Está aqui

Site da Fundação Tancredo Neves estimula inclusão digital

por Lerparaver

A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves lança, nesta quarta-feira (22), o site oficial do órgão (www.fcptn.pa.gov.br) . Um dos diferenciais da nova ferramenta é que ela garante o acesso irrestrito de portadores de necessidades especiais. O lançamento acontece às 10h, no Cine Líbero Luxardo, localizado no andar térreo do Centur.

No conteúdo da página, informações sobre os serviços dos diversos espaços da Fundação: Teatro Margarida Schivasappa, Galeria Theodoro Braga, Cine Libero Luxardo, Biblioteca Arthur Vianna, Fonoteca Satyro de Mello, Lei Semear e Teatro Waldemar Henrique.

Os deficientes visuais podem navegar pela internet utilizando um programa conhecido como leitor de tela. Esses softwares varrem a tela do computador convertendo a informação em texto e enviando para um sintetizador de voz ou terminal Braille. Os leitores de telas JAWS e o brasileiro DOSVOX e Virtual Vision são os mais utilizados no Brasil.

Pelo site da Fundação, o deficiente visual, por exemplo, terá acesso ao texto alternativo disponível na página. Pessoas com alto ou baixo índice de daltonismo terão informação visual independente da cor. Indivíduos com baixa visão contarão com recursos para aumentar a fonte e deficientes auditivos terão acesso a textos simplificados. Já os portadores de deficiência motora poderão utilizar teclado adaptados.

A idéia de garantir a acessibilidade digital aos portadores de necessidades especiais partiu dos técnicos da Fundação Tancredo Neves, preocupados em atender profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho, assim como estudantes que vislumbram maior inclusão digital. A Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), contou com o apoio técnico da Fundação para desenvolver uma ferramenta com essas características. A iniciativa deverá se estender a outros sítios da administração governamental.

Ainda hoje, a pessoa com deficiência esbarra em inúmeras dificuldades para acessar a internet, seja pela disposição das informações, tecnologias utilizadas ou formas de comunicação. Grande parte dos sites, pelo uso exagerado de figuras (imagens, títulos e ilustrações) e por exigir movimentos precisos com o uso do mouse), são totalmente inacessíveis para quem tem alguma dificuldade sensorial ou motora, seja por deficiência nata ou adquirida.

A questão da acessibilidade digital é uma das estratégias administrativas da Fundação Tancredo Neves, que está na ordem do dia com acesso ao DOSVOX, lupas eletrônicas (pelos usuários da Biblioteca Arthur Vianna) e publicações de literatura regional e mundial em linguagem Braille.

De acordo com o Censo IBGE 2000, quase 25 milhões de brasileiros têm pelo menos um tipo de deficiência. As dificuldades de inclusão digital estão intimamente ligadas não só à realidade das pessoas com deficiência mas também das pessoas com baixa renda e escolaridade.

O site da Fundação Tancredo Neves é o único do estado sob a chancela de organismos competentes que legislam sobre a acessibilidade na internet, como o internacional W3C.

Serviço:
Lançamento oficial do site da Fundação Tancredo Neves. Nesta quarta (22), às 10h, No Cine Líbero Luxardo (térreo do Centur). Evento aberto ao público.

Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Estado
Fone: (91) 3202-0911 e 3202-0912, fax: 3202-0913
E-mail: redacao@agenciapara.com.br

tica

Fonte: http://www.pa.gov.br/noticias2006/11_2006/21_02.asp

Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.

Comentários

Mais uma iniciativa que considero excelente e que realmente merece os parabéns.

Temos ainda uma longa caminhada, porém já conseguimos várias conquistas, o importante é não desistir, sempre lutar por nossos direitos, isso faz a diferença.

Olá! Fiquei satisfeito quando li esta notícia, pois mostra o resultado da constante luta que nós, deficientes, estamos tendo para podermos ser iguais as pessoas que não possui nenhum tipo de deficiência.
Gosto de saber que o mundo digital está preocupando-se com a nossa opinião, pois ja tentei acessar vários sites que logo na página inicial ja percebi que não conseguiria acessá-lo, mesmo percebendo que o site estivesse com muitas notícias e artigos interessantes.
Espero que continue assim.

Sidarta