Está aqui

Barrados no Braille - blog de joana belarmino

Sou Joana, Nascida na Fogueira de São João

por joana belarmino

Sou Joana, porque cheguei numa manhã de São João, no rescaldo das fogueiras, pelos passados de 1957. O Belarmino é do meu pai. Sobrenome pesado como um brinco grande, que eu carrego com muito orgulho.
Sou Joana Belarmino, uma mulher cega, de quase cinqüenta anos, jornalista, quase cantora, quase escritora, professora universitária.
Tenho um monte de sonhos não realizados.Queria driblar o medo e escalar montanhas. Queria encontrar um corajoso )a) que me convidasse a passear de ultra leve. Queria blogar. Aí botei minha filha Mariana no circuito e estamos aí, blogando!
Isso vai ser feito às apalpadelas, com muito cuidado. Espero interação, convívio, crítica, e tudo o que vier.
“Barrados no Braille” é uma provocação. Sou o que sou, simbolicamente falando, por causa do Braille. Aí veio a vontade de mexer com o relevo, com essa linguagem tátil. E depois, em 2007, estaremos comemorando cento e oitenta anos da invenção do Braille. Em 2009, estaremos vivendo o bi-centenário do nascimento de Luís Braille, inventor dessa escrita maravilhosa de pontinhos. Então isso vira homenagem, vira usina de palavras, vira festa e projeto! Então isso vira blog!

Comentários

Olá Joana, felizmente nascida num dia de S. João. Fico contente que cada vez mais pessoas adiram a esta iniciativa do blog e que aceitem trocar experiências, opiniões e muito mais. Sou Madalena, também produtora de um blog neste site e dou-lhe toda a força para continuar e enfatizar a grande importância dessa grande escrita que é o braille.
Posso dizer que o braille é a minha vida, o meu mundo e um gosto para mim. Adoro o toque daqueles pontos e é sempre melhor ler uma boa história do que ouvi-la numa voz sintetizada de computador. Espero por próximos posts, vou ficar atenta.
Abraço carinhoso,
Madalena Ribeiro

Madalena Ribeiro

Obrigada, Madalena querida, pela carinhosa acolhida! Concordo contigo em relação ao braille! A nossa escrita pontilhada é o nosso maior legado cultural!
Um beijo, vou visitar teu blog!

Joana Belarmino

Olá Joana! Sou grande apreciadora do Sistema Braille.

Aprendi a escrever quando ainda era bem pequena, com 6 para 7 anos.

Achava lindo os 6 pontinhos. Uma coisa quase que mágica.

Me encantei desde o início do aprendizado.

Quando mais tarde, li a biografia de Luís Braille, penso que ele veio neste mundo com a grande missão de criar um novo modo de leitura para nós, deficientes visuais, abrindo assim, todas as janelas do saber.

Um grande abraço pra você.

Ah! Já ia me esquecendo.

A cidade onde moro, Rio Claro (SP), também aniversaria no dia de São João.

Olà Madalena!

Assino em baixo tudo o que vc disse, para mim, o braille também é uma coisa estupenda sem a qual eu nao sei viver dezde que aprendi a ler. Também gosto muito de escrever com a Perkins, mas depois de ter apanhado varias tendinites nas maos mudei para o computador, sempre se tém de fazer menos força.:-) Este site é o maximo! Descubri à pouco tempo, mas agora adoro andar por aqui, é bom comunicar com outras pessoas num site bém assesivel para segos! A final o mundo virtual muitas vezes nao é nada facil para nos!:-) Os Blogs sao uma invensao maravilhosa, e a escrita para mim também sempre foi um canal de desabafo e de me comunicar com as pessoas e comigo mesma...:-)Vao ao meu blog neste site, e escrevam para: cri.carvalho@bluewin.ch.
Se alguém souber falar alemao também pode ir ao www.Luna-calliente.blog.de
Também ha là poemas do Castro Alves que eu adoro, principalmente os poemas abolicionistas!:-)
Beijos grandes!

Oi Madalena,
Eu tenho boa visão mas, há uns 2 anos tive uma idéia de fazer um display braille de baixo custo.
Devido à correria do dia a dia, só agora retomei o projeto.
Quando li que você prefere ler uma boa história do que ouvi-la, isso foi muito motivador para mim.
Gostaria de saber se você também iria apreciar ler o relevo das letras do alfabeto normal, da mesma forma que o braille.
Se puder, consulte alguns amigos que usam braille também.
Agradeço pela atenção.
Fique com Deus,
Milton Vilela

maryMilton, fiquei muito interessada nesse seu projeto e gostaria de saber mais sobre ele. Ler é uma das melhores coisas da vida. Penso sempre que se enxergasse, leria tudo que caísse na minha mão. O computador é maravilhoso, nos ajuda muito, mas nada substitui uma boa leitura!!

mary

Joana gostei daquilo que escreveu por isso volte cá mais vezes pois escreve muito bem.

um abraço do Marciel

maciel

Pode deixar, querido Marciel, a escrita é minha arma, meu descanso, meu desafogo!

Joana Belarmino

Olá Joana !!

Bem, jeito para a escrita, é q não lhe falta !! lol
Eu tb sou aventureiro e corajoso, e portanto pode contar comigo !! lool
É claro q tb tenho os meus momentos maus, mas isso todos temos, né ?
Eu tb tenho um blog no lerparaver: Visão Diferente - blog de jfilipe !! lol
Não sou deficiente visual, mas tenho outras deficiencias e tenho muito convivio com pessoas invisuais !! lol

Beojinhos,
Filipe

olà Joana!
Também nasci no dia de sao Joao!...:-) Sou um carangueijinho por excelencia, sou uma filha do verao, adoro o calor, as praias e tudo o que tenha a ver com o tempo quente.Nasci no ano 1982, sou cega de nascensa, e também sou uma grande fan da nossa maravilhosa escrita braille. Sou capaz de passar um dia inteirinho a ler, e também adoro escrever, quém sabe um dia serei jornalista também...:-)
Adoro cantar, é das minhas maiores paixoes! E também sou uma sonhadora com montes de sonhos por realizar, mas como dizia o outro "O sonho comanda a vida...":-)
Bém, passear de ultraleve e escalar montanhas... isso tal vez vai ser sempre um sonho por realizar, mas bloggar jà é uma coisa bém mais facil de fazer, nao é tao perigoso e é muito saudavel!:-)
Gostei de te conhesser...
Vai ao meu blog no lerparaver o escreve-me para o mail cri.carvalho@bluewin.ch
Beijinhos!