Está aqui

"Nenhum pessimista jamais descobriu os segredos das estrelas, nem velejou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito." (Helen Keller) - blog de Marco Poeta

A Deficiência segundo o Espiritismo

por Marco Poeta

A Deficiência segundo o Espiritismo

Por Marco Branco

A deficiência de uma pessoa, seja ela física, intelectual ou moral, não é um castigo de Deus pelas faltas cometidas em vidas passadas.

A necessidade de certos espíritos pouco evoluídos, intelectual e moralmente, leva-os a reencarnar em sucessivas vidas até alcançarem a perfeição espiritual. Tal objectivo só é conseguido com muita vontade e com a resolução de importantes dilemas.

Não é, pois, por acaso que fomos colocados neste mundo e que a vida é cheia de dificuldades, com uma sucessão de ganhos e perdas. Deus trata todo o ser humano com justiça e equidade, e dá-lhe todas as oportunidades que forem necessárias para ele se rectificar e ascender a uma sabedoria e felicidade superiores.

Porém, a felicidade de um indivíduo depende do bom ou mau aproveitamento das oportunidades, e o sofrimento é a consequência das suas escolhas. A felicidade é o mérito do esforço e da perseverança do próprio.

Quantos seres humanos portadores de deficiência física, intelectual ou moral se revoltam contra Deus, mergulham na depressão e procuram o suicídio ou o charlatanismo de certas seitas religiosas ou mágicas que se dizem capazes de fazer milagres! Quantas pessoas com deficiências graves deixaram de acreditar na possibilidade de uma vida feliz! E o culpado de tudo é Deus, que permite tanta dor e solidão.

No entanto, a compreensão humana é limitada em seres espiritualmente limitados, e a ignorância pode mais do que a razão dos mais esclarecidos e libertos das limitações do corpo.

Se tudo fosse fácil e perfeito, qual seria o nosso papel neste mundo? Se tudo fosse justiça e bondade, como poderíamos alcançar um nível mais elevado de pureza moral? Um mundo em que tudo é perfeito é um mundo monótono e todo o esforço humano é inútil.

Segundo o espiritismo, a cegueira e outras deficiências não são um castigo vindo de um Deus vingativo e cruel. Esta ideia medieval serviu durante muitos séculos para incutir o medo nos fiéis e aumentar o poder da Igreja. Mas para o espiritismo, a deficiência é a descoberta de novas sensibilidades, virtudes e capacidades que estavam adormecidas em nós. É também um teste à nossa coragem e uma forma mais espontânea e simples de ser e de estar na vida, valorizando os aspectos mais positivos e fazendo uma crítica construtiva dos nossos gestos errados.

As dificuldades que temos de vencer são a única forma verdadeira de evoluirmos intelectualmente. Um sábio ditado diz que Deus dá a farinha mas não amassa o pão. Temos de ser nós a mostrar a nós mesmos que somos capazes. Através da vontade e do trabalho desenvolvemos as nossas capacidades intelectuais. Os problemas devem, pois, ser encarados como desafios e uma segunda chance de nos aperfeiçoarmos. O que se ganha é valioso: mais confiança, mais amor à vida, mais resistência para enfrentar as contrariedades, mais inteligência e mais optimismo no progresso.

Porém, tais êxitos só serão possíveis em ambientes estimulantes e com o apoio de espíritos evoluídos ou que também beneficiem da oportunidade de connosco evoluir.

O espiritismo nega que os cegos são santos ou demónios, colocando-os numa posição de igualdade como a todos os demais. Deus não tem favoritismos, nem concede poderes a uns e malefícios a outros. A Sua misericórdia e justiça são aplicadas de igual modo. Nunca deixa desamparados os seus filhos, por mais pródigos que sejam!

Quanto às relações humanas, a exclusão social não é somente da sociedade, mas do excluído, que, se for de espírito fraco, submete-se aos mesmos preconceitos e auto-exclui-se.

