O Santuário de Fátima quer melhorar as condições de acolhimento e de eliminação de barreiras arquitectónicas no recinto do Santuário.
Com vista ao desenvolvimento desta intenção, vai ser implementada, no próximo fim-de-semana, a 1ª fase do Projecto Fátima Acessível, resultante de uma colaboração entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), o Santuário de Fátima, a ACAPO de Leiria e a ASAE Associação de Surdos da Alta Estremadura. Este projecto visa a criação de melhores condições de acesso ao Santuário de Fátima dos peregrinos com limitações sensoriais (cegueira e/ou surdez).
Esta 1.ª fase envolveu cerca de 40 alunos do Curso de Tradução da ESTG/IPL e visa a criação de textos de audio-descrição para cegos e de legendagem para surdos. As primeiras audio-descrições para cegos vão ser apresentadas amanhã, dia 24, no âmbito da 1ª peregrinação nacional de cegos e amblíopes ao Santuário de Fátima, e versarão sobre os Túmulos dos Pastorinhos (10.00h Basílica), da Capelinha das Aparições (14.00h Capelinha das Aparições), e da Casa de Lúcia, do Poço do Arneiro, dos Valinhos e da Loca do Cabeço (a partir das 16.00h).
Projecto amplo
A 25 de Junho, com o objectivo de facilitar a integração dos surdos na sua peregrinação nacional a Fátima, organizada pela ASAE, será feita a legendagem em directo da missa das 11 horas. Para tal será colocado um grande ecrã no recinto daquele Santuário que transmitirá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e a legendagem de toda a cerimónia que será também transmitida em directo pela RTP.
O grupo de alunos da ESTG/IPL fizeram ainda a adaptação de outros materiais audiovisuais do Santuário de Fátima que serão disponibilizados ao público em breve. Este trabalho é um primeiro momento de um projecto mais lato que será implementado de forma faseada e que envolverá outras áreas do saber, bem como docentes e alunos de outros cursos e Escolas do IPL, numa acção concreta de transferência de competências e saberes entre estabelecimentos de ensino e a comunidade envolvente.
Fonte: http://www.noticiasdefatima.pt/portal/index.php?id=2101
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 3147 leituras