Está aqui

Orquestra virtual de cegos

por Lerparaver

lisa soares

Skype aqui em demonstração por Leonardo Silva

A médio prazo, a delegação de Braga da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) iniciará os ensaios das orquestras mais originais do país. Através da criação de um plataforma virtual, já patenteada, invisuais de todo o mundo podem sentar-se comodamente nas suas casas e, a partir dos teclados dos computadores, tocar o seu instrumento. "Porque nem todos gostam dos mesmos estilos, a ideia é criar várias composições musicais", garante o presidente da estrutura associativa, Leonardo Silva.

Se havia quem não soubesse que é possível tocar a partir das teclas de um PC- reproduzindo a maior parte dos instrumentos musicais- a surpresa é tanto maior quando se percebe que a designada plataforma "midi chat" pretende também fomentar o ensino musical à distância. "É uma ferramenta útil para os que querem participar em certas actividades como a música e têm problemas de mobilidade".

Haverá formandos e formadores, músicos e maestros. Uma primeira divulgação, via Internet, enquanto se limam algumas arestas na criação de um professor da Universidade do Minho, José Botelho Ribeiro, permitiu perceber que há já interessados nos Estados Unidos da América e no Brasil. E Leonardo Silva faz a viagem pelo que se prevê vir a ser o modo de funcionamento da plataforma. "Podemos conversar pelo chat ou ligar pelo Skype e marcar os ensaios. Depois, à hora marcada, cada um senta-se no seu computador de casa".

Porque a ideia é totalmente original, e há noção de que haverá "reproduções", o seu mentor fez questão de registar já a patente, nos EUA. Como se não bastasse ainda, a ACAPO está a criar um blog, onde será possível trocar impressões sobre o projecto.DS

Fonte: http://jn.sapo.pt/2006/10/08/minho/orquestra_virtual_cegos.html