Os espíritos que excluem são espíritos pouco evoluídos e que precisam de muita ajuda e de tempo para lidar com a diferença do seu semelhante. Isto só é possível se ambos os indivíduos quererem conviver directamente, aceitando-se e respeitando-se mutuamente.

A diferença humana não está no exterior ou na deficiência, mas sim na personalidade dos indivíduos. Há certos indivíduos com uma personalidade rígida e que são insensíveis para com os outros. Talvez na sua reencarnação presente a deficiência de que são portadores seja uma forma de serem mais abertos e sensíveis para com os outros.

Porém, as razões podem ser muitas outras, o que foi apenas um exemplo que disse acima. De qualquer modo, o essencial é que evoluamos para o bem e que não encaremos a nossa deficiência como uma fatalidade ou como o fim da vida.

Comentários

Marco, está muito enriquecedora essa sua reflexão sobre deficiência, retirando o tema do campo das materialidades e dando-lhe a dimensão da espiritualidade, comentando-o sob a perspectiva do espiritismo.
Encontro em seu texto a exemplificação do que Joana de Angelis chamou de AUTOAMOR no livro O Ser Consciente, confira:
"

Psicologicamente o autoamor é, sobretudo, autoencontro, conquista de
consciência de si mesmo, maturidade,equilíbrio

abrahão

Caro Abrahão,

É importante que continuemos a viver o melhor possível apesar das nossas limitações, porque são elas que nos tornam mais fortes e sábios.

No Lerparaver e à nossa volta há tantos exemplos de superação e de ensinamentos. São as nossas limitações que nos fazem avançar na escala da evolução espiritual, e se as encararmos de forma muito negativa e desesperadora nada conseguiremos da vida, nem teremos a percepção que ainda é possível fazermos melhor por nós e pelos que nos rodeiam. Se nos escondemos e nos isolamos, estaremos a perder a oportunidade que nos foi dada para sermos felizes...

É claro que a vida tem o seu lado menos bom e que é difícil o ser humano progredir numa sociedade muito preconceituosa e materialista, mais voltada para os prazeres efémeros do corpo do que os prazeres eternos da alma do coração.

O livro que fala do Autoamor é o amor que nós devemos ter de nós próprios, não um amor narcisista de vaidade, mas da consciência do nosso valor a cada descoberta que fazemos de nós, por mais pequena que essa descoberta seja, ela não deixa de ser uma conquista feliz. Costumo dizer que a felicidade está nas pequenas coisas de cada dia e não nos grandes projectos, pois estes só se conseguem de baixo para cima e nunca de cima para baixo. Como é que você poderia construir uma casa sem os alicerces?

Para mim, o equilíbrio é quando nos encontramos em sintonia e harmonia com o nosso meio. Também os nossos sentimentos são predominantemente de serenidade e de coragem. O que é que ganhamos com o stress e a ansiedade? Com a pressa fazemos sempre alguma coisa mal e com a lentidão ou apatia deixamos a oportunidade fugir.

Se nós nos conseguimos adaptar ao mundo, com soluções tecnológicas ou adquirindo conhecimento, será mais fácil para nós vivermos com as nossas limitações, que, afinal, se não fossem elas e os amigos valiosos que temos o que existiria em nós para além do aparente?

Olá Marco !

Puseste aqui uma excelente reflexão, que tem muito a ver connosco, e q dá pano pra mangas ... ! loool

Bom, eu costumo dizer que se DEUS nos colocou assim deficientes, para alguma coisa foi, nem q seja para sensibilizar ... !
E tb é sabido as expressões: "DEUS fecha uma porta mas abre uma janela", "Vós sois o sal da terra ..."

