Está aqui

Verdes questionam Governo sobre inacessibilidade dos cegos às máquinas de venda de bilhetes na CP

por Lerparaver

Por Lusa

O partido “Os Verdes” questionou hoje o Governo sobre a inacessibilidade de pessoas com deficiência visual às máquinas de venda de bilhetes existentes nas estações de comboios da CP.
Numa pergunta enviada ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o deputado de “Os Verdes” José Luís Ferreira pede esclarecimentos sobre as máquinas de venda de títulos de transporte existentes nas estações da CP inacessíveis a pessoas com deficiência visual.

Segundo o partido, a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) denunciou há mais de um ano esta situação, mas, até agora, a CP “nada fez para resolver o problema, pelo que se tem tornado cada vez mais difícil às pessoas com deficiência visual comprar um bilhete ou passe”.

Nesse sentido, “Os Verdes” querem saber se o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações tem conhecimento da situação e quais as medidas que pretende tomar para resolver o problema.

O presidente da ACAPO, Carlos Lopes, disse à Agência Lusa que as máquinas “são completamente inacessíveis” às pessoas com deficiência visual, não dispondo de qualquer mecanismo que permite aos cegos utilizá-las autonomamente.

Carlos Lopes adiantou que ACAPO alertou a CP para este problema há seis anos, quando a empresa estava a pensar substituir e modernizar os títulos de transporte, além de ter denunciado a situação há mais de um ano.

Segundo a ACAPO, até hoje a CP “nada fez nada de concreto para garantir que as máquinas sejam utilizáveis pelas pessoas com deficiência visual”.

As máquinas, que recorrem a ecrãs tácteis utilizáveis apenas com o recurso à visão, não dispõem de qualquer sistema alternativo, por exemplo, com base na audição ou no tacto, que permita às pessoas cegas acederem a estes novos aparelhos de uma forma autónoma e segura.

Fonte: http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/verdes-questionam-governo-sobre-inac...