Está aqui

Pequim2008: Paralímpicos - Cadelas-guia portuguesas foram os primeiros animais a entrar no Mercado da Seda

por Lerparaver

Macau, China, 04 Set (Lusa) - Os atletas paralímpicos portugueses Carlos Lopes e Firmino Baptista ainda não entraram em competição mas já marcam pontos em Pequim, ao serem as primeiras pessoas a entrar com cães no Mercado da Seda da capital chinesa.

A história, revelada hoje no diário China Daily, passou-se sexta-feira, quando os dois atletas lusos, cegos, passearam no Mercado da Seda da capital chinesa, um local onde se pode comprar desde a seda que dá nome ao espaço até artigos electrónicos e onde não é habitualmente autorizada a entrada de animais de grande porte como Gucci e Nita, duas cadelas-guia de raça Labrador.

“Foi a primeira vez que vi cães tão grandes mas eles são bonitos” afirmou Zhu Jing, uma assistente de loja que atendeu Carlos Lopes e Firmino Baptista, que vão disputar os 100 e os 200 metros nos Jogos Paralímpicos Pequim2008.

Os cães de grande porte estão normalmente impedidos de entrar em lojas e restaurantes da capital chinesa por receios de que possam assustar alguns clientes e o China Daily considera que a presença dos cães-guia portugueses no mercado representa uma grande mudança para que os espaços comerciais aprendam a receber e a lidar com clientes com deficiência.

De acordo com o Beijing Daily, cerca de 235 lojas da capital chinesa adoptaram medidas nos seus espaços comerciais para receber pessoas com deficiência, nomeadamente através da construção de rampas de acesso, diminuindo a altura das caixas registadoras e autorizando a entrada de cães-guia.

Han Yongguang, gerente da Mansion Guiyon, um espaço comercial na zona das embaixadas e de negócios de Pequim, explicou que o espaço foi renovado para receber pessoas com deficiência, enquanto os funcionários da loja foram treinados para melhor lidarem com as dificuldades dos clientes.

O mesmo responsável reconheceu, no entanto, que na zona das casas de banho poderá haver dificuldades por estas terem sido construídas nos anos 80 do século passado e necessitarem de uma profunda renovação para serem adaptadas.

No entanto, é uma boa lição, porque precisamos de mudar a nossa mentalidade e pensar seriamente em como servir todos os clientes sejam eles chineses ou estrangeiros", acrescentou.

Depois dos Jogos Olímpicos, entre 8 e 24 de Agosto, a capital chinesa recebe agora as competições paralímpicas, de 6 a 17 de Setembro.

Fonte: http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=310&listid=NewsList310&...