A Sociedade, de um modo geral, porque ainda vai havendo excepções, é q ainda discrimina muito com aquelas expressões comuns "Coitadinho" ... q não ajudam nada bem pelo contrário só atrapalham ... ! E ainda somos mto excluídos (tou-me a lembrar de ouvir num convívio de deficientes, um deles disse q o Padre lhe disse a ele q tava dispensado da missa, pois já tem sofrimento de chega, isto admite-se ? )
Pois, mas infelizmente, situações destas, estão constantemente a acontecer ... ! :-(

Eu sei q passamos por situações muito difícieis, mas nunca nos devemos desligar de DEUS, porque ele nos completa, dá sentido à nossa existência, e estando ao seu serviço, poderemos fazer coisas maravilhosas ! lool
Respeito as outras religiões, e as opções de cada um !

Eu Felizmente, tive a sorte de conhecer a Fraternidade ! loool
Até aí era um "zé ninguém" ! loool
Mas ela ajudou-me a crescer tanto no plano natural como no sobrenatural, e hoje em dia já não sou nada do q era ! lool
Sou mais bem humorado, tenho imensos amigos e fiz imensas amizades na Fraternidade, tenho os horizontes mais alargados, sou Responsável na Fraternidade, e sinto-me extremamente activo ! loool
Felizmente existem movimentos como este, q dão um novo rumo à nossa vida, que nos ajudam a transformar a revolta na aceitação ... !

Se fosse tudo fácil não tinha piada, os coisas difícieis devemos encarar como objectivos q devemos superar !
E claro, o nosso bom testemunho, é essencial para ajudar a mudar as mentalidades ... !

Olá Filipe!

É uma alegria falar com uma pessoa positiva e simples como tu! Contigo podemos aprender muito, pois a luta nunca está perdida.

O teu testemunho aqui resumido é uma janela para muitos de nós, quando só vemos o problema e não a solução...

É verdade que nenhum ser humano consegue ser feliz sozinho, por muito dinheiro que tenha. Também é verdade que a sociedade se fecha ante a diversidade humana, o que é uma pena, pois só teria a ganhar e muito com ela.

Malditos sejam os preconceitos que em nada nos ajudam, relegando as pessoas com deficiência para segundo plano...

O que importa é a beleza e inteligência do espírito e não a aparência do corpo. Mas como vivemos numa sociedade de aparências, o essencial é invisível aos olhos, mas sentido pelo coração.

Há religiões ditas milagreiras que vivem do dinheiro dos mais ingénuos. Deus não precisa de dinheiro para fazer milagres, nem os milagres são exclusivos dos padres ou bruxos. Porque nós mesmos podemos fazer milagres, depende do que entendermos por milagre.

Há tantos charlatões que nos pedem elevadas quantias em dinheiro para nos curar de uma deficiência. Sei-o por experiência directa.

Hás-de reparar numa coisa: Jesus curava os deficientes, mas na verdade estava a curá-los da sua falta de fé e a dar-lhes luz para viverem com amor e sabedoria. Talvez o verdadeiro milagre acontece com quem tenha fé na vida.

E o que conseguiste é um milagre, pois ninguém acreditava que fosses capaz de ir tão longe como foste. E o que te fez ir longe, resistindo-lhes e dando o teu melhor? A fé!

Abraço

Olá Marco !

Tb é uma alegria e um prazer ver os teus posts e comentários, pois, tal como eu, também és um guerreiro ! loool

É como dizes Marco, a Fraternidade deu-me um empurrão para que eu mudasse totalmente, mais lutador e persistente, não dando tanta importãncia a expressões como coitadinho e outras, e sobretudo a ser mais responsável, foi uma mudança de 360 graus. Acredito que esse mini testemunho possa ajudar alguém ... !

Claro q não, a felicidade não está na solidão, mas sim em ter uma parceira que o faz feliz e vice versa (no teu caso, tu e a céu), em visitar um doente / deficiente e ficar satisfeito por saber q o visitado ficou mais animado (ou mesmo 1 contacto), em ajudar quem mais precisa, e sobretudo tá nas pequenas coisas da vida e não necessáriamente nas grandes ... ! lool

Infelizmente a Sociedade olha mais prás aparências que por vezes engana, mas a verdadeira beleza vem de dentro ... !
DEUS nunca cobrou pelos milagres, por isso quem cobra está a ser injusto, está a querer ganhar a vida de um modo sujo ou mais obscuro ...
É verdade, Jesus não corava as deficiências físicas, mas sim as deficiências da fé, que são bem mais graves ... !

