Está aqui

Oftalmologia

A nova patente da Apple ajuda os utilizadores com cegueira parcial a ver o campo de visão completo

por Norberto Sousa

Quando dizemos Realidade Aumentada, a primeira coisa que nos vem à mente é Emojis RA ou outra aplicação semelhante em que um objecto virtual é colocado no mundo real. No entanto, a RA pode ter várias outras aplicações significativas, e parece que a Apple está a trabalhar num importante recurso de RA, para ajudar os utilizadores com cegueira parcial a verem melhor. Uma

imagem do registro de patente de um usuário com deficiência visual visualizando uma cena por meio de um dispositivo móvel

...

Doença tropical cega mais de 200 pessoas na província angolana do Bié

por Norberto Sousa

A oncocercose afeta, pelo menos, 700 pessoas, na província angolana do Bié, e do total de casos cerca de 30% dos diagnosticados estão já cegos.

O alerta foi dado pela Organização Não-Governamental (ONG) Solidariedade Evangélica de Angola (SOLE), que das 700 consultas realizadas diagnosticou casos de oncocercose filária.

...

Brasil: Campanha de prevenção à cegueira é levada às escolas

por Norberto Sousa

Toledo - O Paraná realiza este ano pela primeira vez a campanha Abril Marrom - de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. A Lei 19.097 foi sancionada em 2017. Em Toledo, as ações de saúde ocular serão levadas aos alunos da rede estadual e municipal através de palestras e testes oftalmológicos.
Na rede estadual, o Núcleo Regional de Educação viabiliza parcerias para promover campanhas educativas. No dia 26 de abril, com o apoio da Secretaria de Saúde de Toledo, será realizada uma palestra, às 8h30 no Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos).

...

Moçambique lança hoje campanha contra infeção que pode provocar cegueira

por Norberto Sousa

As autoridades sanitárias do centro de Moçambique vão lançar hoje uma campanha de tratamento de tracoma, doença que pode provocar a cegueira.

A campanha vai abranger seis distritos da província da Zambézia onde se regista uma alta incidência de tracoma, afetando cerca de um milhão de pessoas.
Até sexta-feira, várias equipas vão percorrer os distrito de Chinde, Inhassunge, Luabo, Derre, Mopeia e Morrumbala para administrar antibióticos destinados a eliminar a infeção.

...

Portugal pode tornar-se este ano autossuficiente no transplante de córneas    

por Norberto Sousa

Portugal pode tornar-se autossuficiente no transplante de córneas em 2018, disse à agência Lusa a presidente do Congresso da Associação Europeia de Bancos de Olhos, que decorre de quinta-feira a sábado, em Coimbra.

Segundo a oftalmologista Maria João Quadrado, ainda este ano vai avançar a criação de uma sala de cultura de córneas no Instituto Português do Sangue e Transplantação, que vai permitir "armazenar células durante mais tempo e de certa forma ajudar a programar as intervenções cirúrgicas".

...

Investigação revela que consumo de café protege células da retina

por Norberto Sousa

O consumo de cafeína, em doses equivalentes a dois/três cafés por dia, protege as células da retina, conclui um estudo realizado por investigadores das universidades de Coimbra e de Bona (Alemanha). A investigação abre caminho para o desenvolvimento de “novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças da visão associadas a episódios isquémicos, como a retinopatia diabética e glaucoma, duas das principais causas de cegueira a nível mundial”, afirma a Universidade de Coimbra (UC) numa nota enviada esta segunda-feira à agência Lusa.

...

Eles vão usar genes de algas para tentar curar um tipo de cegueira

por Norberto Sousa

Retinite pigmentosa é o nome dado a um grupo de distúrbios genéticos que afectam a retina, e causar uma degeneração dos mesmos. O resultado é que a pessoa vai sofrer uma perda progressiva da visão para acabar sofrendo de cegueira total. Mas agora a empresa britânica GenSight Biologics recebeu autorização para executar testar um novo tratamento baseado em optogenética, para tentar curar esse tipo de cegueira.

...

Glaucoma pode afetar 80 milhões de pessoas até 2020

por Norberto Sousa

Doença é a principal causa de cegueira no mundo e atinge principalmente idosos. Segundo a OMS, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados

Um dos principais causadores da glaucoma é o uso indiscriminado de remédios com corticoide (Foto:

...

Brasil: Hospital das Clínicas realiza mutirão gratuito para prevenir cegueira

por Norberto Sousa

O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco realiza, neste sábado, das 8h às 14h, mais uma edição do Mutirão de Prevenção à Cegueira com exames oftalmológicos gratuitos. A ação é aberta a qualquer pessoa acima de 40 anos, momento em que risco de incidência do glaucoma aumenta.

Serão realizados exames de pressão de olho (tonometria) e fundo de olho (fundoscopia ou oftalmoscopia), além da biomicroscopia, com o objetivo de detectar enfermidades como catarata, glaucoma e retinopatia diabética.

...

Páginas



1 a 10 de 349

Subscribe to Oftalmologia