Está aqui

Quais as diferenças entre deficiênte visual e cego

por António Marciel
Forums:

Qual é a diferença entre o cego e o deficiente visual?

penso que é a mesma coisa!

"Em relação aos deficientes, os deficientes somos nós (as pessoas "normais")!"

Penso que ser cego, não é a mesma coisa que ser deficiente visoal.
Ocego é aquele que não vê nada, enquanto o dificiente visoal, é aquela pessoa que ainda tem alguma percentagem de visão.

Olá amigo,
Deficiente visual engloba tanto pessoas com baixa visão como cegas mas a palavra deficiente tem muito que se lhe diga...
Um amplíope é uma pessoa que tem um tipo de doença chamado ambliopia pelo que este nome discrimina outras pessoas com outro tipo de doenças. Está muito correcto dizer-se pessoa com baixa visão.
O chamado "invisual" para mim é um complexo da sociedade ora repare-se que ou somos cegos ora somos invisuais. Um invisual é aquela pessoa que faz coisas extraordinárias, é fantástica, etc, etc... Cego é aquele sujeito que pode tomar atitudes estranhas, fala mal com as pessoas, entre outras coisas. Reparem nisso nos títulos das notícias em Portugal. De certeza que não vão encontrar coisas do tipo: "Invisual burla em nome de tio".
Note-se isto: Se eu for a andar na rua e se pur acaso dizer qualquer coisa menos agradável a uma pessoa (estiver mal disposto) fico conhecido pelo cego que tratou mal o fulano y. Já sabem que depois se for outro cego a andar na rua também leva com as culpas em cima porque afinal também é cego e as pessoas nem se importam em saber o nosso nome. O ser-se cego aqui importa mais do que o nome...
Já que a sociedade nos faz assim algum mal, que nos continuem a chamar como cegos porque o invisual esconde o receio que as pessoas têm desta deficiência da visão e é totalmente descabido este termo porque não sei porque cargas de água uma pessoa fica chateada por lhe chamarem cego... Se ficar o problema é só desse sujeito e não aceita bem a deficiência que tem.

Pote

Bom dia a todos,
Me sinto à vontade participando dessa antiga polêmica relacionada as "classificações" da deficiência visual.
No ano de 2004, realizei um estudo que trata do assunto. Fui motivada às pesquisas pelo incomodo de não desenvolver de maneira adequada, o trabalho de apoio e orientação as pessoas que enfrentam essa problemática. Embora a discussão seja relevante, devemos questionar sobre o foco da polêmica. Pode ser que, as definições interesse mais a outras áreas do conhecimento. Quando são apresentadas como a "resposta sentimental" que Kurt Schneider definiu como a resposta oportuna, motivada e sentimentalmente adequada à referida vivência, pouco importa as classificações.
abraços

Os deficientes visuais, agora também designados de deficientes da visão, são todas as pessoas que têm uma perda acentuada da visão, creio que 60%, mesmo com correcções ópticas.

Estes dividem-se nos portadores de baixa visão, os que possuem visão útil, e os cegos, os que já não possuem visão útil.

Desta forma deficientes da visão é um grupo mais abrangente que os cegos.

Estas palavras podem apresentar sinónimos consoante os gostos ou maior ou menor formalismo.

Olá! Quando dizemos que uma pessoa é cega, queremos dizer que ela não enxerga nada, sabendo que há cegos que não gostam de ser chamados desta forma.

Agora quando dizemos que uma pessoa é deficiente visual, não estamos especificando. Esta palavra necessita de algum complemento, sendo ele:
Deficiente Visual Total-Aquele que não enxerga nada como os cegos.
Deficiente visual Sub-Normal-Aquele deficiente que possui algum percentual de visão, ou seja ainda enxerga.
Deficiente visual monocular-Aquele deficiente que enxerga apenas com um olho.

Sidarta

Sidarta

Convivo, formo na Universidade e trabalho com pessoas com deficiência visual: cegas e com baixa visão faz 24 anos e nenhuma dessas pessoas com as quais convivo se importa em dizer que são cegas ou que tenham baixa visão, pq consideram que não há como ficar fazendo rodeios para se dizer o que é. Algumas até dizem que essa forma clara e precisa evita tantas informações.

Mas o que quero mesmo saber é se já está legalizada a deficiência monocular, uma vez que só vi solicitações para que fosse reconhecida e nada de oficial. Por favor me informe onde esta legalizado para que possa tb divulgar, embora particularmente ache que estamos caminhando para um mundo deficiente com pessoas deficientes entre poucas eficientes, pois com o resultado das conquistas por meio de tantas lutas muitas pessoas querem ser classificadas, consideradas e reconhecidas como deficientes, mas quando precisam aparecer como tal, não aceitam. Complicado né?
Obrigada e bom trabalho a todos
Mary

Complicado não! Acho que ser cego não tem nada de complicado.

maciel

Oi !!

