Oi !!
Um dos assuntos muito falados e discutidos nos média (tv, jornais, ..) nos últimos dias, é o filme "Ensaio sobre a cegueira" (em inglês blindness).
Podem ver o trailer no link
http://www.youtube.com/watch?v=6wyj1V-aKVc
Site do filme
http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/main.php
Descrição da história
http://diario.iol.pt/noticias/ensaio-sobre-a-cegueira-blindness-forum-li...
O Filme já estreou nos Estados Unidos e em vários países, em Portugal só estreia a 13 de Novembro (é sempre o mesmo atrasado !!).
Nos Estados Unidos, gerou muita polémica, e houve mesmo algumas associações que fizeram protesto, sobre a forma como caracterizam a cegueira, e a percepção que se pode ficar neste filme sobre a cegueira .
Então eu pergunto:
Mas será que o dito filme dará uma visão correcta sobre a realidade da cegueira e dos cegos ??
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 10243 leituras
Comentários
Ensaio sobre a cegueira
Penso que o autor, ao escrever este livro, bem como o próprio mentor do filme, não tiveram em mente os próprios cegos, mas toda uma sociedade. Se assim não fosse, seria deplorável.
No entanto, entendo que a ACAPO não deveria, de forma nenhuma, ter-se associado à exibição do filme, como penso que o fez, independentemente da convicção dos seus elementos directivos, já que o nome escolhido não foi, de forma nenhuma, feliz.
José António Saraiva
Re: Ensaio sobre a cegueira
Olá Saraiva !!
Em primeiro lugar quero agradecer a tua participação neste post !!
Obrigado !! loool
Pois é, realmente a ACAPO tem vindo a desiludir muito os cegos .... !! :-(
Nem pareçe uma Associação para cegos .... !!
Eu penso que a atitude correcta seria fazer as coisas a pensar nos destinatários, ou seja, nos cegos.
E defender os seus direitos, interesses, .... !!
Mas infelizmente, no meu ponto de vista, a ACAPO tá quase a ficar como a política, altos salários, algumas burrisses ... enfim ... !!
Mas nem tudo é mau .... !!
Bom, sobre o filme, realmente tens razão .... !!
Pensa-sa na sociedade como um todo e não partircularmente nos cegos ... !!
Outro aspecto q tb é lamentável, é não haver uma uníca versão do filme em português .... !!
Não se trata de por as legendas em português e o filme em inglês .... !!
Trata-se de o realizador do filme ser português, e não fazer sequer uma versão do filme dobrada em português ... !!
É por estas e por outras q eu penso q eles não pensaram muito bem nos cegos ... !!
Ainda sobre o Ensaio...
Olá a todos os que participam e expõem neste espaço as suas opiniões.
Também eu já me tenho exposto algumas vezes, ultimamente mais acerca deste preciso tema.
Penso que circula entre a comunidade de cegos, dos países por onde o filme tem passado, uma ideia errada da mensagem principal do filme (que não nos podemos esquecer; se baseia num livro, num romance de ficção). Como ficção que é, tem a liberdade de utilizar ideias, imagens e outros estímulos, de formas diferentes daquelas que estamos habituados. É assim que nascem as obras de arte e é assim que os artistas se destinguem; obrigando-nos a pensar e a utilizarmos valores comuns perspectivados de outras maneiras e formas que não tinhamos pensado antes. Assim, convoco os leitores a lerem a obra sem pensarem que são cegos, sem pensarem que a obra é sobre uma comunidade de cegos, tal qual a conhecemos. Ler o livro, é a melhor forma de percebermos a mensagem do autor (que obviamente é partilhada pelo realizador).
A obra não é sobre os cegos, nem sobre as dificuldades dos cegos, nem sobre o mundo dos cegos.... nada disso, lamento informar.
A cegueira é utilizada como uma metáfora, para representar aqueles que, enxergando, não querem ver certas coisas, ou só vêem o que lhes interessa e dessa forma não dão valor às coisas que são deveras importantes na vida; como o valor do amor incondicional, da amizade sem olhar a raças, idades ou estratos sociais e a solidariedade em momentos de máxima ruptura, que estão bem patentes na obra.
Pode-se evidentemente tirar outras ilações desta obra, cada um aproveita cada obra de arte, conforme a sua sensibilidade.
No entanto, é importante não esquecer que não há qualquer intenção de retratar cegos, no 1º sentido da palavra, no sentido directo, e por isso, não vale a pena estarmos a insurgir-nos contra o autor ou o realizador, quando afinal, não percebemos a mensagem.
Tal como qualquer obra, esta também pode ter defeitos, conhecem alguma obra considerada perfeita por todo o mundo?
Quanto à questão do realizador ser brasileiro e a obra ser portuguesa mas o idioma falado ser o inglês, penso que terá tido a ver, principalmente, com a escolha dos actores de origem norte americana. Provavelmente, quando o filme sair em DVD deverá ter a opção do idioma em Português para que as pessoas com mais dificuldades em entenderem o Inglês (cegos e normovisual) possam assim perceber melhor a mensagem.
Um abraço
Ensaio sobre a cegueira
Olá Jackie. Comcordo plenamente com o que escreveste. Mas isso é o que eu venho dizendo desde que posto comentáros a esse respeito. Belas palavras.
