Está aqui

"Nenhum pessimista jamais descobriu os segredos das estrelas, nem velejou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito." (Helen Keller) - blog de Marco Poeta

Dúvida Impressora Braille Evereste 2

por Marco Poeta

Olá a todos!

Tenho uma dúvida e queria pedir-vos ajuda.

Tenho uma Index Braille Evereste II (já não existe no mercado) e não sei se dá para ligar a um computador portátil e cujo sistema operativo é o Windows 7.

A impressora é antiga, é da segunda geração de impressoras braille (braille embossers), embora continue a imprimir com extrema qualidade. Ela foi-me oferecida pela Fundação Bulbenkian, juntamente com uma Alva Terminal Satellite, porque era e sou surdocego e precisava com grande urgência de ajudas técnicas específicas para poder estudar e comunicar com o mundo.

Porém, o meu computador de secretária, que já é bem velhinho, deixou de responder com a mesma eficácia de antigamente... Por essa razão, deixei de poder utilizar a minha impressora, o que é pena porque ela tem a vantagem de imprimir dos dois lados da folha, além de imprimir caracteres em relevo, tabelas, gráficos, colunas, desenhos simples e com excelente qualidade.

Se alguém me pudesse ajudar, ficaria muitíssimo grato.

Estas impressoras antigas foram criadas para computadores de mesa e não sei se é possível ligá-las a um portátil, porque a fixa de comunicação é paralela e o portátil só tem portas USB e uma porta fêmea de seis buracos, que deve servir para modems.

Grato pela vossa ajuda.

Marco Branco

Comentários

Olá, Marco!

Relativamente, à compatibilidade com o sistema operativo Windows 7 não lhe sei responder.

Quanto ao problema das entradas no portátil pode colocar-se um cabo adapatdor USB a paralelo, que há à venda. Encontrei, por exemplo, no seguinte link: http://www.kuantokusta.pt/1/126658/Adaptador-usb-a-paralelo-db25 por 12,90 euros.

Já encaminhei o que aqui escreveste a uma outra pessoa a ver se sabe responder, relativamente, à aceitação da impressora pelo Windows 7.

Uma boa noite para ti.

Beijo,

Joana

Olá, Marco!

Vamos lá ver se é desta que consigo responder!

Relativamente, à compatibilidade com o Windows 7, não sei responder. Mas já encaminhei a uma pessoa que é capaz de saber.

Relativamente, ao adaptador USB para porta paralela existem cabos adaptadores. Encontrei à venda, por exemplo, no seguinte link: http://www.kuantokusta.pt/1/126658/Adaptador-usb-a-paralelo-db25

Custa 12,90 euros. É natural que nas lojas de informática encontres tais adaptadores.

Cumprimentos para ti,

Joana

Olá mannnnoooo !
Tás bom ?

Cmg tá tudo loool

Bom, relativamente à impressora, tens q efectivamente comprar um adaptador cabo de pinos (paralela) para USB como te disse a Joaninha ! ;-)

Relativamente ao windows reconhecer a impressora, eu penso que não terás problemas, mas se não detetar, podes instalar estes drivers
http://www.indexbraille.com/login?ReturnUrl=%2fgetmedia%2fc41438f5-ccbe-...

Eu só não os baixei, porque eles pedem 1 registo para baixar os drivers !

Ganda Abraço,
Filipe

Olá Joana e Filipe!

Muito obrigado pela vossa preciosa ajuda!

É verdade, a Everest de segunda geração só tem porta paralela. Como os portáteis atuais não têm porta paralela, tenho que comprar um adaptador de USB para paralelo.

Na Electrosertec, um adaptador desses custa 20 euros. O preço do adaptador que vocês encontraram é bastante mais barato, mas tenho receio de não ser compatível com a minha impressora... Além disso, disseram-me ma mesma loja de informática e de equipamentos para pessoas com deficiência visual que havia sempre uma margem de risco de que a impressora não gostasse do adaptador. Não era provável, mas tínhamos que prever essa hipótese. Nesse caso não poderiam retomar o adaptador porque é um produto que só se vende em casos específicos...

Ainda levam mais 20 euros para configurar o adaptador e o software compatível com o Windows 7... Mas primeiro vou tentar sozinho ou com a ajuda e alguém que veja, senão ainda peço ao Filipe que me ajude.

O software compatível com o Windows 7 é o Braillefácil, um programa brasileiro gratuito. O software que eu tinha era o Winbraille, mas disseram-me que ele só era compatível com o XP, que já dnão é comercializado.

Quanto à qualidade da mpressão através do Braillefácil, disseram-me que era boa.

Agora só me resta tentar. Depois digo-vos. Isto pode ser útil e ajudar outras pessoas que não tenham condições financeira para comprar tecnologias indispensáveis à sua integração social e profissional, para não dizer que são extremamente caras.

