Está aqui

Pequim está preparada e atletas também

por Lerparaver

Jogos Paralímpicos. Competição, só amanhã. Hoje, há a cerimónia de abertura que se espera gigantesca, à imagem da anterior. A porta-estandarte portuguesa será a remadora Filomena Franco

Cerimónia começa às 13.00 e terá duração de 3 horas

Os Jogos Olímpicos terminaram a 24 de Agosto e, 13 dias depois, o ambiente (para)olímpico regressa a Pequim.

Não se espera que o número associado ao azar, pelo menos no Ocidente, não interfira nos últimos preparativos da cerimónia de abertura, dos 13.ºs Jogos Paralímpicos, que se mantêm em segredo. "[A organização chinesa] disse que será surpresa, mas que será um momento histórico e único", revelou ao DN sport o chefe da missão portuguesa em Pequim, Jorge de Carvalho.

Espera-se assim uma cerimónia de arranque memorável no Ninho de Pássaro para os mais de 4.000 atletas paralímpicos, em representação de 148 países, onde participarão 6.000 figurantes. A China está a fazer o esforço que lhes é reconhecido para que sejam "dois Jogos [Olímpicos e Paralímpicos] de igual esplendor", disse o organizador chinês Wang Wei à BBCSport.

Portugal, segundo garantiu Jorge de Carvalho, vai atravessar o Estádio no lugar 125, entre Eslováquia (à frente) e Coreia. Quem fecha a cerimónia é o país anfitrião (China), que se inicia com a Guiné-Conacri. Dos 35 atletas que compõem a comitiva portuguesa em Pequim, apenas os nove atletas de Boccia (em prova dia 7) não irão participar no desfile. A "emocionada" porta-estandarte portuguesa será uma estreante, a remadora Filomena Franco: "É muita emoção junta", disse em conversa ao telefone com o DN sport. "Nem estava à espera de ser seleccionada. A emoção de levar a nossa bandeira na cerimónia é algo inexplicável. Vou dar o meu melhor para honrar esta camisolla e tornar estes Jogos memoráveis".

Tudo preparado

Segundo disse Jorge de Carvalho, "a equipa [portuguesa] está motivada e com energia positiva", fazendo alusão à campanha que envolveu os atletas paralímpicos. Tudo está preparado e até os problemas de última hora foram resolvidos. "Um atleta amputado não tinha cadeira de rodas para ir à cerimónia e arranjou-se uma já em Pequim". Tirando as questões de "mobilidade e acessibilidade" que "são muito importantes" e devem ser tidas em conta , preparar uns Jogos Paralímpicos é em tudo idêntico à preparação dos Jogos Olímpicos. De Portugal, foi todo o material necessário à participação portuguesa. Retirando a cadeira esquecida, seguiram para Pequim o cavalo para a prova de equitação, todo o material necessário à prova de vela, uniformes, bicicletas e também 500 kg de livros promocionais e milhares de mascotes (o boneco Bicas).

"O Comité Olímpico deixou, após os Jogos Olímpicos, algum material necessário na zona de medicina", acrescenta Jorge Carvalho. De Portugal foram também guias e acompanhantes (seguem o atleta paralímpico durante quatro anos) e os cães-guia dos atletas cegos. Além dos alojamentos ao dispor dos portugueses (quartos individuais e duplos), existem duas salas comuns a toda a comitiva e escritórios.

Agora, está tudo preparado para o arranque e depois da cerimónia "memorável" (às 13.00 portuguesas, com transmissão em directo na RTP2), como antevê a organização, começam as provas.

Fonte: http://dn.sapo.pt/2008/09/06/dnsport/pequim_esta_preparada_e_atletas_tam...