Milton Carvalho
Re: Ainda sobre o Ensaio
Oi Jackie !!
Muito obrigado pelo teu comentário !! looool
Fizeste uma belíssima exposição .... !! loool
Pois, nunca tinha pensado desse modo, e acho q tens toda a razão, daqui se podem tirar lições para a vida e nunca um retrato dos cegos ... !!
Se virmos o filme ou lermos o livro, perceberemos melhor o sentido das coisas .... !!
Quanto à questão da dobragem, não há nenhum trailer dobrado em português, nem sequer no blindtube, onde aparecem montes de trailers e filmes dobrados em português ...
Não lhes custava muito .... penso eu ... !!
Ensaio sobre a cegueira
Olá Filipe. A questão não é se o filme abordará a "realidade da cegueira e dos cegos" como você bem falou. Porque a realidade da cegueira e dos cegos é
algo que não se compara em absolutamente nada do que o filme trata.
Primeiro que a cegueira descrita na história é algo bem filosófico e, para mim, conceitual.
Segundo que se uma pessoa dita "normal" venha, por qualquer motivo, a cegar subtamente, tal pessoa ficará desnorteada, e completamente dependente de outras
pessoas, pelomenos até quando ela venha a se adaptar.
Agora, imagine meu caro amigo. Se isso pode acontecer com uma única pessoa, imagine com a sociedade cegando ao mesmo tempo todos subtamente o que não aconteceria...
E por fim, será que o filme ao invés de trazer uma pécima imagem sobre os cegos, será que ele não traz uma mensagem na qual nós não valorizamos as coisas
mais simples como o fato de enxergar? E até mesmo dependermos das coisas mais simples ao ponto de que se nos faltar a visão a vida pode parar ou acabar?
Pensemos nisso!
Milton Carvalho
Re: ensio sobre a cegueira
Olá Milton !!
Antes de mais, quero agradecer a tua participação neste post, que até então, pouca gente respondeu ou comentou !! loool
O filme em causa, foi baseado num livro do Saramago.
Se calhar o Samago e/ou o realizador do filme, talvez não estivessem sensibilizados o suficiente para esta realidade dos cegos ... !!
Por um lado, acho q deviam transmitir uma verdadeira imagem dos cegos !!
Mas por outro, o filme quer-nos dizer algo, talvez seja como tu dizes para valorizarmos mais o facto de enxergar, ou talvez nos queira dizer q devemos aproveitar a vida ao máximo ...
De facto, do filme podem-se tirar várias lições da vida
Só não ficamos com uma imagem mais lúcida sobre os cegos ...
Ensaio sobre a cegueira
Como você bem diz,
"Nós não ficamos com uma imagem mais lúcida sobre os cegos"...
Não ficamos porque a mensagem do livro e do filme é metafórica e não real. Nem a intenção do altor do livro nem a do diretor do filme é mostrar a realidade dos cegos. Mas, sim, as mensagens que sitei em mensagem anterior.
Um forte abraço e boa semana.
Milton Carvalho
Concordo plenamente com a
Concordo plenamente com a idéia filosófica (subjetiva) que o filme passa. Quando eles são levados ao alojamento para ficarem de quarentena é formada uma sociedade nesse local onde existem pessoas que dominam, tem o poder em mãos e apenas uma pessoa enxerga, na qual, toma as atitudes cabíveis muito tempo depois, (essa personagem caracteriza-se uma civilização com senso crítico) formou-se uma pequena civilização obsucura, mas uma civilização.
Adiante, eles percebem que podem sair desse local e quando saem encontram fome, pessoas sem lar, enfim, tudo revirado, o que vivemos atualmente, políticos discarados, pessoas sem escrupulos, etc. Tudo isso deixa claro o que o Saramago deseja passar em sua obra 'Ensaio Sobre A Cegueira', uma idéia subjetiva da sociedade atual.
Ensaio sobre a Cegueira
Fiquei mesmo imaginando se na realidade um dia isto se tornasse realidade. Estamos preparados para tal inclusão? Se o n° de cegos fôsse menor, exatamente ao contrário?
Nós hoje, videntes tb devemos procurar meios de nos integrar.... ninguém sabe o dia de amanhã! Glaucomas, diabetes... e aí ? ...
Re: Ensaio sobre a Cegueira
Oi !!
Obrigado pelo teu comentário .... !! loool
Realmente temos e devenos nos precaver das situações q possam aparerecer ... !!
E nunca é demais prevenir ... !!
Relativamente à inclusão dos cegos, eu penso q já se têm dados passos significativos nesse sentido, embora ainda não chegue, mas a pouco e pouco ..... !!
Olá Filipe!Aqui no Brasil
Olá Filipe!
Aqui no Brasil também demorou para chegar! lol
Mas chegou, e o filme é bom!!
Não sei se retrata a realidade dos deficientes visuais, mas recomendo mesmo assim o filme por causa, por exemplo, das cenas de ruas que chegam a ser muito realistas.
E o interessante é que o filme consegue mesclar drama com imagens de um colapso urbano com humor e as vezes muita delicadeza.
O que ficou devendo é que o filme, na minha opinião, não conseguiu transmitir as mesmas emoções da obra publicada pelo grande escritor português José Saramago.
Um grande abraço.
Marcos Alfonso