veio conhecer o serviço, mas depois não requisitou o livro”, afirmou Iva Matos, acrescentando que no início do projecto havia a intenção de adquirir computadores com características especiais e reservar parte da sala de leitura para os invisuais.
A aguardar nas estantes estão livros técnicos, escolares e literatura, obras que foram doadas à biblioteca por escolas e instituições da Região.

Além dos 670 títulos ao dispor dos leitores, a biblioteca de Ponta Delgada, conta, ainda, com mais 1500 volumes por tratar, que estão guardados no arquivo, referiu Iva Matos.

“Temos todas as condições para as pessoas virem cá, sem barreiras arquitectónicas. Julgo que não estão a aproveitar bem essa nova janela aberta para o mundo. É uma pena”, afirmou Iva Matos, que lançou o apelo: “venham à biblioteca e perguntem a qualquer funcionário, porque temos uma base de dados específica para livros em braille”.

Os portadores invisuais do cartão de leitor poderão levar para casa vários livros em simultâneo, durante vinte dias úteis, ao passo que um leitor normal só tem direito a requisitar três títulos, por dez dias explicou a Chefe de Divisão da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, criada em 1841, funciona de segunda a sexta-feira entre as 9h, e as 19h, e aos sábados das 14 as 19h.

Comentários

Queridos amigos do lerparaver

Não tenho vindo a este site faz um tempo por razões de falta de tempo e problemas técnicos, e achei este artigo muito interessante e triste também. Tenho imença pena que essa iniciativa não seja aproveitada pelos nossos amigos invizuais das ilhas, mas isso talvez se deva ao facto de que, hoje em dia, muito pouca gente ler em braile e sim no formato digital. Eu pessoalmente adoro ler em braile. Requisito livros na bibliotéca de gaia e na casa de Cultura de Coimbra, assim como em Zurich, na Suiça, onde já sou cliente á muitos anos. Gostava muito que houvesse esse tipo de iniciativas aqui na minha Terra, eu seria a primeira a tirar partido disso!...:) Se a bibliotéca de Ponta delgada requisitar livros e os enviar pelo correio, eu me registarei lá...:)
Feliz natal para todos

anacristina
Temos de concordar que o Braille passa agora uma fase difícil, uma vez que a leitura digital é a preferida de muitas pessoas.
Pessoalmente ainda sou adepta do braille, e parece-me que será necessário influenciar as pessoas cegas a utilizarem esse serviço da Biblioteca, pois eu também estou inscrita na Biblioteca Nacional de Lisboa, que também faz empréstimo de livros pelo correio.

anacristina

Olá! Vivo em almada e gostaria de comprar um livro em braille, alguém me sabe dizer onde o posso arranjar ou é necessario encomendar?

Beijos

= * _ * =

temos que concordar que livros em BRAILLE não são tão fáceis em encontrar em qualquer escola, em bibliotécas, entre outros lugares....
mais temos que ajudar o possível aquele que precisa de um livro em BRAILLE, pois ñ é tão fácil ficar sem um estudo, sem um trabalho por causa de pequenas coisas, podemos mmelhorar o Brasil?
Lógico que podemos até mesmo ajudando as pessoas cegas, idosos, crianças em etc...
Não temos que só pensar em nós, mas no próximo também...

é isso que tenho a deixar a vocês que leram ou para os que irão ler.

O meu...

MuItO ObRiGaDo!

até mais!

= * _ * =