Está aqui

Conteúdos com o tema Acessibilidade

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

AZULEJAR e Walk Viseu vencem prémios de inovação

por Norberto Sousa

Prémios INN 2023

A primeira edição dos Prémios INN 2023 – Prémios de Inovação nos Media distinguiu os projeto AZULEJAR e Walk Viseu.

Os galardões foram entregues na Conferência Internacional de Inovação nos Media (INN 2023), que decorreu na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa.
 
ver notícia da organização dos prémios em:
https://obi.media/premios-inn2023-destacam-projetos-inovadores-de-media-...

...

Amazon, Apple, Microsoft, Meta e Google se unem para melhorar o reconhecimento de fala para pessoas com deficiência

por Norberto Sousa

A Universidade de Illinois (UIUC) estabeleceu uma parceria com a Amazon, Apple, Google, Meta, Microsoft e organizações sem fins lucrativos para o Speech Accessibility Project.

O objetivo é melhorar o reconhecimento de voz para pessoas com deficiência e diversos padrões de fala, que muitas vezes não são considerados pelos algoritmos de IA. Isso inclui pessoas com doença de Lou Gehrig (ELA), Parkinson, paralisia cerebral, síndrome de Down e outras doenças que afetam a comunicação.

...

Dell abre inscrições para cursos gratuitos de informática

por Norberto Sousa

Cursos de informática gratuitos estão com inscrições abertas no Estado até 31 de agosto. As qualificações são oferecidas pela Dell Technologies em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) e a prefeitura de Porto Alegre, e a prioridade é para pessoas com deficiência ou situação de vulnerabilidade social, especialmente casos agravados durante a pandemia do coronavírus. As inscrições podem ser feitas pelo site leadfortaleza.com.br/dal. As aulas iniciam dia 14 de setembro.

...

Novo dispositivo para invisuais é uma espécie de “cão-guia robótico”

por Norberto Sousa

No futuro, as pessoas com deficiência visual poderão movimentar-se com a
ajuda de Theia, um dispositivo auxiliar que replica as funções de um
cão-guia.

Os cães-guia são verdadeiros aliados da mobilidade dos deficiente visuais,
mas não são a solução perfeita para todos. O custo, o alojamento e até as
alergias são problemas que tornam estes amigos de quatro patas pouco úteis
para muitos invisuais.

...

Convite de voluntários para testar protótipos de jogos de computador

por Norberto Sousa

Olá a todos,
Sou o David Gonçalves, estudante da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no laboratório Tech & People: https://techandpeople.github.io/
Desenvolvemos dois jogos de computador com a intenção de promover experiências inclusivas entre pessoas com diferentes níveis de visão. Estes são jogos para dois jogadores e, como tal, estamos a convidar pares de voluntários para testar e avaliar os nossos protótipos.

...

Adobe criou uma ferramenta que facilita ajustar sites para pessoas com deficiências visuais

por Norberto Sousa

Um bom web designer garante que um site tenha boa aparência e funcione corretamente em vários dispositivos e navegadores. Um ótimo web designer, no entanto, também garante que o site seja acessível a todos que o visitam, incluindo aqueles com deficiências visuais ou dislexia. Garantir acessibilidade total pode ser um desafio, mas uma nova ferramenta da Adobe pode tornar a adaptação de um site tão fácil quanto usar um corretor ortográfico.

...

Lyft adapta carros autônomos para oferecer viagens para cegos nos EUA

por Norberto Sousa

A Lyft, rival da Uber nos Estados Unidos, já está oferecendo viagens especializadas para pessoas com deficiência visual total ou parcial em carros autônomos. No início deste mês, a companhia aproveitou a parceria com a Aptiv, empresa que desenvolve tecnologias sustentáveis, para demonstrar como pretende atender a esse público, que exige recursos e ferramentas diferenciadas, garantindo viagens mais confortáveis. Os testes de demonstração foram feitos durante a Nationwide Federation of the Blind, em Las Vegas.

...

Brasil: Startup premiada pelo Google realiza maior evento de acessibilidade digital do BR

por Norberto Sousa

Desde sua criação, a Hand Talk, startup brasileira reconhecida pela ONU com o melhor aplicativo social do mundo, vem conquistando diferentes prêmios e visibilidade por sua atuação. No início deste ano, a organização foi selecionada para receber o aporte compartilhado de 25 milhões de dólares do Google.org, por meio do programa Google AI Challenge. A Hand Talk foi a única brasileira entre as 20 organizações mundiais selecionadas e receberá R$ 3 milhões de reais do Google para investir em inteligência artificial.

...

Inscrições para apoio à vida independente, ACAPO Viseu

por Lerparaver

No âmbito do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) realizou uma candidatura para a constituição de Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI).

Segundo o Decreto-Lei n.º 129/2017, de 9 de outubro, o MAVI concretiza-se através da disponibilização de um serviço de assistência pessoal de apoio à pessoa com deficiência ou incapacidade para a realização de atividades que, em razão das limitações decorrentes da sua interação com as condições do meio, esta não possa realizar por si própria.

...

Brasil: Especial Agrishow: CASE traz à Agrishow retroescavadeira acessível

por Norberto Sousa

Atenta às necessidades de inclusão social e acessibilidade, a CASE Construction Equipment, marca da CNH Industrial, traz à Agrishow 2019 seu mais recente conceito em máquina de construção. A retroescavadeira 580N Accessibility, novidade disponível de 29 de abril a 3 de maio no evento em Ribeirão Preto(SP).

O equipamento, inédito no mundo, é o primeiro a permitir que pessoas com mobilidade reduzida dos membros inferiores possam operar uma máquina de construção de forma totalmente autônoma.  

...

JORNADAS SUPERA 2019

por Norberto Sousa

As Jornadas SUPERA são um evento multifacetado, organizado pela SUPERA com o apoio de várias instituições públicas e privadas, destinado a promover o conhecimento e divulgação do que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio facilitadores da acessibilidade / mobilidade de TODOS, com especial atenção para as pessoas com necessidades especiais.

...

Brasil: Estudantes desenvolvem guia de aves para pessoas com deficiência visual

por Norberto Sousa

Bianca Ribeiro e Daniel Davoli criaram aplicativo com a vocalização das espécies: o “Bem-te-ouvi” .

A paixão pela natureza e os animais sempre foi evidente na vida de Bianca Costa Ribeiro. Não à toa a jovem decidiu cursar Ciências Biológicas. O sonho de garota ainda permanece o mesmo: trabalhar com animais marinhos e ser profissional neste ramo.

Mas na busca por esta realização, a estudante da UFSCar de Sorocaba (SP) já tem demostrado que, independente da área, o que importa é dar o melhor de si. E foi assim que ela surpreendeu.

...

São Paulo terá ‘maratona’ para inovações em acessibilidade

por Norberto Sousa

O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos, mas também tem sido um meio de transformação social e, principalmente, um aliado poderoso na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em uma tentativa de encontrar novas soluções tecnológicas que promovam benefícios para garantir a inclusão social, a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano, realizará em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de junho, o “Reackathon”.   

...

Páginas



1 a 20 de 395