Amigo, a esperança é a última a morrer !
Mas as circunstâncias em q vivia, os meus pais quando compraram a casa, passamos por muitas privações, era raro por ex comer 1 gelado, 1 croissant ... passamos por maus momentos ... !
E com tudo isso, deu-me a determinação e a fé suficiente para ir longe, como cheguei !
Eu pensava, mais vale investir nos estudos, para mais tarde ter um boa posição e ordenado, para ajudar os meus pais q tanto me ajudaram, e não passar por tantas privações ... !

Olha, já lançaste o teu livro? é q nunca mais falamos depois disso ! lool
Abraços

Querido amigo,

As palavras de um amigo valem milhões, valem mais do que as imagens bonitas e os quadros mais famosos do mundo!

Dou graças a Deus por te ter conhecido, pois és uma pessoa com muita força de vontade, sensível e transparente. Não há muitas pessoas como tu, que ainda sabem sorrir apesar da discriminação e da dureza da vida. Apesar de tudo o que tiveste de passar não perdeste a fé e a vontade de viver.

Olha, também eu tive um passado cheio de sofrimentos e de privações, mas não deixei de acreditar num ser superior que me deu a oportunidade de viver quando estava às portas da morte. Olhando para trás, fico perplexo comigo mesmo, com toda a minha coragem e alegria. No fundo, é nas adversidades que está a nossa verdadeira natureza e força interior.

Fomos ambos pobres, temos uma deficiência e sofremos com a discriminação na escola e fora dela. Contudo, não perdemos a esperança de algo mais quando todo o mundo nos dizia que não havia algo mais.

As contrariedades fizeram-nos crescer em maturidade. Hoje damos valor a tudo o que é simples e bom. Sabemos que não podemos ter tudo o que desejamos, vivendo o que o presente tem de melhor para nos proporcionar. Há certos sonhos que eu sei não poderei realizar, mas devo ser feliz com o que tenho...

Agora que tens um trabalho estável, sei que gostavas de formar família, não é? A minha situação é inversa: de momento não tenho um trabalho que me permita sonhar mais longe. eheheheh!

Mas olha, podemos ser amados de muitas maneiras, dando o nosso afecto a quem mais dele necessita. Isso é a forma mais pura de amar sem posse nem egoísmos.

Publicar um livro está muito difícil, porque tem de se ter dinheiro e não se ser enganado. Por pouco ia sendo enganado por uma editora que encontrei na net. Se eu não tivesse sido mais esperto do que eles, teriam ficado com quase todo o dinheiro das vendas.

Mas a esperança ainda está de pé e continuo a minha actividade literária com o mesmo entusiasmo e naturalidade com que me saem as palavras sem muito esforço. Já me arrependo de não ter ido para Letras, pois não existe qualquer limitação à minha escrita.

Abraço, fica bem!!!

Querido amigo Marco,

Tb dou mtas graças a DEUS por te ter conhecido, és um lutador como eu, és sensível, força de vontade não te falta ... ! loool
É como diz o ditado: "Amigo verdadeiro vale mais do q dinheiro"

Ambos tivemos um pasado um bocado díficil, mas foi de certo modo isso, que nos fez crescer em maturidade, e de certo modo tando mais sensíveis e atentos ao nosso próximo q precisa de ajuda ... !
Sim, hoje damos mais valor a coisas simples, consideradas banais para a maioria das pessoas ... !

Pois é mesmo, eu tenho emprego estável mas ainda sem parceira, e tu o contrário ! loool
Sim, há mtas formas de amar !

Oh mano se precisares de ajuda pra publicar o Livro, comunica ! loool
Abraços e fica bem !