Abraços

Olá, Marco!

Tenta ver preços dos mesmos adaptadores também na FNAC e noutros locais idênticos, para teres uma ideia, se te estão a pedir muito.

Relativamente, ao braille fácil, eu já trabalhei com ele, há uns anos. É assim, não é tão fiável como o Winbraille, mas a nível de texto tudo OK. Na matemática é que aquilo dá dores de cabeça!!!!

Beijinho. No que puder ajudar dispõe!

Joana

Bom Dia Marco,

Xiii, esses tipos da Eletrosertec levam caro pra caramba :-(
20 do adaptador + 20 de instalação / configuração = 40 euros, ui, é mta caro

Tenta arranjar um adaptador numa loja de informática próximo de ti, se eles não tiverem encomendam, porque através da net, a gente não sabe bem como está o estado do adaptador ... !

E tenta sacar e instalar o driver !
Se não conseguires apita, ok ? lool

Abraços

Bom dia, Filipe!

Está a ser um pouco difícil configurar a impressora Everest ao adaptador usb para paralelo. Primeiro, porque não tenho os drivers de instalação da Everest versão 2. Segundo, porque o cd de instalação do adaptador pede para remover qualquer coisa que para mim é chinês...

Tentei baixar o link que encontraste, mas não o consigo baixar e os drivers são para instalar a Everest versão 4, a mais moderna enquanto os drivers da minha já estão ultrapassados...

Além disso, estive a pesquisar os drivers para a Everest v2, mas só encontrava para a Everest v3 e v4...

Será que podes ajudar-me a encontrar os drivers para a minha impressora?

Se alguém souber, ficarei muito grato.
Grande abraço

Ajudaste bastante e muito obrigado, Filipe!

Já consegui instalar os drivers! Mas olha não sei se vais ter de pagar alguma coisa por te teres registado... Caso isso aconteça, responsabilizo-me eu.

Olha amigo, só falta instalar e configurar o adaptador, mas parece chinês. Tu conheces o Teamviwer? Através desse programa podemos entrar com permissão de um amigo no computador dele de forma remota. Basta fornecer-te uma senha e se também tiveres o Teamviwer entras no meu pc.

Mas não quero abusar da tua amizade e já esta semana é Natal e depois Ano Novo. Depois tenho a minha impressora em Rio Maior e é muito difícil transportá-la , para não dizer impossível de autocarro. É pesada e grande.

Mas, um dia destes, e se não te importares, combinamos. E nas férias de Verão combinamos eu, tu, a Céu e a Jessica um almoço num restaurante às escuras. LOOOL!

Grande abraço e mais uma vez obrigado, amigo!

Olá ganda manooooo ! lool
Estas festas correram bem ?
As minhas foram óptimas e curtas ! loool

Ok, temos q agendar isso num dia destes ... !
Hoje não é boa ideia, pq é o primeiro dia ... e sabes como é ! loool

Já tenho imensas saudades tuas, da Céu e da Jéssica, nunca + vos vi carago ! loool
Grande abraço

Olá, amigão!

Ainda bem que tiveste umas boas festas e pudeste recarregar energias para começares este novo ano com um sorriso!

Já deves ter reparado que ando a jogar audiogames verdade é que estou a gostar bastante da experiência, apesar de ter algumas dificuldades quando os jogos têm a música muito alta. No site www.audiogames.com.br saquei o jogo do Super Mário Bross adaptado para deficientes visuais, mas não consego baixar o volume da música do jogo para melhor orientar-me pelos sons... As instruções o manual são um pouco confusas, principalmente para os iniciados no mundo da informática como eu.

Quando puderes, combinamos um dia para tentares resolver o problema remotamente através do Teamviwer. Mas preciso do teu email para explicar-te melhor.

Um grande abraço

Bom Dia Amigão,

Sim realmente deu pra recarregar as energias !
Não há outro modo de encarar bem 2014 sem ser com um sorriso, afinal tristezas não pagam dívidas, né ? loool

Com q então, andas nos audiogames ! looool
Fazes bem assim tb te entretens e passas o tempo ! lool
Mas olha q o q tá a dar de momento é o playroom, é uma espécie de sala de jogos online, bastante acessível, e não faltam DVs a jogar ! loool
E o fixe, é que apesar de ser em modo texto, permite que tb os normovisuais possam interagir no jogo .... !
Eu próprio já tive com amigos DVs no skype, para a gente se ir falando, e ir jogando esses jogos, mas não jogo lá mto, mas às vezes ao fim de semana ainda jogo ! lool

ok, o meu e-mail é
zefilipe.groups@gmail.com
Temos q combinar isso ! loool

Grande Abraço

Olá, amigo Filipe!

