Está aqui

Pesquisadores descobrem gene que pode causar cegueira

por Lerparaver

Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que um gene envolvido na regulação do PH da retina desempenha um papel importante no desenvolvimento de alguns tipos de cegueira.

Num estudo divulgado nesta quarta-feira, os pesquisadores Joe Casey e Yves Sauvé explicam como interromperam a função de um gene em ratos, causando doenças nos animais que levaram à cegueira.

A função do gene é manter o balanço ácido na retina, a membrana de células nervosas que reveste o interior do globo ocular e que converte as imagens captadas pela visão em impulsos nervosos que são levados pelo nervo óptico até o cérebro.

"A visão é iniciada pela fototradução na retina exterior por fotorreceptores, cuja taxa metabólica elevada gera grandes cargas de CO2 [dióxido de carbono]", dizem os especialistas.

Segundo os pesquisadores, as células internas da retina processam o sinal visual e o gás carbônico. Em situações normais, o gene mantém o balanço do PH, removendo o excesso de CO2 gerado pelo foto-receptor".

Os especialistas afirmam que a identificação do gene como subjacente a uma causa previamente desconhecida de cegueira tem implicações clínicas diretas, abrindo a porta a uma possibilidade de novos métodos de diagnóstico, especialmente no caso de doenças como as Distrofias Hereditárias da Retina (DHR).

De acordo com os cientistas, as semelhanças entre a doença dos ratos com deficiência do gene e os indivíduos com DHR sugerem que os animais representam um primeiro modelo para estudar as condições que levam a estes tipos de cegueira ainda sem cura.

As DHR são causadas devido a alterações genéticas, de origem hereditária, de que fazem parte a retinose pigmentar, distrofia de cones, mal de Stargardt e mal de Best, entre outras. As doenças são caracterizadas por predisposição para rupturas, lágrimas, degeneração e descolamento.

Fonte: http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=10230