Está aqui

Sem barreiras até 2009

por Lerparaver

O centro da cidade de Matosinhos está praticamente livre de barreiras arquitectónicas. Em 75% das ruas da envolvente aos Paços do Concelho a autarquia eliminou, ao longo de dois anos, os mais diversos obstáculos à mobilidade, desde candeeiros de iluminação pública, a parquímetros. Com esse esforço ganhou a Bandeira de Prata da Mobilidade e a vontade, ontem anunciada, de, até 2009, "eliminar as barreiras nas duas freguesias da cidade".

A autarquia integra, desde a sua criação, em 2003, a Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos. Um projecto que "obriga" as câmaras municipais aderentes a redesenharem ou adaptarem parte do espaço público do centro administrativo das capitais dos concelhos aderentes.

"Uma das nossas preocupações é simplificar a vida às pessoas, tornando a cidade mais fácil, acolhedora e acessível. Após o centro, vamos alargar o projectos à totalidade do centro de Matosinhos e de Leça da Palmeira. Até 2013 queremos todo o concelho livre de barreiras à mobilidade. Nas ruas e nos edifícios e serviço públicos", referiu Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Avaliação

A Bandeira de Prata foi atribuída após o presidente da Associação Portuguesa dos Planeadores do Território, Pedro Silva, e a coordenadora do projecto, Paula Teles, terem avaliado o trabalho feito.

"Aconselhámos a eliminar ou a recolocar algumas barreiras, mas que não são um impedimento da mobilidade. Matosinhos já atingiu os objectivos propostos para a segunda fase do projecto", revelou Paula Teles.

Nuno Oliveira, vice-presidente da Câmara de Matosinhos, sublinhou que a "fasquia foi colocada ainda mais alta".

"Começámos o trabalho há alguns anos e isso já é visível nos complexos habitacionais construídos. Até 2013, queremos eliminar as barreiras à mobilidade dos centros urbanos de todas as freguesias", concluiu.

Fonte: http://jn.sapo.pt/2006/09/23/porto/sem_barreiras_2009.html