Está aqui

Já são quase 7 anos!

por Lerparaver

Bem vindo ao novo Lerparaver

No próximo dia 26 de Novembro passam sete anos sobre o nascimento do Lerparaver, o primeiro portal em língua portuguesa dedicado à deficiência visual.

Em 1999 a Internet era ainda um caminho tortuoso, mesmo para aqueles a quem a sociedade rotula de “normais”. A deficiência era ainda tema pouco abordado e muito menos a deficiência da visão, embora Portugal tenha sido nessa altura pioneiro na definição e aplicação de regras de acessibilidade nos sites da administração pública.

O “Lerparaver” teve o mérito de ser o primeiro e de ser pioneiro, abrindo caminho para quem veio depois e, se em Portugal o panorama continua confrangedor, o Brasil tem aproveitado bem os novos recursos e desafios que se colocam actualmente.

Ao longo do tempo o “Lerparaver” foi evoluindo e mantendo a missão que o fez nascer. Deu espaço a todos os que quiseram disponibilizar textos e trabalhos diversos, criou uma área dedicada à publicação de currículos, outra sobre legislação específica e, em determinada altura, tornou-se a maior biblioteca digital em português, disponibilizando mais de um milhar de livros para download.

O tempo tem passado e, na sua marcha, tem provado que o site tem sido de primordial importância, mas, mais ainda, que tem servido de motor para que outros projectos tenham aparecido.

No seu percurso ficam as referências elogiosas de alguns meios de comunicação, um prémio da ACAPO, o reconhecimento recente de serviço de utilidade pública, mas, acima de tudo, o reconhecimento e aceitação dos muitos visitantes diários do site. É para estes que o “Lerparaver” existe.

Recentemente, e confirmando o que foi dito atrás, o site foi classificado como sendo de interesse público e, nesse sentido, mereceu, finalmente, apoio institucional. Foi através do “POSC”, Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento, que esse apoio chegou, sob a forma de uma pequena verba, mas suficiente para permitir a introdução de novos conteúdos e a alteração estética do site, dando-lhe um aspecto profissional, mais atraente e tecnicamente actual.

A partir de agora, o “Lerparaver” tem uma cara e conteúdos diferentes, embora ao nível dos conteúdos a mudança irá acontecer pelos meses seguintes sob a forma de novas secções e funcionalidades.

Serão abertos novos espaços de consulta, onde serão esclarecidas dúvidas dos visitantes, sobre temas tão importantes como a oftalmologia ou legislação. Haverá notícias actualizadas frequentemente, uma base de dados de ligações. Serão renovados manuais e programas e novos conteúdos temáticos serão criados.

Mais uma vez o “Lerparaver” pretende antecipar o futuro, adaptando-o, desde já, aos portadores de deficiência visual. Funcionalidades como fóruns de discussão, agregação de notícias, entre outras, serão funcionalidades que, ao longo dos próximos meses, serão incorporadas no revitalizado site.

Esperamos assim agradar a um leque cada vez maior, mais interessado e exigente de visitantes, disponibilizando informação actual, atempada e útil, adaptando técnicas e procedimentos de forma a tornar tudo isto acessível a quem mais necessita.

Afinal, que seria do “Lerparaver” sem o apoio dos seus utilizadores?! É exactamente por isso que o site existe, para eles, para todos nós.

Nota sobre a área de leitura:

Irá certamente reparar que no novo site não se encontra a área de leitura.

Sobre isto importa referir o seguinte:

Durante a apresentação e desenvolvimento do novo projecto, a área de leitura era parte integrante e de interesse fundamental.

No entanto, para preservar os direitos autorais, teria de ser criada uma base de dados com os registos dos utilizadores com necessidades especiais, de forma a garantir que só estes
Teriam acesso aos livros.
A criação e gestão desses registos seria da responsabilidade da Biblioteca Nacional.
Infelizmente o processo bloqueou, emperrando na burocracia e desinteresse.
Não está descartada a possibilidade de esta secção voltar a ser activada, mas, para já, ficará fora do ar até existir a possibilidade de integrar este serviço num novo projecto.