Está aqui

Projeto_ Site para crianças deficientes visuais

por Rodrigo Bahiense

Olá, meu nome é Rodrigo Bahiense, sou aluno de Desenho Industrial na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro.
Estou no meu último período e planejo no momento realizar meu projeto final e monografia visando ajudar pessoas deficientes visuais, principalmente crianças. Seria um paradoxo, já que trabalho com interfaces gráficas, visuais. Porém, acima de tudo, meu trabalho é relacionado à melhoria da condição de vida do homem em relação ao seu meio, e é nisso que venho pedir ajuda para vocês: não tenho nenhuma experiência no assunto, e estou em uma fase de buscar essas informações.

Minha idéia, como disse antes, seria trabalhar com crianças, parcialmente, ou totalmente sem visão, no meio digital ( internet ). Procurei vários sites relacionados e achei alguns bem interessantes, mas minha idéia seria inserir totalmente a criança dentro do site com conteúdos exclusivos para elas, como jogos, ferramentas de comunicação, criando histórias em áudio interativas, educando as crianças, etc. utilizando toda a interface possível para isso.

Não conheço muito sobre softwares existentes no mercado para esse público, e gostaria de ajuda nessa área também. Gostaria de saber também a respeito das necessidades das crianças deficientes. Quais são os problemas principais que elas enfrentam nesse meio digital? Elas conseguem ter interação total com esse mundo virtual?

Desde já agradeço a ajuda de vocês e fico aguardando retorno.

Sou estudade do 7º ciclo de Pedagogia e Estou fazendo minha monografia fazendo minha monografia sobre deficiencia visual e o atendimento do estado.
Tenho encontrado centenas de leis que diz que o estado deve fazer isto ou aquilo.
A realidade é que as salas de recursos que fui visitar e que estão inseridas em escolas estaduais encontram-se com os equipamentos em frangalhos e o professor necessita se desdobrar para dar atendimento aos DV que se utilizam deste direito. Sem contar que a sala esta com risco de fechar por só ter 13 alunos por período de aula.
Quero saber se podemos fazer algo para que o Estado faça aquilo que esta escrito no papel.
por que lei de papel é muito bonita.
Peço desculpas se não consegui me expressar corretamente, mas fica aqui registrado a minha indignação.

Olá! Cecília.

Trabalho com deficiêntes visuais em sala de recurso na Rede Estadual, nossa sala é bem equipada e os deficientes recem um ótimo atendimento. temos recursos pedagógicos e tecnológicos como impressoras Braille.
Concordo com você, muitas escolas estão em péssimo estado, sem condições de atendimento.
Abraços,
Claudia

Olá meu nome é Camila Fernandes moro em São Paulo no Butantã
Estou cursando o segundo semestre de pedagogia e tenho um seminário sobre
A identidade do pedagogo que dão aula para criança com deficiencia e estou a procura de uma escola que eu possa estar fazendo pesquisas para eu concluir esse meu trabalho.
Se por acaso tiverem alguma escola em que eu possa estar visitando estarei muito grata e agradecendo desde agora obrigada.

Olá gostaria de saber se tem já pronto um sistem de provas (EAD), para deficientes visuais.
E se o meu amigo do tema acessibilidade já conseguiu desenvolver algo, e gostaria muito de poder colaborar!

Abraço

Se sim, penso que as coisas só mudarão defacto quando a educação inclusiva forb uma realidade. Eu também sou portadora de uma deficiência visual e entendo unm pouco a sua revolta. A senhora é portuguesa? Boa sorte para o seu estudo no nosso país porque defacto é uma vergonha o que sucede diariamente nas escolas portuguesas.

Ola, adoraria poder ler sua monografia, sou estudante de radio e tv e gostaria de criar peças sonoras para a educação de crianças DVS contudo preciso da parceria de pedagogos para me orientar quanto a necessidade das crianças nessa condição.

aguardo seu contato por email
Atenciosamente.
Ariana Dias

olá rodrigo gostaria de saber se é vc que passou no
final da novela viver a vida no dia 22/01/2010
se for vc por favor mi responta estou esperando asua resposta!!!!!!!!!!! o mas rapido pocivel

Sou Simone Oliveira, moro na cidade de Estância/Sergipe, peço a quem ler esta mensagem, q possa fazer algo por mim, me ajude a entrar em contato com Rodrigo Bahiense, ele deu depoimento no dia 22/01/2010 na novela viver a vida. Gostaria de entrar em contato com esse rapaz, quem puder me ajudar, agradeço antecipadamente.