Está aqui

- blog de Anacristina

O amor entre cegos é tabu ainda hoje?

por Anacristina

Olá, desta vez decidi escrever um artigo sobre o amor, porque me parece outra coisa que entre nós deficientes visuais, ainda parece uma coisa impossível de acontecer. Isso deixa-nos, talvez um pouco marginalizados.
E porque comigo aconteceram coisas do género, é também a vossa oportunidade para contarem vossas experiências. Eu tive muitas e desagradáveis.
Cheguei à idade de sentir algo diferente por alguém e isso aconteceu com um rapaz de minha turma. Todos se riram de mim, porque eu não podia, porque eu não era para ele, porque eu... enfim, tantas e tantas barbaridades que nem vale a pena falar. Mas não desisti. Ainda estava a começar a conhecer o mundo, mas já tinha quase a certeza que as pessoas neste sentido eram muito más. Doía-me muito porque apesar de tudo ele fazia mesmo de propósito para se mostrar, para me deitar abaixo com uma que era mesmo a sua suposta namorada. Nunca me acreditei, mas pronto. Fazia essas cenas à minha frente, eu afastava-me, afinal que tinha eu com isso? ele fazia a vida dele, eu a minha. Não gostava, paciência, eu faria os possíveis para me afastar, faria os possíveis por me esquecer. Mas nunca o perdoarei por isto. Hoje é meu amigo, mas nunca mais o perdoarei por isso. Fez de mim uma pessoa diferente dele, uma pessoa que não tinha as capacidades dele. E porquê? porque sempre gostei de dizer a verdade. E não aguentei mais e um dia pedi-lhe para falarmos. E disse-lhe que sentia uma atracção. Ele na altura compreendeu, explicou que não dava, porque na verdade ele não gostava de mim dessa maneira, que eu tinha de o esquecer. E pronto, gostei da frontalidade. Mas ele dizia que estava sozinho mas não estava. Estava sempre com colegas que o mandavam fazer isto ou aquilo... e isso também não lhe perdoo numca mais. E começaram as brincadeiras. Uns dias falava, outros eu nem sequer existia para ele. Outros era tão exagerado com a tal rapariguinha... até que comecei a ter o meu orgulho e isso a pouco e pouco deixou de me afectar. Mas nunca mais o perdoarei por isso.
Outra vez uma rapariga que também era cega contou-me que o namorado gostava muito dela, mas quando chegou à hora da verdade decidiu deixá-la, dizendo que era melhor para os dois, que fazia isso por amá-la, pondo em causa a sua deficiência.
Assim é a nossa sociedade. Quemnão tem uma anormalidade que atire a primeira pedra!

Comentários

Olá amiga!
Infelizmente, o preconceito entre deficientes e pessoas ditas normais, ainda existe. Um dia, também me apaixonei por uma colega de turma, mas como era muito tímido, só à última da hora lhe declarei tal facto, depois do apoio de outras colegas. Escrevi-lhe uma carta a contar-lhe isso, e ela toda emocionada, disse que era lindo, e tal, mas qe ia pensar antes de tomar uma decisão.

Esperei, esperei, esperei..., até que não aguentei mais, e fui falar com ela, pois estava a sofrer demasiado, e eis a resposta: «sabes, eu já tenho namorado, por isso não te posso dizer que sim ou não».

Foi a minha primeira paixão a sério, apesar de não me ter envolvido com ela, mas nem por isso deixei de me sentir magoado e discriminado.
Acabei por esquecê-la. Mas eu sabia que ela sentia algo por mim, pois demonstrava em gestos isso mesmo. Só que o preconceito, apesar de, na altura em que lhe disse que sentia algo por ela dizer que isso era perfeitamente normal, foi mais forte.

Ana, sê igual a ti própria. Um dia, a tua hora chegará.

Beijinhos, e força.

