Liliana Gonçalves
A ACAPO, a Empresa do Metro do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto criaram um sistema de navegação acústica no metro (NAVMETRO), com o intuito de facilitar o acesso dos invisuais à rede.
O sistema foi testado ontem. João Fernandes, formador na Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), invisual, experimentou o NAVMETRO, na maior estação da rede: Trindade, no centro do Porto. "Este projecto permite autonomia aos invisuais. Aumenta e melhora a nossa auto-estima, pois não nos torna tão dependentes", refere João Fernandes, contando que, em experiências anteriores, invisuais menos experientes na rua só demoraram mais 15 segundos do que ele a concluir o teste.
Depois de um registo na loja do andante, qualquer invisual pode usufruir de um número gratuito para se deslocar dentro da estação de metro. Depois de ligar para esse número, uma base de dados irá expor as várias opções disponíveis. Se, por exemplo, o invisual chega à estação de metro já com bilhete e deseja validá-lo, basta escolher essa opção. O sistema é activado e produz o som de pássaros, para que o invisual se dirija à máquina de validação.
"Temos uma vasta biblioteca de sons, mas escolhemos o som de passarinhos porque é agradável e funcional e não incomoda as restantes pessoas", explica Diamantino Freitas, da FEUP, responsável pela equipa técnica.
"Encaminhamento" é o nome deste sistema. Traduzido à letra, é mesmo isso que faz. Encaminha o invisual para onde quiser, dentro da estação de metro, através de sons auxiliares.
Mariana Rocha, vice presidente da ACAPO, também esteve presente no teste de ontem e reconheceu que o sistema tem muita potencialidade.
A equipa que desenvolveu o sistema já foi a Lisboa, a convite da Fundação Gulbenkian, para a fazer apresentação do projecto, que poderá vir a ser utilizado, também, em edifícios públicos.
"Este projecto pode ser aplicado noutras instituições, como nas Finanças ou até num museu", sublinha Manuel Paulo Teixeira, arquitecto e responsável técnico da Empresa do Metro do Porto.
De acordo com as informações prestadas ao JN, o sistema de navegação acústica no metro deverá começar a funcionar em pleno ainda durante este ano.
Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concel...
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 3242 leituras
Comentários
Excelente Iniciativa
Olá,
Sem dúvida que, apesar das muitas barreiras que o Metro do Porto nos tem colocado, esta iniciativa promete prfoporcionar uma maior autonomia a muitos cegos que dele necessitam para as suas deslocações e não só.
Entretanto, surge-me uma dúvida. Como foi referido que o som de pássaros não incomoda as pessoas, resta saber se é suficientemente audível para pessoas que, como eu, sofrem de alguma perda auditiva. Não me importava de experimentar esse sistema, mas como não sou muito conhecido... lol.., experimento mais tarde!
Espero que, nessa altura, seja anunciado esse acontecimento por aqui!
Obrigado,
Tiago Duarte
pássaros a guiar cegos no metro
Olá amigos, a ideia deste projecto é muito original. Era bom que podesse chegar também a Lisboa. bjs Ana Rocha