Está aqui

Paragens falantes ajudam invisuais

por Lerparaver

Há diversas formas de recorrer às novas tecnologias para tornar a sociedade mais inclusiva. Na localidade britânica de Brighton & Hove a entidade responsável pelos transportes públicos instalou paragens falantes, para ajudar os habitantes invisuais a encontrarem o autocarro que precisam.

Estreado em 2007, o projecto foi considerado pioneiro no Reino Unido, na medida em que até aquela data nenhuma outra localidade tinha instalado estas paragens falantes. Implementadas pela Câmara Municipal de Brighton & Hove, em parceria com a empresa de transportes local Brighton & Hove Bus and Coach Company, estas paragens estão ligadas a um sistema de informação em tempo real. Através deste sistema são enviados dados para as paragens que vão desde a localização da paragem, que autocarros param ali ou o tempo de espera até chegar a próxima viatura, entre outros aspectos.

Para a autarquia, esta tecnologia veio dar mais liberdade e autonomia aos cidadãos cegos, pois deixaram de ter pedir ajuda às pessoas que passam ou mesmo para as situações em que não se encontra ninguém nos postos de espera. O projecto acabou por ser reconhecido como uma boa prática na área da acessibilidade e já está a ser despertar interesse noutras localidades do Reino Unido, nomeadamente em Londres.

Equipa multidisciplinar

O desenvolvimento do sistema esteve a cargo de uma equipa multidisciplinar, que juntou esforços de profissionais tão diversos como vereadores, funcionários, programadores, consultores e os próprios beneficiários do projecto. Além disso foi criada uma parceria com o Royal National Institute for Blind, que ficou responsável por criar um outro sistema com mensagens de orientação, complementar ao sistema de informação em tempo real.

Outra das vertentes criadas com o sistema foi uma interface especial, capaz de converter texto em voz, que faz com que a informação dos painéis existentes nas paragens seja compreendida por quem não vê. No caso de Brighton & Hove, as autoridades de saúde locais estimam que sejam mais de 2.300 pessoas que têm dificuldades visuais e podem vir a beneficiar com a implementação desta tecnologia. Este número poderá contudo vir a aumentar, como resultado do envelhecimento da população e como consequência de algumas doenças que a possam afectar, como a diabetes, que pode causar perda de visão.

Porta-chaves electrónicos

Para que estes habitantes da localidade possam beneficiar em pleno da tecnologia, foram também distribuídos pequenos aparelhos electrónicos, semelhantes a porta-chaves, que interagem com as paragens. Assim, sempre que os utilizadores passam junto de uma das mais de 20 paragens onde o serviço está disponível, estes dispositivos alerta-os.

Depois o invisual apenas tem de pressionar um pequeno botão para obter os detalhes que necessita para saber se está no local correcto ou quando vai passar o próximo autocarro, por exemplo. Para quem precise de apanhar transporte para uma das localidades dos arredores de Brighton & Hove, como é o caso East Sussex, a autarquia resolveu também instalar aí algumas paragens destas.

Fonte: http://www.i-gov.org/index.php?article=11693&visual=