Está aqui

Parque para cegos e aldeias serranas concorrem a troféu nacional

por Lerparaver

O parque sensorial para cegos em Pia de Urso, a recuperação das aldeias serranas da Lousã e a qualificação da frente marítima da Póvoa do Varzim são três dos dez nomeados para os troféus de Turismo de Portugal

Os galardões, que serão hoje entregues, estão distribuídos pelas categorias Ambiente Praia, Ambiente Cidade e Ambiente Campo.

O Parque Sensorial de Pia de Urso, na Batalha, que contém percursos sinalizados com plantas e flores de cheiro e diferentes pavimentos e painéis com placas em Braille, concorre na categoria Ambiente Campo.

Neste projecto foi considerada a recuperação de dez casas, de acordo com a traça e os materiais originais da região.

À categoria Ambiente Campo concorrem a Rota da Terra Fria, quase 400 quilómetros de paisagem protegida onde foram restauradas habitações, caminhos e instalados equipamentos de recreio e lazer, a Geira da Serra do Gerês e as aldeias serranas da Lousã.

Nas imediações da Geira do Gerês, uma estrada romana, foram preservados vestígios arqueológicos, delimitados percursos histórico-culturais e construídos pólos museológicos, com suportes de informação multimedia.

Já nas aldeias Casal Novo, Talasnal, Chiqueiro, Candal e Cerdeira, na Lousã, foram reabilitados arruamentos, espaços públicos e imóveis, tendo sido dinamizadas iniciativas como a Feira do Mel e da Castanha e a Mostra de Artesanato da Cerdeira.

Para as categorias Ambiente Cidade, o júri nomeou a recuperação do jardim de Serralves, no Porto, e a dos edifícios dos Colégios e Igreja de São Sebastião e da Real Fábrica de Lanifícios de Portalegre, dos séculos XVII e XVIII, onde foram instalados um centro de congressos, uma galeria de exposições temporárias e um posto de turismo.

A qualificação da frente marítima da Póvoa do Varzim, com um total de 17 praias, concorre na categoria Ambiente Praia.

A intervenção incluiu a instalação de novos apoios de praia, rampas de acesso ao areal, lugares de estacionamento e sanitários para deficientes, recolha de lixo selectiva e cinzeiros, posto de informação turística e bibliotecas ao ar livre, assim como a disponibilização de transporte público gratuito.

Lusa / SOL

Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=44639