Está aqui

Site "falante" ajuda cego a comprar roupas

por Lerparaver

Página criada por estudantes pergunta ao usuário qual sua preferência no vestuário. Peças são enviadas com etiquetas em braile contendo cor, tamanho e combinações.

Dois estudantes norte-americanos estão lançando em novo site que ajuda pessoas com deficiência visual a escolher e comprar roupas da moda, adaptadas com etiquetas em braile e então enviadas para suas casas.

O White Cane Label , que será equipado com som e deve começar a funcionar nos próximos meses, irá perguntar aos usuários o que eles gostam e não gostam de vestir e então recomendar as roupas, variando do casual ao formal, baseando-se nas preferências do comprador.

Uma etiqueta em braile -- que inclui o nome do criador da peça, seu modelo, tamanho, cor e símbolos para ajudar a criar combinações com outras peças -- é inserida nas roupas compradas, que são enviadas para a casa do usuário.

“O ponto central é dar às pessoas com deficiência visual mais independência na escolha de suas roupas”, afirmou o co-fundador do site Asmah Abushagur, durante a semana da moda de Roma, onde a iniciativa foi lançada.

Abushagur e Jaimen Brill, estudantes do Instituto de Tecnologia de Rochester, afirmaram que criaram a idéia após descobrirem as dificuldades destas pessoas em escolher e combinar as roupas, tendo que contar com a ajuda de família e amigos. Até agora, os principais métodos utilizados eram etiquetas de metal ou adicionar marcas diferentes para indicar as cores nas peças.

Apesar da iniciativa ser sem fins lucrativos e os criadores estarem pedindo doações de roupas aos fabricantes, as peças serão vendidas a preço de varejo. A medida será tomada para prevenir que compradores sem problemas de visão se aproveitem de preços mais baixos.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL69306-6174-1725,00.html