A pouco mais de 48 horas da competição, a Selecção Nacional continuou quinta-feira os treinos em terras holandesas, entrando em prova entre os dias 3 e 10 de Setembro.
Os atletas têm-se empenhado nos seus treinos, incidindo estes nas questões mais técnicas, mais específicas, como salienta o atleta Lenine Cunha "Os treinos têm servido para corrigir certos pormenores, porque todo o trabalho já foi realizado antes".
Lenine Cunha possui a melhor marca mundial no salto em comprimento do ano de 2005 e espera este ano em Assen, no Campeonato do Mundo, conseguir o mesmo feito. Com o aproximar da competição, os atletas começam a sentir o nervoso próprio destes momentos, mas como acrescentou o atleta português "O nervoso é bom, já começo a pensar nas provas e sinto aquele frio na barriga, mas sei que vou fazer o melhor possível".
Maria Maganinho, que entrará nas provas de salto em comprimento e lançamento do peso, também se sente motivada e muito bem fisicamente. "Já sou atleta há 15 anos, mas sinto-me agora na minha melhor forma", referiu a atleta portuguesa.
O treinador Rui Carvalho, que participa pela primeira vez num Mundial para pessoas portadoras de deficiência e orienta Maria Maganinho e Ricardo Azevedo, no sector de lançamentos, tem larga experiência no atletismo regular e sente uma motivação extra para desempenhar as suas funções, afirmando que "Os atletas esforçam-se ao máximo e nós só podemos seguir o exemplo deles", acrescentando, igualmente, que "Aos meus atletas só lhes peço que mantenham a concentração e que estejam ao nível deles, se o fizerem poderão ser, pelo menos, finalistas".
Em termos logísticos, têm existido reuniões diárias dos Chefes de Delegação com a Organização e com o IPC. Como realça Jorge Carvalho, Chefe da Delegação Portuguesa, "É fundamental garantir as condições de alojamento, alimentação e transporte propícios a uma tarefa e preocupação fundamental dos atletas que é treinar e competir". Nestas reuniões têm sido abordado o tema da cerimónia de abertura que irá ter lugar no próximo dia 2 em De Smelt, em Assen, junto ao Estádio Stadsbroek, no qual se vai desenrolar a competição.
Hoje, pelas 16h locais, teve lugar uma recepção de boas-vindas às delegações, evento conduzido por R.W. Munniksma, Mayor da comunidade Aa en Hunze, que agradeceu a presença de todos e a possibilidade de poder assistir a um evento desta categoria como é o Mundial de Atletismo.
O Chefe da Delegação Portuguesa, em nome de toda a equipa, ofereceu algumas lembranças, entre elas a Mascote do Movimento Paralímpico Bicas, que o Mayor agradeceu e apresentou à assistência no fim do seu discurso, explicando o significado dos logótipos do SuperAtleta e do Bicas, enquanto, elementos que representam a superação das limitações.
Amanhã, terá lugar, no período da tarde, a Assembleia-Geral do Atletismo, para discutir a estrutura desta modalidade para pessoas portadoras de deficiência, bem como, as matérias inerentes aos Jogos de Pequim 2008.
Amanhã decorre, igualmente, a Reunião Técnica, na qual se dará a conhecer o programa oficial da competição.
Fonte: http://infordesporto.sapo.pt/Informacao/Modalidades/Atletismo/noticiaatl...
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2530 leituras