Está aqui

Acessibilidade vê partir o grande Mestre Marco António de Queiroz

por Norberto Sousa

"É com profunda tristeza que comunico o falecimento do Marco Antonio de Queiroz, o nosso querido MAQ, grande amigo, maior especialista e quem mais lutou pela Acessibilidade na Web no Brasil... É uma perca sem tamanho para todos, família, amigos e a comunidade de internet no mundo.
Horácio Soares"

Fonte:
https://www.facebook.com/marcoantonio.dequeiroz

Comentários

Mais do que uma perda para a acessibilidade, perdemos a possibilidade de continuar a usufruir da alegria e da partilha dos ensinamentos humildes mas sábios de alguém que conseguiu aceitar, enfrentar e ultrapassar todas as adversidades físicas sempre com um sorriso nos lábios, como também de retirar das dificuldades a parte positiva.
Deixo aqui o Link para um texto do MAQ que já tinha partilhado no Portal e que, mais do que nunca, vale a pena ler para percebermos o quanto ainda temos que aprender para termos uma pequena parte da sabedoria deste humilde guerreiro que agora deixa esta sociedade egoísta e para quem cada ser humano é apenas mais um número...
http://www.lerparaver.com/lpv/ler-refletir-interiorizar-mudar

O título do livro que escreveu:
Sopro no Corpo – Vive-se de Sonhos. Marco Antonio de Queiroz. 192 páginas – 14x21 – ISBN 85-7656-050-X

Deixo ainda o endereço do seu Site sobre acessibilidade e com vários artigos e outras recomendações:
www.bengalalegal.com

E envio, para onde quer que ele vá, um abraço acessível do tamanho do atlântico que nos separava,
NSousa

Bom Dia,

Fogo, o nosso querido MAQ, morreu tão cedo com apenas 54 anos :-(
Ele morreu de quê ? Alguém sabe ??

Eu pessoalmente tive o grande privilégio de o conhecer, e fiquei mto triste com a notícia do seu falecimento :-(
É sem dúvida uma grande ou mesmo enorme perda para todos nós, e em prol da acessibilidade :-(

Reli o seu post Ler, Reflectir, Interiorizar e Mudar, tá escrito numa linguagem super acessível, que intrepela fácilmente o leitor .... adooorei revê-lo ! lool
Ele mereçe uma salva de palmas por tudo o q ele tem feito em prol da acessibilidade ! lool
Ele deixou / espalhou a semente, agora cabe a nós continuarmos a sua obra (regar as sementes), dando continuidade, porque ele foi uma fonte de inspiração pra todos nós ... !

Acho que esta semana, em homenagem a ele, deveríamos divulgar / publicar posts. sobre as grandes obras / marcas q ele nos deixou .... !

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo Marco António de Queiróz (MAQ).

O MAQ foi desde o início um importante amigo do Lerparaver, tendo estado recentemente envolvido na restruturação que fizemos em novembro passado.

Temos a agradecer-lhe a pessoa que foi, o seu testemunho de vida, o muito que fez em prol da deficiência visual, da deficiência em geral e da acessibilidade web.

O MAQ e o seu importante trabalho nunca será esquecido por nós e por muitos amigos que conquistou nos dois lados do atlântico.

Obrigado MAQ!

Lerparaver - O portal da visão diferente

MAQ foi o criador do site Bengala Legal (Bengala Legal/Divulgação)
Morreu na manhã desta terça-feira (2) Marco Antônio de Queiroz, um dos maiores nomes da acessibilidade web no Brasil. MAQ, como era conhecido, tinha 56 anos e morava no Rio de Janeiro. Criador do site Bengala Legal, MAQ se destacou com o trabalho dedicado à acessibilidade para cegos e deficientes visuais na rede.

O Bengala Legal foi criado em 2000 e logo tornou-se referência no segmento no país. MAQ, que trabalhou no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) começou a ministrar cursos para pessoas cegas e com deficiência visual. O site roda em diversos tamanhos de tela e também é compatível com programas voltados para cegos (que convertem o conteúdo da página em áudio).

O trabalho de MAQ rendeu o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@web do ano de 2012 (primeira edição). No ano passado, Queiroz participou de um bate-papo do Portal EBC a respeito do assunto. Confira a entrevista logo abaixo

Nota NS: ver o vídeo na fonte indicada abaixo.

Por meio de redes sociais, nomes ligados à acessibilidade no Brasil lamentaram a morte de MAQ

Integrantes do W3C Brasil relembraram a trajetória e destacou a importância de MAQ: “o time do W3C Brasil gostaria de lembrar o quão importante MAQ foi para a acessibilidade na web expressa seus profundos sentimentos e pêsames pela perda do grande mestre da acessibilidade. Seu legado faz parte da missão do W3C: Lutar por uma web para todos”, publicaram por meio do site da organização.

A deputada federal Mara Gabrilli, que é cadeirante, também se manifestou a respeito do falecimento. “Dedico meu carinho e de toda a minha equipe aos seus familiares e, como nós, admiradores de seu trabalho e visão de vida. A inclusão perdeu um grande parceiro, mas ainda conta com seu grandioso legadou a parlamentar no Facebook.

Fonte:
http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/07/morre-marco-antonio-de-queiroz-...

Os meus sinceros pêsames a toda a família e amigos do MAQ.

Partiu em paz com o dever cumprido. E por isso devemos estar eternamente gratos. Será sempre recordado como o mestre da acessibilidade na internet!

Obrigado MAQ!

Os meus sinceros pêsames a toda a família e amigos do MAQ.

Partiu em paz com o dever cumprido. E por isso devemos estar eternamente gratos. Será sempre recordado como o mestre da acessibilidade na internet!

Obrigado MAQ!