Muito obrigado pelo teu contato! Logo escrevo-te um mail através do Microsoft Outlook 2003 que é bastante acessível e fácil de navegar com o teclado e com o Supernova.

Os audiogames são realmente bons para treinar a audição, a memória, a atenção e o raciocínio, e não apenas para nos divertirmos. Olha que ainda ontem, e depois de muita persistência, passei o primeiro nível de um jogo de aventura! Fiquei muito radiante, porque há séculosque não jogava um jogo desde que cegara completamente.

Que jogos existem no Play Room? E estão em português? Os jogos são jogados com texto ou são em áudio?

Quanto à configuração da minha impressora braille, terá que ser num dia em que tenhas mesmo muito tempo livre, porque são vários programas que têm de ser configurados, para não falar que no fim teremos de fazer testes de impressão.

Mas não te preocupes que eu espero e para já não é muito urgente.

Abraço

Olá amigo Marco !

Agora já tens o meu e-mail, já me podes escrever :-D
Sendo assim será melhor num fim de semana q eu esteja disponível !
Mas depois combinamos isso !

Que bom, mto bom teres superado o nível desse aúdiogame ! loool
Realmente os aúdiogames, mantém-nos a mente ocupada, trabalha o raciocínio ... treina-se a audição ... ! loool

Relativamente aos audiogames no playroom, tens :
- Battleship (batalha naval)
- Uno (uno)
- Domino (dominó)
- Monopoly (banco imobiliário)
- Chess (xadrez)
- 1000 miles (mil milhas)
- Poker Texas Holdem (poker)
- La copas (Copas)
- Jass (jass)

Aqui tens a página dele acessível, com links para baixar, manual, e um script (é logo o primeiro chamado de PlayRoom)
http://www.cegueta.com/download/categoria/18

Boas jogadas ! loool

PS: qq dia tens q criar uma conta no skype ;-)

Abraços

Bom dia, Filipe!

Desejo que esteja tudo a correr bem contigo!

Obrigado pelo link dos audiogames. Realmente são muito acessíveis e já
Tinha instalado o Top speed 3, que é muito fixe e completamente acessível.

Não há pressa, ajudas só quando puderes.

Grande abraço.

P. S.: O meu sistema operativo é o Windows 7 31 bits e o Skype tem de ser uma versão anterior para funcionar bem com o Hal, mas parece que só está disponível a última actualização do Skype...

Bom Dia Marco !

Tá tudo ok loool

De nada sempre às ordens, conheço alguns DVs que são viciados em PlayRoom, e usam skype para falarem, e sentirem como tá a correr o jogo do lado de lá ! looool

Sim ok sem pressas, logo que eu tenha um sáb ou dom livre, eu comunico-te !

Não interessa a versão do skype, logo que deia prá gente comunicar por voz / videochamada é o q interessa ! loool
Abraços

Olá bom dia !
estou com uma dúvida e queria pedir ajuda.
A impressora em Braille da minha empresa está com um problema, ela ta imprimindo parte só da folha e depois passa para outra já, um documento que é para sair em uma folha só de braile acaba saindo em duas ou três, as palavras estão normal saído certinho, o problema mesmo é relação a esse espaço que ta deixando na folha e passando para outras.
Obrigado pela ajuda.
Abraços.

Boa tarde!
Será que por engano definiu a impressão para um tamanho diferente de A4, nomeadamente, tamanho A5 ou outro? Ou então ter selecionado uma opção de impressão tipo livreto ou folheto, nas definições.
Boa sorte.

Olá, João Carlos!

Se a sua impressora for uma Everest 2 ou mais moderna mas possuir um painel frontal em Braille com as principais funções, tente o seguinte:

1- Desligue a impressora no interruptor que fica localizado na parte inferior esquerda da impressora e volte a ligá-la passados 15 segundos.

2- Coloque uma folha A4 no alimentador de papel e prenda-a com a patilha de segurança que está no lado esquerdo do carregador de papel.

3- Pressione só uma vez a função “no”, que significa que configurou a impressora para modo normal. Ouvirá a impressora verbalizar “normal”.

4- A Everest tem incorporada uma câmara óptica e sensores que lhe permitem tirar de forma automática medidas sobre o tamanho do papel, configurando a impressão de acordo com o tamanho do papel que clocou no alimentador de papel.

5- Para configurar a sua impressora para imprimir folhas tamanho A4, certifique-se primeiro que Seguiu até aqui todos os passos anteriores. Agora pressione só uma vez o botão “ff” do painel frontal da impressora e a ela puxará a fola que está no alimentador de papel como se fosse imprimir. No fim ouvirá a Everest verbalizar a configuração para A4.

Espero tê-lo ajudado.

Cumprimentos