Tiago Duarte

Tiago Duarte

Olá Ana Cristina !!
Já há um bom tempo que não te encontrava !! loooool

Pois é, infelizmente ainda há muitas pessoas que nos marginalizam, mesmo no amor ... !!
Mas ... nem todos pensamos do mesmo modo, mal era se o fosse !! loool
E já começarm a haver pessoas q não pensam nem agem como as outras, pq estão mais sensibilizadas em relação aos cegos e demais deficiencias ... !!

Lamento muito, por teres tido azar logo no primeiro relacionamento ... !!
Eu tb já passei por muito .... e no fim fica a mágoa, o desapontamento ... !!
Mas nunca guardei rancores ... !!
E na maioria dos casos, um mês depois, quando já estavamos calmos e de relações cortadas, pedimos desculpa. e acabamos por ficar amigoss ... !!
Por amiga, guarda tudo o de bom, e bota fora os rancores e todos os outros sentimentos maus ... !! loool

Termino com a frase de um poeta
"Não fiques triste porque terminou, mas fica contente porque aconteceu"

anacristina
Antes de mais quero agradecer vossa disponibilidade porque quando ponho posts não me posso queixar da falta de leitores.
Não guardo rancor desse meu amigo, mas estes episódios ficam sempre marcados. somos muito amigos, mas tudo que se passou está cá marcado, se calhar está à espera de outra oportunidade, ou não... e assim... sou amiga, mas já não me deixo levar facilmente.

anacristina

eu sou cego desde os 18 anos de idade acidente automobilistico, aos 23 anos de idade conheci minha esposa ela enxerga e graças a deus nunca sofri preconceitos nessa area, começamos a namorar, fomos morar juntos, casamos, tivemos nossa filha hj com 6 anos Sophia, levamos uma vida normal de marido e mulher amo mto ela e sei q ela me ama tb, Deus tem sido mto generoso p comigo, me tirou a visao mas me deu uma familia linda, obrigada senhor, é possivel acontecer o amor entre um cego e uma pessoa vidente, eu cheguei a namorar outras cegas, posso dizer q a experiencia foi diferente, e p ser sincero prefiro as q enxergam, um abraço a todos Felipe

Felipe, mas será que não estás sendo preconceituoso em relação às mulheres que não enxegam?

Eu acho que o primeiro preconceito que o cego tem que vencer é o preconceito contra si mesmo e seus iguais.

Pense nisso.

Abraços!

Olá Ana, eu sou cego de um olho, e de 2003 para cá tenho tido vários problemas com o outro olho, descolamentos de retina e 1 transplante de córnea. Ando a procura de apoio, ajuda para lidar melhor com esta situação, procuro conselhos e partilha de opiniões.
Achas que dá para falarmos, utilizas o msn? deixo-te o meu:
mjse80@hotmail.com

Obrigado!

Boa noite Ana!
Sei que não me conhece, eu sou gaúcha e costumava entrar sempre no chat da rede saci, mas de algumas semanas pra cá não tenho conseguido mais, aparece uma mensagem dizendo que o link foi corrompido. Foi tentando pesquisar algum outro chat para cegos que encontrei teu blog. Por favor, se souber de algum me avisa ou se souber de gente que gosta de fazer amizades pode anunciar meu msn: amotuamor2009@hotmail.com

Oi Anja !!

Eu não sou a Ana Cristina !! looool

Mas há semanas encontrei um chat na web muito fixe, em que podes aceder a múltplos canais, .... !!
Podes acessá-lo a partir do Firefox ou se quiseres do IE ... !!

Chama-se Mibbit, eu achei o máximo .... !! loool
http://www.mibbit.com/chat/

O Canal mais conhecido é o Freenod, e lá dentro tens imensos chats !! looool

Beijinhos,
Filipe

Não percebo esse preconceito. Estou apaixonada por um cego e isso para mim não é motivo para qualquer tipo de embaraço. Amo-o e pronto. Temos planos para viver juntos. Eu vejo, mas por vezes tenho a sensação que ele alcança mais longe que eu.

Este mundo é triste e perde coisas boas com os seus preconceitos.