Está aqui

Amizades

por amanda.maia
Forums:

Olá. Criei minha conta nesse site hoje e não sei se eu estou postando corretamente. Não sou cega, porém gostaria de fazer amizades com os membros desse site. Gostaria de saber como posso conversar mais com vocês. Procurei aprender braille, ir em eventos sobre deficiência visual, tentei fazer trabalhos voluntários com cegos, mas não encontro nada disso na cidade onde moro.

Olá Amanda!

Bem-vinda ao lerparaver! Sei que vais fazer aqui bons amigos e partilhar connosco tuas dúvidas e experiências: De certeza que vais gostar!

Eu chamo-me Céu e tenho baixa visão. Tenho 35 anos. O meu namorado, o Marco é surdocego e ambos participamos no lerparaver. Tenho um dúvida: tu és portuguesa? Se és, poderias ser voluntária na ACAPO: associação de cegos e amblíopes de Portugal, dependendo da zona onde moras, claro! Tenho a certeza que poderás ajudar imenso!

Se tiveres alguma dúvida, podes contar comigo!

Bjs, Céu

Olá Céu, prazer conhecê-la. Tudo bem?

Eu sou brasileira, moro em Bauru-SP. Tenho 22 anos. Se eu morasse em Portugal, seria um prazer imenso ser voluntária na ACAPO. Aqui na cidade temos o Lar e Escola Santa Luzia para cegos, entrei em contato com eles mas infelizmente não aceitaram trabalho voluntário. Estou tentando aprender braille pela internet porque não encontrei pessoas que ensinassem aqui por perto. Quase não há acessibilidade na minha cidade, acredito que existe apenas uma faixa de pedestre com acessibilidade e as calçadas e ruas são muito irregulares por aqui. Qual a maior dificuldade que vocês enfrentam?

Olá, tudo bem? Estou fazendo uma pesquisa sobre esse tipo de trabalho voluntário, de leitura para cegos, e, infelizmente, não encontrei nada em nossa cidade... Sou de Bauru também e estou interessado em entrar em contato com o Lar Santa Luzia e tentar reiterar a iniciativa desse projeto.
Será que conseguiríamos unir esforços para fazer isso acontecer?
Meu nome é Eduardo, e-mail (edu_bauru@ig.com.br)

Seria ótimo se conseguíssemos. Que tipo de trabalho você gostaria de fazer? Quantos anos você tem? Fiquei sabendo que o Lar Santa Luzia faz teatros para outras escolas, tentei ajudá-los como voluntária mas infelizmente não consegui.

Bom Dia Querida Amiga Céu,
Tá tudo em cima ?

Cmg tá tudo ! looool

Neste sábado arrancou o ano pastoral para a Fraternidade, e tivemos um encontro de equipas, e fiquei a saber que uma responsável, vai prós teus lados para Viseu .... !
Ela ainda se vai instalar, adaptar ... !
Mas depois se correr tudo bem, terás uma grande oportunidade de fazeres parte do núcleo, assim como o Marco, uma vez q ele tá contigo ! loool

É mais 1 desafio q te faço amiga ;-)
Beijinhos

Olá Amanda!

Sê bem-vinda ao Lerparaver! Aqui podes fazer amigos cegos, surdocegos, amblíopes e também pessoas que vêem bem, porque este portal não é se destina apenas às pessoas com deficiência, mas também a quem estiver interessado em aconhecer mais sobre a deficiência visual e as formas como ela é superada através dos inúmeros exemplos de coragem e das estratégias educativas e das tecnologias de apoio.

E terei o prazer em ajudar-te no que for preciso e tenho a certeza que vais encontrar aqui muita informação útil sobre o Braille e não só!

Eu chamo-me Marco, tenho 30 anos e a minha namorada chama-se Céu e tem baixa-visão. Ambos temos limitações sensoriais muito diferentes mas aceitamo-nos como somos, o que é o primeiro passo numa relação.

Sou surdocego total, mas ouço graças a um implante coclear, uma tecnologia avançada que permite a pessoas surdas profundas recuperar a audição de forma artificial através da estimulação directa da cóclea. No entanto, sem o implante não ouço absolutamente nada.

Também adoro braille, porque não vivo sem ele e a minha paixão é escrever!

Acho que fazes muito bem em aprender braille, porque, quem sabe, um dia, poderás vir a ajudar alguém que tenha perdido a visão. E aprender nunca é demais, só nos enriquece mais!

Se ampliares os teus conhecimentos poderás, um dia, ser mais sensível à ausa das pessoas com deficiência, porque estarás em sintonia com quem sabes as dificuldades que sentes e quais as formas mais adequadas para a ajudares.

Fiquei curioso e queria perguntar-te porque te interessas em aprender braille e em realizar um voluntariado? Não são muitas as pessoas que têm interesse em aprender braille e em ajudar os outros de graça.

Fico a torcer para que consigas realizar todos os teus objectivos!

Cumprimentos cordiais

Olá Marco, é um prazer conhecê-lo!

Eu não lembro exatamente como eu comecei a ter interesse por essas coisas. Quando eu tinha 16 anos, tive vontade de aprender língua de sinais. Consegui fazer um curso e conheci alguns surdos lá.
Depois comecei a ter interesse em aprender braille, mas naquela época eu cursava ensino médio e técnico por período integral e fazia curso de língua de sinais aos fins de semana. Além disso não encontrei curso de braille aqui por perto. Hoje eu tenho mais tempo livre e estou tentando aprender braille sozinha. Acredito que o meu interesse em ajudar os outros de graça começou pela forma como minha mãe me educou. Ela não tem tempo de fazer trabalhos voluntários mas sempre que pode ela ajuda as pessoas e me incentiva a fazer o mesmo, ajudar sem receber algo em troca.

Eu não conhecia o implante coclear, achei muito interessante! O que causou as limitações em você e sua namorada?

Obrigada por torcer por mim.

Olá Amanda !

Desculpa pelo atraso mas tive de férias, e só regressei hoje ao trabalho !
E agora tava ver os mails e vi este teu sobre amizades loool

Bom, sejas bem - vinda à comunidade do lerparaver ! looool

Eu chamo-me José Filipe, tb sou normovisual, moro em Santo Tirso (perto do Porto), Portugal
Trabalho no Porto, e desenvolvo apps para a web

Eu tb gosto de fazer novas amizades, e espero que possívelmente venhamos a sermos amigos, como aliás já tenho alguns, tais como, a Céu, o Marco ... !
Só uma curiosidade: qual é a tua deficiência ??

Se a ACAPO não existe no Brasil, né ? loool
A Frater (ou Fraternidade Cristã dos Doentes Crónicos e Deficientes Fisicos) existe ! loool
Eu faço parte da Frater, sou formador numa equipa de base, mas a Frater está em todo o mundo, inclusivé no Brasil !
Tenho imensas amizades através da Frater cá em Portugal, no Brasil o Frei Nelson é espetacular ! lool
Tb tenho amigos no México, na África, na América .... !
E se realmente tens esse entusiasmo é de aproveitar .... e entra na onda ! loool

Tava a ver se encontrava o site da frater do brasil, mas parece que não tá operacional, de qq modo podes consultar
Este a nível intercontinental
http://www.fratinter.org/es/index.php
Ou o de Portugal
http://ecclesia.pt/fcd/

Até breve !
Beijinhos