A descoberta poderá restaurar a vista de pessoas com problemas hereditários
Por Pedro José Oliveira
Segundo o jornal Daily Mail, esta nova descoberta poderá mudar a vida de muitos doentes, prevenindo problemas que se agravam com a idade, e que podem levar à cegueira.
O tratamento, que envolve uma única injecção, tem ajudado a reparar a visão em algumas pessoas que sofrem de problemas hereditários nos olhos.
O sucesso da vacina em dois homens que de outra forma estariam cegos, quebrou as expectativas e poderá ser usado para curar centenas de milhares de pessoas que estão a perder a visão, simplesmente porque estão a envelhecer.
O professor Robert MacLaren, que liderou as operações no Hospital de Oxford, diz-se “extremamente deliciado” com os resultados obtidos até agora. “Ainda é muito cedo para saber se o tratamento tem efeitos a longo prazo, mas nos dois anos de acompanhamento dos doentes, os melhoramentos foram significativos”, diz.
Este tratamento não consegue reparar células mortas, mas MacLaren acredita que poderá reparar células doentes e proteger as saudáveis.
Em Portugal, as mais de 150 mil pessoas que sofrem de cegueira podem contar com o apoio da ACAPO, a Associação do Cegos e Amblíopes de Portugal, que conta com várias delegações no continente.
Fonte:
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Saude/Terapia-pioneira-pode-salvar...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1158 leituras