Pode navegar no computador de vários modos. Por exemplo, pode ver o conteúdo do computador utilizando O Meu Computador ou o Explorador do Windows. Ambas as ferramentas de navegação são fáceis de encontrar: O Meu Computador é aberto a partir do ambiente de trabalho e o Explorador do Windows é aberto a partir do menu Iniciar.
O Explorador do Windows
Se preferir ver os seus ficheiros numa estrutura hierárquica, irá gostar de utilizar o Explorador do Windows. Em vez de abrir unidades em janelas separadas pode navegar numa só janela, o lado esquerdo da janela do explorador do Windows contem uma lista das unidades e pastas; o lado direito apresenta o conteúdo da pasta ou unidade de disco seleccionada. Pode utilizar o menu Ver, para alterar o modo como os ícones do lado direito da janela são apresentados.
Estrutura da Informação é baseada em pastas e ficheiros.
Um ficheiro é um bloco de informação passível de ocupar espaço em disco, possuindo um determinado tamanho e nome.
Uma pasta (ou directório), é uma parte do disco que armazena ficheiros e/ou subdirectórios, que de alguma forma podem estar associados entre si. As pastas contribuem para a organização dos ficheiros.
Para iniciar o Explorador do Windows
Prima no botão Iniciar [Windows] à Programas à Explorador do Windows
Trabalhar com ficheiros e pastas
Selecção de ficheiros
Antes de executar qualquer operação com ficheiros, é necessário que o utilizador indique qual o ficheiro (ou ficheiros), alvo de determinada acção. Essa indicação é dada, através da selecção dos mesmos. Esta pode ser de dois tipos: selecção contínua (se os ficheiros estiverem seguidos) e selecção intercalada (caso os ficheiros se encontrem dispersos).
Para executar uma selecção contínua, seleccione o primeiro ficheiro e/ou pasta, depois mantenha premida a tecla [Shift] e com as teclas direccionais seleccione os restantes ficheiros e/ou pastas pretendidos.
Para executar uma selecção intercalada, seleccione o primeiro ficheiro e/ou pasta, mantenha premida a tecla [Ctrl] e de seguida escolha apenas os ficheiros e/ou pastas pretendidos com as teclas direccionais e premindo a barra de espaços para os seleccionar.
Nota: Se pretender seleccionar todos os ficheiros e/ou pastas, basta premir [Ctrl] + T.
* Para facilitar a compreensão e utilização deste manual, vamos denominar ficheiros e pastas como sendo objectos.Para copiar ou mover um ficheiro ou pasta
* Numa janela, seleccione o objecto que pretende copiar ou mover. * No menu Editar ( [Alt] + E ), escolha a opção Copiar para copiar o objecto ou a opção Cortar para o mover. * Escolha a pasta onde pretende colocar o objecto. * No menu Editar ( [Alt] + E ), escolha Colar. O ficheiro é apresentado na nova localização.Eliminar ficheiros e pastas
Sempre que elimina um ficheiro, este é temporariamente movido para a Reciclagem, no Ambiente de Trabalho. Se mudar de ideias, pode restaurar o ficheiro. No entanto, quando esvaziar a Reciclagem, todos os itens que ela contiver são permanentemente eliminados do computador.
Para mudar o nome a um ficheiro ou pasta:
* Numa janela, seleccione o objecto a que pretende mudar o nome. * >No menu Ficheiro ( [Alt] + F), escolha Mudar o nome. * Escreva um nome e, em seguida, prima [Enter].Nota: Pode simplesmente, depois de seleccionar o objecto, carregar na tecla [F2].
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 6572 leituras