Está aqui

Vila Real de Santo António: Câmara quer promover mobilidade e lança programa para remover barreiras

por Lerparaver

A remoção de barreiras arquitectónicas e urbanas ou a introdução de braille na correspondência são medidas que a câmara de Vila Real de Santo António vai adoptar no âmbito dos Programas de Promoção da Mobilidade, esta quinta-feira apresentados pela autarquia.

"Com este plano queremos implementar medidas para favorecer a mobilidade, eliminando barreiras arquitectónicas e urbanas, e promover a mobilidade psicológica, criando condições para que as pessoas portadoras de deficiência possam deslocar-se com mais facilidade", explicou o presidente da autarquia, Luís Gomes, à Agência Lusa.

O autarca precisou que, "além do rebaixamento de passeios, que já está a ser realizado, o plano prevê, por exemplo, a adopção de envelopes identificativos da câmara em braille, para que os invisuais saibam que estão a receber correspondência do município, ou a criação das ciclovias, que também estão preparadas para permitir a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida".

"Tudo o que são obras da câmara municipal já têm em vista a adopção de medidas para melhorar a mobilidade e eliminar barreira arquitectónicas e urbanas", garantiu Luís Gomes.

O presidente da câmara algarvia frisou que Vila Real de Santo António integra assim a primeira geração dos Programas de Promoção da Acessibilidade, prosseguindo o programa "Portugal mais Acessível", lançado pelo Governo em 2008, que conta com fundos comunitários.

Questionado sobre os custos que estas medidas vão ter no orçamento municipal, Luís Gomes disse que "está a ser feito um plano estratégico no qual a câmara vai elencar o investimento que têm de ser feitos para eliminar as barreiras arquitectónicas e urbanas" no concelho.

Fonte: http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=34325&tnid=3