Eu sei que existem pessoas que vêm bem, menos bem e que não vêm nada !! loool
Mas, eu sempre pensei que a palavra Deficientes Visuais era uma forma mais delicada e suave de dizer cegos !! lol
Olhem, e invisuais são cegos, ou podem-se enquadrar nos deficientes visuais ??
Esta eu não sabia ! lol
Tb, a gente tá sempre a aprender e morre sem saber ... !! lol

Olá!
Por vezes não consigo perceber, se o autor da participação é português ou brasileiro.

Por exemplo, em Portugal, não se chama monocular a uma pessoa que veja só de um olho. Estes são denominados amblíopes.
Cego de nascença é um cego congénito. Um cego que já viu e por qualquer razão perdeu a visão, é um cego com deficiência adquirida.
Em Portugal existe a Associação de cegos e amblíopes de Portugal
Nos hospitais existem as consultas de sub-visão, onde se dirigem todos os indivíduos, que são cegos totais ou amblíopes.

Em relação à palavra invisual, penso que não é correcta a sua utilização. É controversa esta opinião, mas, eu concordo com ela.
A palavra invisual, remete mais para uma coisa que não se vê.
E ao que eu saiba as pessoas cegas só não vêem, mas podem ser vistas. Lol

Quero, falar sobre uma pessoa que cega durante o seu percurso de vida, que foi o meu caso. Dizer que sou cega ou pensar nessa palavra, é aterrorizador! Fez-me engolir em sêco, muitas vezes. Existe ainda o termo ceguinho, que, quando o ouvia, fazia-me chorar e sentir que sangrava por dentro.

Hoje em dia, já lido bem com isso!
E já descobri que realmente há ceguinhos e cegos! Lol
Nesta diferença estão incluídos todos os indivíduos, isto é, os que vêem bem, os que vêem menos bem, e os que não vêem nada.

Descobri, que, o espírito é que pode ser cego ou ceguinho. Lol

Uma pessoa que veja muito bem, mas não tenha orientação, sensibilidade, é ceguinho. Lol

Quando se junta a cegueira física com a espiritual. É de fugir!

Não concordam comigo?

Olá a Todos!

Bom. Vejo que neste tópico está tendo muitas controvércias. Quero dizer que moro no Brasil e aqui, os deficientes visuais ou cegos que ja aceitaram sua deficiência, não fazem distinção entre chamar ele de cego, de 4 olho, de ceguinho ou de deficiente visual.
Eu acho que isso vai da pessoa. Posso ter uma opinião que diverge do todo, mas não ligo para essas coisas. De fato existe alguma diferença, mas sou deficiente visual total e não ligo se me chamar de ceguinho, cego ou deficiente visual.

Eu acho que isso vai da aceitação da sua situação atual!

Acho super importante trocarmos informações a respeito de como chamamos deficientes monoculares ou deficientes visuais sub-normais em portugal, mas saibamos que vamos encontrar, em todo o lugar, pensamentos que divergem um do outro. O que possamos fazer é mostrar nossa forma de pensar, não impor uma forma de pensar. Acho isso errado!

Isso é o que chamo de classificação involuntária de algo ou alguém. Isso é o que o ser humano faz no seu dia-a-dia. O fato dele me chamar de cego ou de deficiente visual, não vai mudar minha forma de ser ou minha forma de pensar!

Muito Grato
Abraços a todos

Sidarta

Sidarta

olá,
bom eu gostaria muito de saber quais os criterios que se usa para saber se uma pesoa é considera deficiente visual,
pois a pouco tempo decobri que tenho uma cicatriz na retina que comprometeu 80% da minha visão do olho direito á qual os medicos suspeitam que foi quando eu nasci ou quando eu era criança causada por toxoplasmose e segundo eles é irreverssivel mesmo com o uso de oculos, contudo eu ainda consigo ver bem, apenas algumas coisas que estão um pouco longe não consigo ver, os medicos me disseram que foi afetado mais a região central da retina e so consigo enchergar bem ainda porque a minha outra visão esta boa e ela ajuda a afetada mais não me explicaram direito a situação real e se por causa disso a visão do olho bom poderá se afetada com o longo do tempo, sinto muitas dores de cabeça quando forço muito a visão pois estudo muito, leio muito estou cheia de duvidas e gostaria muito de saber se posso ser uma deficiente visual.

Espero ansiosa pela resposta!!!

vc nao é sega só nao ve bem só isso