Está aqui

Portugal Fashion acolhe pela primeira vez desfile de jovens deficientes

por Lerparaver

Vinte e cinco jovens deficientes vão desfilar domingo pela primeira vez no Portugal Fashion, no Porto, ao lado de manequins profissionais e algumas figuras públicas, anunciou hoje a associação de apoio à pessoa com deficiência Corrente Jovem.

O segundo dia da 17ª Edição nacional do Portugal Fashion, no Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE), na antiga central eléctrica do Freixo, vai abrir com o desfile da MODA`R Mentalidades, um projecto que visa a sensibilização social para a integração da pessoa com deficiência, refere a associação em comunicado.

Em declarações à agência Lusa, Mafalda Ribeiro, jovem com deficiência motora que vai apresentar o evento, adiantou que os jovens vão vestir criações de Américo Tavar, da Timberland, entre outros estilistas.

Os jovens que vão desfilar representam várias instituições que trabalham no apoio à deficiência mental, motora visual e auditiva, nomeadamente a CERCI de Gaia, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Porto, a Elo Social, a ACAPO e Associação Portuguesa de Surdos.

Segundo Mafalda Ribeiro, que também está a promover o evento, cada instituição deverá levar dois a quatro jovens ao desfile, que serão acompanhados por figuras públicas.

A jornalista apelou ainda à participação de figuras públicas no evento para desfilarem junto dos "manequins".

O projecto MODA`R Mentalidades consiste num desfile de moda onde participam jovens portadores de deficiência e tem como principais objectivos a promoção da igualdade de oportunidades, da valorização estética, da visibilidade pública, do convívio e bem-estar da pessoa portadora de deficiência.

O desfile no Portugal Fashion, que conta com o apoio da Associação Nacional de jovens Empresários (ANJE) é o terceiro da MODA`R Mentalidades.

O primeiro desfile ocorreu em 2004, no auditório da Faculdade da Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, e o segundo em Março de 2005, inserido na Feira Social que teve lugar na Praça do Comércio, também na capital.

A Associação Corrente Jovem foi fundada em 1995 e é constituída por jovens voluntários que desenvolvem actividades sócio-culturais, desportivas e realizam galas de teatro, música e dança com o intuito de promover o bem-estar, o lazer, a integração e a promoção social da pessoa com deficiência.

Fonte: http://www.rtp.pt/index.php?article=204349&visual=6