Está aqui

visão ativa - blog de Marlon

Adeus, MAQ

por Marlon

Algumas vezes, nos sentimos perdidos. Quando um amigo se vai, normalmente a sensação de perda é muito grande.
Decidi, portanto, deixar uma pequena omenagem a um em especial, que nos mostrou a todos que "sim, é possível fazer tudo o que queremos".
Eu não vou falar de tudo o que o MAQ representa e representou para a comunidade deficiente visual. Nem sequer vou contar algo que ele fez. Vou, apenas, relatar uma breve história de um jovem que, iniciando a sua vida profissional, encontrou em um amigo mais velho a gentileza e a orientação precisas em um momento complicado.

Rio de Janeiro e eu a trabalho. Depois de um longo dia, retorno ao aeroporto onde eu deveria pegar o último avião sentido a capital paulista.
Ao chegar ao aeroporto, verifico que devido a um erro de leitura da comissária do vôo de ida eu cheguei tarde para pegar o último vôo de volta.
Gentilmente, os funcionários marcam meu novo vôo para o dia seguinte sem custos, mas eu tenho que me arranjar para passar a noite em algum lugar por minha conta.
Final de ano e os hotéis no Rio estão ocupados e muito caros. Eu começo a pensar então o que posso fazer. Pego meu telefone e faço uma ligação.
Sou atendido por uma simpática dama e peço para falar com um amigo. Sou imediatamente transferido e ouço sua voz, com leve sotaque carioca e uma infinita boa disposição...
"MAQ, consegui perder o vôo. Posso passar a noite aí?"
"Claro, Marlon. Pega um taxy e vem"

Passei uma das noites nais agradáveis de minha vida com o MAQ, esposa e filho. Comi sanduiche de queijo com presunto até quase acabar com os estoques, e descobri que o MAQ estudou com o Casusa.
Após muita conversa e um sono reparador, acordei no ooutro dia e segui meu caminho. Veria o MAQ pessoalmente alguns anos depois em São Paulo, mas tive encontáveis conversas com ele todos esses anos por skype.
Diante do acontecido, enquanto luto para não chorar, penso que temos que seguir em frente com a luta e ter sempre um sorriso no rosto, mesmo por vezes triste, e lembrar ternamente de alguém que nos serviu de exemplo, seja recebendo jovens amigos na sua casa, seja lutando por acessibilidade.
O MAQ me falou no final do ano que passou que eu estava mais sério ultimamente. Lembro que fiz qualquer brincadeira e segui com a conversa .. e mais do que alguma vez senti eu agora sinto a responsabilidade de seguir en frente o trabalho de formigas que pessoas como o MAQ iniciaram e levaram adiante.
Apenas espero mesmo com todo o peso dos anos que eu ainda consiga achar a tranquilidade e a serenidade que o MAQ sempre demonstrou comigo. Porque eu sempre fiz perguntas sobre a vida para ele, e ele sempre me respondeu da melhor forma possível.
Em assuntos que iam desde acessibilidade até desentupir privadas ... de perspectivas a questões da vida real de ordem prática ... e em conversas que envadiram muitas madrugadas ...
Para a Sonia e o Tadzo (nnunca consegui escrever o nome dele da maneira correta) apenas posso deixar meus sentimentos e dizer que sempre me lembrarei do MAQ não como uma pessoa perfeita mas sim como uma pessoa íntegra, aberta e gentil, que respeitou e ajudou pessoas mais jovens e, com muito bom humor, ouviu, compartilhou e aconselhou sempre que pode.
O MAQ transpirava vida, mesmo quando estava doente. Quen leu seu livro e o conheceu pessoalmente sabe do que estou falando. A idéia de que ele está em algum lugar que nós simplesmente não conseguimos alcançar é no mínimo inverossímil, mas essa é a realidade.
Não existe mais nada a dizer .. apenas a saldade e as lembranças, e a inabalável certeza que temos de seguir em frente, como o MAQ gostaria .. e nos falaria com aquela voz calma e tranquila dele.
Fique em paz, meu amigo. E obrigado por ter existido.

Comentários

De fato não o conheci, e não o conhecia até que veio a falecer. Mas consigo perceber através dos comentários e das notícias, o quão importante ele foi para tantas pessoas.

Em seu próprio site existe uma mensagem que retrata o que deve-se fazer: lutar continuamente por uma causa. Quando o medo e a angústia toldam nossos olhos, temos que louvar os deuses da vida e continuar caminhando, pois a manhã então virá. Ciclos e ciclos, são o composto de nossa vida...

Sidarta

Breves palavras, mas profundas e sinceras. Meus sentimentos pela perda que na verdade é de todos nós. Sem dúvida alguma, se houve alguém que conseguiu despertar meu interesse por Acessibilidade, esse alguém foi o MAQ. Em pessoa ele não está mais presente, mas tenho certeza que seu legado continua... não pode parar! Abraços, Marlon!

Olá!

Queria dar os meus pêsames para todos os amigos, familiares e conhecidos do MAQ.

Que ELE esteja em paz onde estiver...

Pelo q vejo e leio, o MAQ era de facto uma pessoa formidável (acolhedora, humilte, lutador ...) ... !
Reinteiro os votos q ele esteja em paz .... !
Ele abriu mtos caminhos e mta obra feita ... cabe a nós dar continuidade .... !