Está aqui

Póvoa de Lanhoso: Cegos mais acompanhados

por Lerparaver

Num acto que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), com sede na Póvoa de Lanhoso, e o Hospital de S. Marcos, em Braga, assinaram, ontem, um protocolo de cooperação que visa, entre outros aspectos, a melhoria permanente do acompanhamento dos cidadãos portadores de deficiência visual, aquando a sua deslocação àquela unidade de saúde.

“Este protocolo tem um sentido muito especial e tem uma parte que me sensibiliza bastante que é o acompanhamento aos invisuais dentro do Hospital de S. Marcos. É importante essa ajuda que vai ser dada”, referiu o presidente da AADVDB, Domingos Silva. “Este protocolo não tem componente financeira, tem uma componente que é o acompanhamento dos doentes. Os doentes invisuais têm necessidades próprias que nós procuramos resolver, e, quando o fazemos com a ajuda das próprias instituições, conseguimos estabelecer uma prática mais realista”, destacou Lino Mesquita Machado, presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. Marcos.

Para Fátima Moreira, vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, “o desafio, a nível social, é o de encontrar os parceiros certos para ultrapassar os constrangimentos sociais e e conómicos”.
“É muito significativo este esforço de modernização do nosso Serviço Nacional de Saúde (SNS) em termos do acesso de todos os cidadãos”, revelou o secretário de Estado da Saúde que realçou, ainda, a importância do aperfeiçoamento do SNS de forma a gerar equidade.

Novo hospital de Braga

Manuel Pizarro aproveitou ainda a oportunidade para tecer considerações sobre o processo do novo hospital de Braga, revelando que é indispensável para toda a população da zona mi-nhota. Segundo aquele responsável, no segundo semestre de 2011, a cidade de Braga terá um novo hospital.

De entre as várias cláusulas constantes do protocolo, o HSM compromete-se a colaborar com a AADVDB no sentido de desenvolver estratégias de melhoria permanente no acompanhamento dos cidadãos portadores de deficiência visual referente à área de referência directa do HSM.
O hospital disponibilizará o acompanhamento sempre que o referido cidadão se dirigir ao hospital sem a presença de um acompanhante ou guia normovisual.

A AADVDB, por sua vez, disponibiliza-se para ministrar formação gratuita de curta duração, de iniciação a técnicas de orientação e mobilidade/guias para o grupo de voluntários e/ou corpo de seguranças, caso seja solicitado pela administração do HSM.

Fonte: http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=11835