Está aqui

Portugal Fashion - figuras públicas desfilaram por uma boa causa

por Lerparaver

Moda’r Mentalidades

O último dia do Portugal Fashion começou com um desfile muito especial. Várias personalidades desfilaram ao lado de pessoas portadoras de deficiências, no sentido de sensibilizar a sociedade para a igualdade. Alteração de mentalidades, precisa-se.

O Portugal Fashion aderiu a uma causa solidária, o ‘Moda’r Mentalidades’. Assim, algumas crianças e jovens portadores de deficiência desfilaram na passerelle ao lado de manequins profissionais e figuras públicas. Neste defiles a APPCDM de Gaia esteve representada por três jovens. O concelho esteve, também, representado por duas gaienses famosas: Sónia Araújo, apresentadora do programa da RTP ‘Praça da Alegria’, e Teresa Rolla, actriz da série juvenil da TVI ‘Morangos com Açúcar’. A esta causa nobre aderiram ainda outras caras conhecidas como Jorge Corrula, Zé Manel, Hélder Reis, Rita Viegas, Rubim, entre outros. A apresentação do desfile, que aconteceu pela segunda vez no Portugal Fashion, esteve ao cargo da apresentadora de televisão Fernanda Freitas. As roupas que serviram para desfile foram as de Américo Tavar e Paulo Azenha, que cederam as criações.

Como nasceu o evento

O ‘Moda’r Mentalidades’ é organizado pela Associação Corrente Jovem, visando promover a igualdade de oportunidades, a valorização estética, a visibilidade pública, o convívio e o bem-estar da pessoa portadora de deficiência. Tendo sido, até, a apresentação do desfile traduzido em língua gestual. Esta associação de jovens para o apoio à pessoa deficiente foi fundada em 1995 e é constituída por jovens voluntários que desenvolvem actividades sócio-culturais, com objectivo de promoção social da pessoa com deficiência.

Fernanda Freitas uma das impulsionadoras

A conhecida apresentadora de televisão foi uma das impulsionadoras e mentoras deste evento: “Esta iniciativa surgiu numa conversa que tive com o Rui Vasconcelos, presidente da associação. Já faziamos uma gala de índole cultural até que um dia, em tom de brincadeira, disse que tinhamos que realizar um desfile de moda. O Rui levou isso a sério e já vamos na quarta edição”, recordou. As figuras públicas têm aderido em massa a este evento: “Se nos dois primeiros anos tínhamos que ligar às pessoas para participarem, agora acontece o contrário. Temos figuras que participam sempre como é o caso da Aurora Cunha”, salientou Fernanda Freitas. Acrescentando que as pessoas se dedicam àquilo de ‘corpo e alma’: “Isto é como se fosse um dia de trabalho, por isso podemos ver que tem valor para eles”. Mas o mais importante para Fernanda Freitas é o que este evento transmite às pessoas: “Todos nós somos potenciais deficientes, podemos ter um acidente e ficarmos cegos, surdos ou paralisados e tratamos essas pessoas como se elas fossem de um mundo à parte e isso é errado”.

Sónia Araújo apoiou iniciativa

A apresentadora da ‘Praça da Alegria’ não hesitou quando a convidaram para participar no desfile: “Estando disponível digo logo que sim e foi o que aconteceu, quando a Fernanda Freitas me ligou. O local é bem escolhido porque está aqui toda a comunicação social, que pode fazer chegar a mensagem a um maior número de pessoas, porque é preciso mudar mentalidades”, sublinhou. Sónia Araújo defendeu que é importante as figuras públicas aderirem a este tipo de iniciativas, porque se pode “usar a exposição mediática para ajudar os outros”. A cara bonita das manhãs da RTP revelou até que se chega a emocionar neste tipo de iniciativas: “Quando tenho tempo para aprofundar os casos e conhecer as pessoas emociono-me e conhecer a realidade, por vezes, doí muito”.

Fonte: http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distri...